segunda-feira, 27 de março de 2023

 Maestro Lyrio Panicali (1906-1984)  e orquestra. Ele  trabalhou com Lamartine Babo, Cauby Peixoto, Ernani Filho, Taiguara, Chico Feitosa, Tito Madi, Elton Medeiros, Agnaldo Timóteo, Johnny Alf, Jararaca e Ratinho, Francisco Alves, Clara Nunes, Elza Soares, Wilson das Neves, Humberto Teixeira, Lucio Alves, Sérgio Murilo, Maria Bethânia. Fez arranjos para diversas orquestras. Panicali era compositor também. 

Produziu LPs com o reportório da sua orquestra. Custódio Mesquita, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Menescal, M Valle, Tom Jobim, Edu Lobo, Vinicius, Chico Buarque, Newton Mendonça, Baden Powell, M Creuza, Simonal, Silvio César.  Encantamento do filme com Glória Swanson. Produziu trilha sonora de novelas.

Foi da Era de Ouro da Rádio Nacional 

O Sambalanço foi uma corrente que se desenvolveu em paralelo com a Bossa Nova, nos anos 50 e 60. Se no âmbito da Bossa Nova, no debate entre Menescal, Carlos Lyra, Durval Ferreira, Johnny Alf, Baden Powell e João Gilberto, prevaleceu a proposta de João Gilberto, o ritmo do tamborim, o minimalismo, no Sambalanço, herdeiro do samba-exaltação, jazz e ritmos latinos, predominou um ritmo mais quente, exuberante e dançante. Seus representantes foram Miltinho, Orlandivo, Ed Lincoln, João Roberto Kelly, Aracy de Almeida, Elza Soares, Waldir Calmon, Sérgio Mendes, Djalma Ferreira, Silvio Cesar, Tenório Jr, Célia Reis, Celso Murilo, Helton Menezes, Luiz Antônio, Lana Bittencourt e Wilson Simonal. Claudette Soares, Eliana Pittman e Doris Monteiro continuam na linha do Sambalanço. É muito interessante ouvir as canções de Tom Jobim no Sambalanço. Tito Madi e Feitosa também gravaram Sambalanço. A Bossa Nova foi o mais importante movimento da música brasileira no século XX, disse o Maestro Guerra Peixe. Uma vertente do Samba-canção.


A presença brasileira tornou-se estrutural e influenciou gerações. Antes, a presença internacional brasileira era temporária, mesmo brilhante com Ary Barroso, Caymmi ou Carmem Miranda. 


A Bossa Nova articulou o nacional com o internacional, o popular com o erudito e fez uma nova leitura da tradição. João Gilberto gravou todos os clássicos. Gravou Herivelto, Ary, Noel Rosa. Nara Leão gravou Cartola, N. Cavaquinho e Ze Kéti. Elis gravou Adoniran.


Todos os gigantes do jazz gravaram e aplaudiram Tom Jobim. Um erudito apaixonado pelo popular como Ernesto Nazareth e Villa Lobos.


Equívoca-se quem pensa que foi a Bossa Nova quem primeiro articulou a nossa música com a música americana. Custódio Mesquita e Pixinguinha gravaram fox nos anos 40. O primeiro show de jazz no Brasil ocorreu em 38 no Fluminense Football Clube com Fats Elpidio e depois Severino Araújo também adotou o jazz na Tabajara. 


Tom Jobim foi um gênio que construiu catedrais de beleza musical. Nunca alguém fez tanto pelo Brasil como ele. Sua formação incluia : Villa Lobos, Debussy, Ravel, Gershwin, Ary Barroso, Pixinguinha e Caymmi.


O jazz veio beber nas fontes da Bossa Nova para se renovar : Quincy Jones , Stan Getz, Tony Bennet, C Byrd. 


Ella Fitzgerald, Sinatra e Stan Getz declararam ser Tom Jobim um dos maiores do mundo.


Olha o nível da excelência !  Sarah Vaughan, Oscar Peterson, Henry Mancini, Ogerman, Nelson Riddle, Dizzy Gilespie, Miles Davis, Countie Basie, Oscar Peterson, D. Warwick 


Tom Jobim fez a Sinfonia do Rio e de Brasília. Venceu o Grammy com Garota de Ipanema e os intérpretes de suas canções também ganharam inúmeros prêmios.


O Ary Barroso reconheceu o talento de Tom logo no início e Villa Lobos também. 


O cantor que viria a ser o lider da orquestra de Ary Barroso, Ernani Filho, foi muito elogiado pelo Globo em 53 com as canções de Tom Jobim Faz uma semana e Pensando em você.


Tom Jobim não fez uma obra alienada em termos sociais e políticos, muito pelo contrário. Sua obra, tendo como referência a metáfora de Orfeu da Conceição, trata das mazelas sociais brasileiras, chama a consciência para a problemática ecológica. Fala de um mundo futuro diferente e melhor, a tensão da luta contra a infelicidade.


Tributo a Tom Jobim 

Grandes nomes 

Dick Farney e Lucio Alves 

Maria Creuza 

Wanda Sá 

Manolo Otero 

Elza Laranjeira

Agostinho dos Santos 

Tito Madi e Ligia.  

Belas interpretações 



O Samba de Uma Nota Só expressa o caráter minimalista proposto pela Bossa Nova. A capacidade de criar o belo a partir do mínimo. Tirar o máximo do mínimo. A letra dizendo o que ocorre na sequência melódica. Há uma convergência de propostas entre o smooth ou o cool jazz e a Bossa Nova. 

Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova que diziam que o caráter sincopado e os acordes dissonantes em melodias sinuosas levavam os cantores a desafinar. A verdade é que nunca vimos Tito Madi, Sinatra, Ernani Filho, Nara Leão, Sylvia Telles, Astrud, Agostinho dos Santos, Maysa, Dick Farney, Cyro Monteiro, João Gilberto, Elis Regina e tantos grandes músicos apresentarem qualquer tipo de desafinação. Existe também um caráter metafórico nesse eu-lírico desafinado que se refere ao amor. Essa era a intenção de Tom Jobim e Newton Mendonça. A morte de Newton foi absolutamente chocante e traumatizante diz Helena Jobim, ele esteve com Tom e Helena no dia anterior. Newton não viu o sucesso das canções nos EUA com Stan Getz e C Byrd.


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