sexta-feira, 24 de março de 2023

 Muitas teses de mestrado e doutorado tratam da obra de Tom Jobim e abordam a formação musical de Tom, outras enfocam a sua visão de mundo como artista. Identificam um pé na tradição romântica do século XIX e no modernismo. 


A questão do amor como metáfora da felicidade humana, em todos os sentidos. A incapacidade de pensar o homem e a sociedade, fora da natureza.  A necessidade de compatibilizar o progresso humano e material com a preservação do meio ambiente. Temas caros à visão romântica.


Nesse contexto se insere a crítica social de Orfeu Negro de Vinicius de Moraes,  o morro que fez muito, mas não tem vez, a felicidade do pobre no carnaval que dura pouco, apesar do trabalho duro ao longo do ano. A tristeza que não tem fim e a tragédia de Orfeu em plena explosão da alegria carnavalesca. Paradoxo de um pais com tanta riqueza para uma felicidade duradoura e a penúria diária.


Alguns críticos entendiam seu cantar da natureza e das belezas do Rio como algo alienado. Não entendiam que Tom apontava para um futuro diferente de um Brasil moderno, como pensado pela Semana de 22 e o modernismo de seu mestre Heitor Villa Lobos.  


As questões existenciais da filosofia europeia na poesia musicada de Vinicius.


A Era JK e o Brasil no pós-guerra era bem a síntese  de um desejo de modernidade e superação das antigas mazelas. Harmonia social e com a natureza. 


A nova leitura ou a nova vestimenta do samba- canção na voz de João Gilberto e nas composições de Tom Jobim, em parceria com Newton Mendonça ou Vinicius de Moraes, expressa bem o desejo de mudança e as necessidades de expressão do jovem desse periodo. 


O poeta e a centralidade do amor na leitura simbolista.  


O impressionismo musical e o compositor expressando tudo que marca a sua sensibilidade.


Amor pelo folclore, pela natureza e pelas manifestações da cultura regional, em um erudito formado sob a influência de Debussy, Ravel,  Villa Lobos, Chopin e Gershwin. 


A Sinfonia do Rio, a Sinfonia de Brasília, a saga de o Tempo e o Vento. A história da formação do Brasil.


Ary Barroso  e o samba exaltação das grandezas do Brasil, Caymmi e a voz telúrica do Brasil profundo e Pixinguinha, o mestre da sensibilidade do choro. 


Tom Jobim, o compositor que faz a síntese do antigo e do moderno, do erudito e do popular e projetou nossa música no mundo, ampliando seus horizontes e formando gerações.



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Muitas teses de doutorado e mestrado têm como objeto Tom Jobim, os tópicos são os mais variados. Tais como :


Tom Jobim um modernizador da música, a Sinfonia do Rio. Moderno na música erudita e popular.


Jobim articulando o erudito e o popular. 


Tom Jobim e sua leitura da tradição em Ary Barroso, Noel, Caymmi, Pixinguinha . A exaltação do Brasil da Aquarela do Brasil. A natureza exuberante. 

Heitor Villa-Lobos, Mario de Andrade e o Modernismo. Choro, folclore, poesia de Manuel Bandeira, Catulo da Paixão Cearense

Tom Jobim com Guimarães Rosa 

A tragédia de Orfeu do Carnaval. 

As mazelas sociais.  O projeto de Brasil do futuro.

JK


Tom Jobim lido pelos músicos americanos.

A Bossa Nova e o cool jazz. A música do Brasil no mundo. 


A influência de Villa Lobos em Jobim. O modernismo de 22.  O nacionalismo.  


O universo sócio-cultural e as mediações da época na obra de Jobim. O romantismo como corrente cultural poderosa. O impressionismo musical.

A harmonia com a natureza.


A poesia musicada de Vinicius, o simbolismo. Poesia espiritual e erótica.


O samba e a linguagem coloquial. O povo narrando a história e seus dramas.


