sexta-feira, 24 de março de 2023

Orfeu

 Entrega da Palma de Ouro em Cannes 

A peça Orfeu da Conceição e o filme abriram espaço para muitos artistas negros.


João Gilberto e Tom Jobim sempre declararam sua admiração por Johnny Alf. Cantores negros fizeram muito sucesso no período como Carmem Costa, Agostinho dos Santos, Ellen de Lima, Eliana Pittman, Elza Soares, Jair Rodrigues, Elizeth.

Músicos como Bola Sete. O próprio filme e antes a peça Orfeu da Conceição abriram espaço para artistas negros. 

Outros nomes de destaque Simonal, Tim Maia, Erlon Chaves, Moacir Santos, depois o Milton Nascimento. Nos EUA a Bossa Nova foi acolhida por dezenas de grandes músicos negros do jazz. Essa linha de argumentação não tem sustentação histórica. Tom era amigo de Cartola, Pixinguinha, Zé Keti, Nelson Cavaquinho.


Grande elenco.

O culto orfico é considerado uma versão da religião dionisiaca. Ciclo de renascimento. A expressão Orfeu da Conceição é uma associação entre o Cristianismo e a religião de Dionísio. Carnaval é uma festa dionisiaca, Baco dos romanos. Imaculada Conceição, Virgem Maria. 

Outros cultos da Antiguidade como mitraico, isis, e horus, foram associados ao Cristianismo, masdeismo persa. A Saturnália foi comemorada até a Era Cristã, com o nome de Brumália no início do inverno e era uma das festas em honra a Baco.

Saturnália era a fertilidade do campo.



Grandes nomes da cultura brasileira de então: Oscar Niemeyer fez os cenários, Carlos Scliar e Djanira fizeram os cartazes, o Teatro Experimental do Negro de Abdias Nascimento forneceu os atores para o elenco, como o próprio Abdias, além de Haroldo Costa, Ademar Ferreira da Silva, Ruth de Souza entre outros.Orfeu não quer reforçar esteriótipos sobre o Brasil país do Carnaval, sua proposta, portanto, recusa a alienação, trata-se de uma visão crítica da identidade nacional.Roberto Paiva e Agostinho dos Santos foram os cantores, teatro e cinema, respectivamente. Orfeu Negro venceu a Palma de Ouro, o  Oscar, o Globo de Ouro e o da British Academy.


No Orfeu da Conceição, Se todos fossem iguais a você


Overture 

Monólogo de Orfeu 

Um nome de mulher 

Se todos fossem iguais a você 

Mulher, sempre mulher 

Eu e o meu amor 

Lamento no morro 


No Orfeu Negro, Felicidade, Frevo, Nosso Amor 



Vinícius e o elenco


O único "Oscar do Brasil" foi Orfeu Negro de Vinícius de Moraes e Camus com música de Tom Jobim e Luiz Bonfá.


LP gravadora Odeon, o primeiro álbum com músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes:  sete composições, "Orfeu da Conceição".  Orquestradas e regidas por Antonio Carlos Jobim, comandou a Grande Orquestra Odeon, 35 elementos,  participação de Luís Bonfá no violão e de Roberto Paiva, que interpreta "Um nome de mulher", "Se todos fossem iguais a você", Mulher, sempre mulher", "Eu e o meu amor", "Lamento no morro". Vinicius declama com uma flauta pastoral ao fundo o "Monólogo de Orfeu" pintura de Raimundo Nogueira na capa.

Breno Mello e Marpessa Dawn


Agostinho dos Santos emprestou sua voz às canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes no filme Orfeu Negro, 1959. No teatro,1956, Roberto Paiva foi o cantor. Agostinho dos Santos, grande cantor, precocemente desaparecido, num trágico acidente da aviação civil próximo ao aeroporto de Orly em Paris.


Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Reunidos na casa de Tom Jobim, preparam a trilha sonora. O cenário foi de Oscar Niemeyer e a direção foi de Leo Jusi. A peça estreou em 1956 no Teatro Municipal. O filme foi lançado em 1959.

Vinícius de Moraes teve uma fase espiritual e carnal em sua poesia, elementos românticos, do simbolismo e do modernismo. Tom Jobim teve elementos românticos, impressionistas e modernos em sua música. Carnaval e Religião uma tensão que resultou em belos sambas com tema religioso.  


Vinícius de Moraes foi aluno dos Jesuítas no Santo Inácio e teve uma fase espiritual religiosa e outra fase do amor, amor platônico e amor carnal, fase erótica, foi influenciado pelo simbolismo. A poesia como uma fusão do espiritual e do carnal. A sacralidade do Eros

A sacralidade do corpo. Eros unido a psique. O amor total. Apolo e Dionísio. A tragédia Dionisiaca de Orfeu equiparada ao sacrifício de Cristo por Vinícius numa favela carioca. Tom Jobim musicou

Realismo mito tensão melodia lírica 


O tempo mágico fantastico encantado das canções de Tom Jobim 






Nenhum comentário:

Postar um comentário