O existencialismo e a música brasileira.


Tom Jobim admirava muito o folclore, as manifestações culturais da terra, ele gravou com João do Vale, poeta e compositor maranhense, autor de Carcará. 


Orfeu da Conceição / Negro / Carnaval é uma metáfora das mazelas sociais do Brasil. A tragédia em plena alegria exuberante do Carnaval. 


A música Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova e seus acordes dissonantes.  Diziam que a Bossa Nova era para cantores desafinados. Paródia de Tom.


Luisa Nemesio Toller Motta tem um trabalho muito completo enfocando vários aspectos das obras de Jobim. Muito interessante. Melodia, harmonia e temática musical. Repetição. Máxima complexidade. Harmonizar o mundo.  


Letras 

Garota de Ipanema

Autor solitário triste e a graça da menina

 O eu lírico. Transfigura o mundo.

Amor comunhão e projeto individual Eu te amo 


Tom e a natureza. 

Tom com Guimarães Rosa.  


 Monismo. Misticismo. Mito. Panteísmo.


João Gilberto e a síntese de múltiplas contribuições. Ritmo, acordes, tonalidade, fraseado, harmonia. A orquestra no violão. Redução da presença da orquestra.

Nova forma ao samba-canção. Intimismo.


Maxixe e a fusão da marcha polca com o lundu africano. 

Influência estrangeira

O Choro e sua matriz 


Estruturas de Bolero, samba-canção, jazz e blues. "Que será " "Puerta" "Dois pra lá dois pra cá " " Wave ". 

Fox

Bacharach baladas

Jazz fusion música car 

Cool Jazz Smooth Bebop Swing 

Riqueza do samba, samba de salão 

Instrumentação e manejo elegante de dissonâncias, uma linguagem com um lirismo íntimo. Nova forma de cantar e tocar o samba-canção. Novo ritmo. 


Samba sincopado. 

Melodia sinuosa. Harmonia arrojada. Inesperado. Surpreendente. Caleidoscópio. 

Repete ou não repete a sequência melódica. 

Repete e reduz um tom. Repete aumenta um tom. 

Manejo das dissonâncias Vadico e Garoto

Waldir Calmon samba sincopado 

Orquestra no violão. Elíptica. João Gilberto. Contraste com o Violão de Baden Powell. Potência máxima do samba.


A Bossa Nova é muito mais complexa do que reduzir a um desses elementos que já existiam antes como na obra de Noel Rosa, no cantar de Mario Reis, no violão e nas músicas de Garoto. A Bossa Nova não é apenas um novo ritmo, não é uma redução da batucada do samba ou da orquestração, não é apenas acordes dissonantes ou um samba sincopado, nem modulações jazzísticas ou um cantor sussurrando ao ouvido quase declamando a letra a Bossa Nova é a qualidade melódica, a harmonia arrojada complexa, letras e melodias  sinuosas, diferentes, com criatividade e erudição,  sensibilidade e lirismo. Nova geração postura afirmativa alegria amor metáfora otimismo 


A Bossa Nova não é uma fase superada.

A Bossa Nova não é um ramo da MPB.

A Bossa Nova não é uma música que estrangeiros gostam. 

A Bossa Nova é a própria matriz da música brasileira atual.

A MPB é filha da Bossa Nova.


Poesia musicada Vinícius 

M Badeira musicado 


Vinicius de Moraes 

Música falada 

Noel Rosa 

Vinicius poesia e colegas 

Espiritual 

Carnalidade 


Harmonia dissonante, melodia não-harmônica, poesia da prosa. Manejo das dissonâncias Vadico e Garoto

Waldir Calmon samba sincopado 

Tom repete e reduz ou sobe um tom. 

Não repete a Sequência Melodica e na harmonia repete. 

Arranjo recria adapta e preserva a identidade 


Letra complexa, comunicativa, a capacidade de narrativa e a curta duração. Poema musicado de 

Noel

Vinicius.  

Música declamada. 


Tensão em Jobim

Classicismo, Barroco, Romântico. Impressionismo 

Valsa sentimental


J Gilberto 

Síntese do cantor e violão 

Orquestra no violão

Bloco de acordes

Escola F Tarrega

Gago violão 


Sopro Kolreuter e Radamés 


Samba sincopado 

Tempo fraco se prolonga.

Se prolonga ao forte. 


Cantar com grande poder vocal e alegria e paixão antes e depois da Bossa Nova. Ernani Filho, Lana Bittencourt, Elizeth, Elza, Elis. Tristeza excessiva de alguns sambas canções do passado criticada. 


Derivações 

Sambalanco e afro-samba. 

Música política. Nara, Sérgio Ricardo e Carlinhos Lyra 


Acordes dissonantes: acordes que soam como se as notas não pertencessem a mesma escala, como se houvesse uma desafinação


 A harmonização de uma melodia era quase sempre as chamadas "primeira do tom" um acorde perfeito de tônica, "segunda do tom" acorde perfeito da dominante e "terceira do tom com sétima" acorde da subdominante acrescido da sétima posteriormente a notação musical passou a ser a do jazz


Tem Debussy, tem Ravel, tem Chopin, tem Mozart, tem Villa Lobos, Berlin, Ernesto Nazareth, Gershwin e tem Bach na formação de Tom Jobim

Esvaziamento da orquestra 

Kostelanetz, Mantovani ou Melachrino. 


Kenton 

Evans 

Tomhill

Ridle

Ogerman trabalho vitorioso com Jobim 


Debussy, Ravel, Fauré, Chabrier


R Gnatalli 

Kolreuter

Guerra Peixe 

Simonetti 

Panicalli

Moacir 

Carioca 

Peracchi

Lindolfo Maia 

José Gaya

Duprat


Jazz modal

Cool jazz 

Bebop

R&B Dixon Albare


Romantico

Impressionista

Simbolista

Existencialismo 

Modernista


Maxixe 

Habanera 

Tango 

Choro 

Samba Choro 

Samba 

Samba Canção 

Bolero 

Mambo

Partido Alto

Jongo 

Polca 

Mazurca 

Scotish 

Valsa 

Balada


Blues

Jazz 

Gospel 

Folk 

Choro 

Callado, Anacleto, Nazareth, Pixinguinha, Chiquinha 

Zequinha de Abreu, Waldir Azevedo 

O que importa é fazer música de boa qualidade em melodia, letra e harmonia. No mais as preferenciais são pessoais .

Boleros samba 

La Barca 

Que será 

Puerta

Besame 

Dois pra lá dois para ca


Guarania

Xote

Seresta 

Bolero 

Religião 

R Dominicana 

Argentina regional 

Forró 

Country


Erudito perfeito sem fronteira 

Repete SM ou não valor melódico 


Ogerman 

Urubu 

Terra Brasilis 

Sinatra 

Riddle

G Peixe 

Gnatalli

Ecológica 

Não é correto dizer que João Gilberto ou Johny Alf foram os pais da Bossa Nova isoladamente. 


Sylvia Telles, Mário Reis e Dick Farney nos  anos 50 já cantavam  com a delicadeza e o intimismo da Bossa Nova. Conexão com o jazz já vinha dos anos 30 40. A  Bossa Nova foi um movimento muito mais complexo e amplo de renovação da música. Músicos integrantes do movimento. Tom Jobim, Newton, Billy, Aloysio, Vinicius, Bonfá, Menescal, Lyra, Bôscoli.


Do oceano de batidas possíveis da escola de samba a BN selecionou uma típica da percussão do tamborim.


Sambalanço 

Samba Jazz

Carlos Lyra 

Durval Ferreira 

Ed Lincoln 

Orlandivo

Regina Werneck

Sérgio Mendes

M Einhorn


Durval 

Lyra

Menescal 

Gilberto 

Banana 

Tamborim 


O Silva 

N Gonçalves


Sambalanco 

Djalma Ferreira 

Dóris Monteiro 

Waldir Calmon

Miltinho 

Exaltação 


A métrica define como o ritmo é sentido em batidas fortes e fracas. Os tempos simples e composto determinam se uma nota mais curta (colcheia) é dividida em grupos de dois ou três. O tempo simples agrupa colcheias em grupos de dois. Um 4/4 é um tempo simples duplo.


Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir em grupos os sons de uma composição musical, com base em batidas e pausas.


A valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4. 


Divisão da música intervalos iguais compasso andamento


Sincopado

Dissonante


A canção "Eu te amo" (1980), evidenciam tercetos onde predominam versos decassílabos e rimas centradas no esquema aabccb, com acentuação na quinta e na décima sílabas métricas  a preocupação de manter nas sete estrofes o efeito estético sonoro-visual.


Albuquerque e Salles choro 4 e 7 de Villa Lobos. T dos Conjuntos e Riemann.


Tom e Villa Lobos comparação.


Rezende, G. S. S. L., & Santos, R. dos. (2014). "Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim.     


Johny Alf Rapaz de Bem e o jazz. 


João Gilberto definiu esse novo estilo de tocar que alterava as harmonias com acordes não convencionais como já realizavam violonistas como Garoto, Vadico, Oscar Bellandi e uma sincopação sobre sambas tradicionais como “Rosa morena” (de Dorival Caymmi), “Morena boca de ouro”, de Ary Barroso, “Aos pés da cruz” (de Marino Pinto e Zé da Zilda) e “É luxo só” (de Ary Barroso e Luís Peixoto).


Vadico, Garoto e Bellandi já faziam acordes dissonantes como Dick Farney, Sylvia Telles e Mario Reis cantavam de forma intimista.


A Batida da Bossa Nova é bem antiga diz Bolão. Edson Machado, Chico, Dom Um, Paulo Moura, Barsoti, Milito, Airto, Sérgio Mendes e Banana. 


Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim

Erosão


Lundu, umbigada, jongo, roda, samba partido, quadra, gafieira, canção, exaltação e enredo


Cher, Mariza, Plácido Domingo e Madonna também já produziam suas versões de Garota de Ipanema.    


Sem dúvida. Gente humilde de Vinicius e Garoto. Roberto Carlos com letras religiosas. Gospel e Spiritual perdem.


Olhos verdes, tristeza, quero muito, toda minha  vida.

Mistura raízes espanholas . Têm tradição em: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.

França 

Tristezas

, composta em 1885, em Cuba, por PepeSanchez, uma derivação da

trova

da

 guaracha

 da

habanera

 do danzon

 uma “mentalidade barroca americana” (GARCIA DE LEÓN) de alegorias, estetização exagerada da vida cotidiana e estreitamento entre culto e popular.    O bolero se expande pelo Caribe via Vera Cruz e chega ao México pela penínsulade Yucatán.


Samuel Araújo bolero 500.


Sambolero e sambalada.


Bossa Nova 

A batida já havia. 

O samba sincopado já existia.

Os acordes dissonantes já existiam. 

O intimismo do canto já havia.

O Jazz já havia. 

A melodia, harmonia e letra sofreram  inovação com Jobim.

A erudição inovação com Jobim.


Piano e violão grandes nomes 


Tom também fazia arranjos para 

Nora Ney, Hianto, Jorge Goulart e Carmelia Alves

Dalva 

Vicente 

Elizeth 

Hianto 


Silvinha 

V Sa 

Menescal 


“Meia luz”, em parceria com João Luiz, que foi gravado por João Gilberto, em 1952.   

Há uma tese de historiadores que explica o advento da Bossa Nova c o fim dos cassinos. Fim das Big Bands

BN no espaço reduzido das boates. Festival da Canção e discotecas e casa de show volta do som alto.


Batida 

Compasso 

Tempo f f

Métrica 2 ou 3

Acorde

Arpejo

Solfejo

Escala

Métrica

Ritmo


O ritmo consiste na estruturação da música em pulsações repetidas e sistematizadas dentro de um compasso. Tais pulsações (ou batidas) possuem uma determinada velocidade (ou tempo)

Melodia harmonia


Toda fórmula de compasso pode ser classificada numa certa métrica. Os termos binário, ternário e quaternário referem-se ao número de tempos.


Benutti Brito Franzon identidade e tradução preservada


Balada e  bolero


O Amor", "A Natureza" e "O Rio de Janeiro". A música segundo Tom Jobim e A Luz de Tom Jobim. N  P Santos.


Harmonia e melodia de Tom


Samba de Roda 


Samba


Samba canção


Samba Partido Alto


Pagode 


Exaltação Sambalanco 


Afro 


Protesto


Monstros sagrados como Sílvio Caldas, Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Vicente Celestino, Galhardo, Francisco Alves, Mário Reis, Dick Farney.

Flávia Dantas Dois Faróis.


As canções de Tom Jobim podem ser interpretadas na linha de João Gilberto, Nara Leão, Dick Farney e Sylvia Telles, como também podem ser interpretadas no estilo do Sambalanço ou Samba Bossa, como Elza Soares interpretou, podem ser interpretadas de forma apaixonada como Leny Andrade, Nana Caymmi e Maysa interpretaram ou pode ser lida como jazz ou blues. Essa riqueza é essência das músicas de Tom. Sua beleza suprema.


Riqueza infinita do genial Maestro !

Bonito de toda forma !


Instrumental

Sinfônico

Coro de vozes 

Grandes vozes

Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Galhardo

Como bolero tb

Fado


Elis Regina apaixonada


Valsa

Choro

Moda

Lirismo


Maravilhosa obra !


A Bossa Nova abriu um horizonte para a música popular e fez surgir a Música Popular Brasileira. Elis, Milton, Gal, Tito Madi, e tanta gente boa. 


Elis Regina e Jair Rodrigues


 Zimbo Trio e Loy tradição raiz e moderno 

Minimalismo e grande voz eclético

 Napolitano

 A Campos

 Sambalanço 

política complexa moderno classe Média afasta e reveste samba e além samba 


Conservador esotico Villa Lobos 


Intimismo EUA 

Noel 

Jazz Cool


Maravilhoso❤.     Sambalanço


Donato, Deodato, Orlandivo, 

Djalma Ferreira, Ed Lincoln, Celso Murilo, Inezita Barroso, Dolores Duran, Elza Soares, J R Kelly, Waldir Calmon, Miltinho e Isaurinha Garcia. A Bossa Nova que samba. A Bossa Nova que dança. 


Arpejo solfejo 


Extensão da voz 

Ella Fitzgerald


Khuen 

Sinfonia do Rio

Radames

moderna harmonia


Tapajós 

Zé Renato 

Bosco 

 

Tom Clube da Esquina


Crooners


Poema musicado

Samba de breque

Sambalanço e Exaltação 

Samba jazz

Síncopado

Dissonância

Intimista cantores

Cool Jazz Kenton 

Fox

Ritmo

Métrica

Orquestra

Opereta

Alvorada e Gnatalli 

Bolero

Balada

Choro

Samba canção 

Harmonia 

Batida

Blues

Noel

Mário Reis

Sylvia

João

Crosby

Sinatra 

Durval , Menescal , Alf , Banana e Lyra

Melodia repete


Origem do choro

Tango polca lundu abaneira xote


Samba não Samba

Percussão 

Tamborim

Clareza no samba

J Gilberto

Recorte


Milton Banana, Alf, Baden Powell, Durval Ferreira, Lyra, Menescal e João Gilberto e a definição do ritmo da Bossa Nova 


Harmonia jazz acordes variações dissonância síncopado arranjo escala


Sinfonia do Rio Modernismo 


Bossa Nova 


Lady 

Night 

Puerta 

Dois 


Villa 

Debussy 

Alf 


Cole 

Lorenzo Mamma

Ted Dameron


Sinatra

 Neal 

Anka 

Bacharach Lounge Berlim Gerswhin Ravel

Dionísio Samba

Cole


Tinhorão 


Bossa Nova 

As teses 

Samba Jazz 

Raul de Sousa 

Bebop Cool jazz Charleston 


Pode ser Noel, Salvador, Moreira da Silva, a poesia musicada de Vinícius, Dick, Hianto, Alf, Newton, Tom, Silvinha, João, Banana, Mário Reis, Cool Jazz....


Harmonia, melodia, lírica de Tom Jobim


Caminhos incríveis da melodia


Madrigal


Erudito e popular

Tradição e modernidade o novo

Nacional e internacional

Samba e não samba 


Bolero Balada


Universal nacional


Samba Sambalanço


Romântico Impressionismo Simbolismo Modernismo 

Identidade nacional Continente


Música regional folclore 


Tango bolero caribe jazz 

 Choro Maxixe Samba Samba canção

México Argentina Cuba Colômbia

EUA


Be bop 


Vinícius de Moraes teve uma fase espiritual e carnal em sua poesia, elementos românticos, simbolismo e do modernismo. Tom teve elementos românticos, impressionistas e modernos em sua música. Mas não é da escola romântica.


Wave 

Luiza 

Como blues 

garota nota

lenta

dissonância 

Chico métrica da poesia 

harmonia melodia 

repete sobe desce 

Harmonia e novo efeito


Explicar o que o autor diz de sua sociedade e cultura para outra sociedade e cultura.


Traduzir e preservar a poesia, a pronuncia e o sentido.   As versões das canções de Jobim para o inglês não afetaram a identidade nacional das mesmas, o modo como os tradutores e cantores estrangeiros receberam e interpretaram a melodia e a lirica de Jobim e seus parceiros não descaracterizou o elemento nacional. Obviamente, no encontro cultural, foi preciso buscar aproximações, muitas vezes, para o bom entendimento por parte de quem vive em outra sociedade e cultura. Contudo, a poética se manteve. No campo semântico buscaram palavras que expressassem o sentido pretendido pelos compositores, sem prejuízo da prosódia em outro idioma. A beleza melódica não foi prejudicada. Essa é a conclusão que estudos acadêmicos chegaram na área de Letras e da Música propriamente dita após analisar mais de vinte canções vertidas para o inglês.

Tradutores : Ray Gilbert, Norman Gimbel e Gene Lees


Tensões dialéticas

Político e não político

Passado e futuro

Samba e não samba

Erudito e popular

Nacional e internacional


Cage e João ritmo métrica intervalo indeterminada


A diferença na música está no ritmo. É o ritmo que define o que é que você está tocando Wilson das Neves.


O samba de breque tem uma característica que é muito marcante. As letras do samba de breque são letras muito bem humoradas, que contam historias, é uma cronica


o samba sincopado síncope permitia que os artistas brincassem com a letra de uma música durante seu andamento e encaixassem letras que se achava que iam caber. "A síncope é o deslocamento do tempo forte", acrescenta Das Neves. O ritmo sincopado é visto também no samba de gafieira, mas com acompanhamento orquestral


O

tempo de João é utópico experiência deslizante do vagar, um movimento de alegria contida mas genuína, sem mais saudades — diferente do tempo, do ritmo do trabalho que vai delinear a experiência samba dos anos 1930 e 1940 


Épico orquestral Ary

Valsa choro xote polca

Sinho Donga samba

Villa exótico conservador Catulo Callado Anacleto 

Heitor 

Música nova Rio Sinfonia 

Ary tensões

Aquarela

Identidade

Abertura Night Day

Fox

Intuitivo Villa-Lobos 

Samba sem letra

Sincopado letra

Aracy Cortes

F Alves

Dissonância

Impressionismo

Opostos Bossa tensões 

Política

Samba

Tradição

Nacional

Ciata Tia 

Carinhoso polca

Bolero cantoras 

Balada

Apropriar apagar mudar poesia pronuncia EUA

Maxixe

Jazz Dick M Reis Silvinha Lúcio Bing 

Ismael desfile enredo

Breque choro samba

Blues Wave

Garota Jazz 

Tom romântico escola 

Sambalanço umbigada

Jongo Caxambú 

Jobim Aquarela

Indeterminada fala canto João 


Satier

Mozart

Chopin


Choro Maxixe Samba

Sambalanço 


Jazz modal


Tom Jobim não era um compositor meio erudito e meio popular, nem um autor popular interessado pelo aspecto erudito, tampouco, Ernesto Nazareth, ambos eram plenamente eruditos, eruditos apaixonados pelo popular. 


São compositores nos quais a qualidade da elaboração musical é tão alta que a fronteira entre o erudito e popular se apaga. 


Tom Jobim nunca quis ser um músico ouvido apenas pela elite social, ele fazia música para todos. Com Leo Peracchi, Panicalli, Bocchino, Radamés Gnatalli, H. J. Koellreutter e Villa-Lobos, Tom Jobim aprendeu que a fronteira é tênue ou não existe. 


A influência de eruditos atravessa toda a sua obra, não apenas as sinfonias, melodias para instrumental e orquestração, tanto nos aspectos melodicos como harmônicos. Debussy, Ravel, Chopin, Bach, Villa Lobos e Gershwin se fazem presente. 


Com a professora Lúcia Branco, Jobim tocava todos os clássicos, bem como com Tomás Teran, pianista espanhol concertista e amigo de Villa-Lobos. Foi ela que o incentivou a desenvolver seu potencial de compositor.


Lucia Branco foi professora de gigantes como Jaques Klein, Arthur Moreira Lima, Nelson Freire  e Luizinho Eça.


Hans Joachim Koellreutter era o expoente máximo do dodecafonismo de Arnold Schoenberg. Claudio Santoro, Guerra Peixe e Isaac Karabtchevsky também foram alunos de Koellreutter.  


Quando Tom Jobim era um jovem músico em formação, a fronteira entre o erudito e o popular era rígida. Os dois mundos não se comunicavam de modo frequente. Tom Jobim gostava de ouvir e tocar Ravel, Chopin, Bach, Beethoven entre outros. Debussy e Villa Lobos foram as influências mais fortes. 


Tom declarou que em Chega de Saudade usou uma sucessão de acordes “que é a coisa mais clássica do mundo” e que a Bossa Nova tem “influências profundas de Villa-Lobos”. Na harmonia, a influência de Debussy e Ravel nos acordes expandidos e Gershwin em Chansong.


Passarim, Chovendo na Roseira, Sabiá, Insensatez, Valsa Sentimental, Canta Mais, Falando de Amor, Samba de uma Nota Só, Urubu, Terra Brasilis, Matita Perê, Luiza, são, portanto, inúmeras as comprovações da formação erudita de Jobim. 


Críticas do impressionismo e romantismo

Instrumental sopro Radames


Darius Ele conheceu a música brasileira desde o começo do século até 1974. Foi uma testemunha ocular da História. Complexidade ritimica,  estilo sincopado e harmonia tonal.


Debussy Gerswhin harmonia 


 Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Salema Jones, Carmen McRae, Diana Krall, Lorez Alexandria, Karrin Allyson, Stacey Kent, Dianne Reeves, Barbara Casini, Donne Warwick.

Nat, Bing, Cole, Peguy, Doris, Duke, Oscar, Bill Evans, H Mann, Miles, Dizzy, Countie, Dorsey, Kenton, Louis, Corea, Pat, Carter, Brunbeck, Sax, Stan.

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