sexta-feira, 24 de março de 2023

 

Muitas teses de doutorado e mestrado têm como objeto Tom Jobim, os tópicos são os mais variados. Tais como :

Tom Jobim um modernizador da música, a Sinfonia do Rio.

Jobim articulando o erudito e o popular.

Tom Jobim e sua leitura da tradição em Ary Barroso, Noel, Caymmi, Pixinguinha . A exaltação do Brasil da Aquarela do Brasil. A natureza exuberante.

A tragédia de Orfeu do Carnaval.
As mazelas sociais.  O projeto de Brasil do futuro.

Tom Jobim lido pelos músicos americanos.
A Bossa Nova e o cool jazz. A música do Brasil no mundo.

A influência de Villa Lobos em Jobim e a reação de Villa Lobos à obra de Jobim. O modernismo de 22.  O nacionalismo. 

O universo sócio-cultural e as mediações da época na obra de Jobim. O romantismo como corrente cultural poderosa. O impressionismo musical.
A harmonia com a natureza.

A poesia musicada de Vinicius, o simbolismo. Poesia espiritual e erótica.

O samba e a linguagem coloquial. O povo narrando a história e seus dramas.

O existencialismo e a música brasileira.

Tom Jobim admirava muito o folclore, as manifestações culturais da terra, ele gravou com João do Vale, poeta e compositor maranhense, autor de Carcará.

Orfeu da Conceição / Negro / Carnaval é uma metáfora das mazelas sociais do Brasil. A tragédia em plena alegria exuberante do Carnaval.

A música Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova e seus acordes dissonantes.  Diziam que a Bossa Nova era para cantores desafinados. Paródia de Tom.

Luisa Nemesio Toller Motta tem um trabalho muito completo enfocando vários aspectos das obras de Jobim. Muito interessante. Melodia, harmonia e temática musical. Repetição. Máxima complexidade. Harmonizar o mundo. 

Letras
Garota de Ipanema
Autor solitário triste e a graça da menina
O eu lírico. Transfigura o mundo.
Amor comunhão e projeto individual

Tom e a natureza.
Tom com Guimarães Rosa. 

Monismo. Misticismo. Mito.

João Gilberto e a síntese de múltiplas contribuições. Ritmo, acordes, tonalidade, fraseado, harmonia. A orquestra no violão. Redução da presença da orquestra.
Nova forma ao samba-canção. Intimismo.

Maxixe e a fusão da marcha polca com o lundu africano.

O Choro e sua matriz

Estruturas de Bolero, samba-canção, jazz e blues. "Que será " "Puerta" "Dois pra lá dois pra cá " " Wave ".

Instrumentação e manejo elegante de dissonâncias, uma linguagem com um lirismo íntimo. Nova forma de cantar e tocar o samba-canção. Novo ritmo.

Samba sincopado.
Melodia sinuosa. Harmonia arrojada. Inesperado. Surpreendente. Caleidoscópio.
Repete ou não repete a sequência melódica.
Repete e reduz um tom. Repete aumenta um tom.

Orquestra no violão. Elíptica. João Gilberto. Contraste com o Violão de Baden Powell. Potência máxima do samba.

A Bossa Nova é muito mais complexa do que reduzir a um desses elementos que já existiam antes como na obra de Noel Rosa, no cantar de Mario Reis, no violão e nas músicas de Garoto. A Bossa Nova não é apenas um novo ritmo, não é uma redução da batucada do samba ou da orquestração, não é apenas acordes dissonantes ou um samba sincopado, nem modulações jazzísticas ou um cantor sussurrando ao ouvido quase declamando a letra a Bossa Nova é a qualidade melódica, a harmonia arrojada complexa, letras e melodias  sinuosas, diferentes, com criatividade e erudição,  sensibilidade e lirismo. Nova geração postura afirmativa alegria amor metáfora otimismo

A Bossa Nova não é uma fase superada.
A Bossa Nova não é um ramo da MPB.
A Bossa Nova não é uma música que estrangeiros gostam.
A Bossa Nova é a própria matriz da música brasileira atual.
A MPB é filha da Bossa Nova.

Poesia musicada
M Badeira

Vinicius de Moraes
Música falada
Noel Rosa
Vinicius poesia e colegas
Espiritual
Carnal

Harmonia dissonante, melodia não-harmônica, poesia da prosa.
Tom repete e reduz ou sobe um tom.
Não repete a SM e na harmonia repete.
Arranjo recria adapta

Letra complexa, comunicativa, a capacidade de narrativa e a curta duração. Poema musicado de
Noel
Vinicius. 
Música declamada.

Tensão em Jobim
Classicismo, Barroco, Romântico. Impressionismo
Valsa sentimental

J Gilberto
Síntese do cantor e violão
Orquestra no violão
Bloco de acordes
Escola F Tarrega
Gago violão

Sopro Kolreuter e Radamés

Samba sincopado
Tempo fraco se prolonga.
Se prolonga ao forte.

Cantar com grande poder vocal e alegria e paixão antes e depois da Bossa Nova. Ernani Filho, Lana Bittencourt, Elizeth, Elza, Elis. Tristeza excessiva de alguns sambas canções do passado criticada.

Derivações
Sambalanco e afro-samba.
Música política.

Acordes dissonantes: acordes que soam como se as notas não pertencessem a mesma escala, como se houvesse uma desafinação

A harmonização de uma melodia era quase sempre as chamadas "primeira do tom" um acorde perfeito de tônica, "segunda do tom" acorde perfeito da dominante e "terceira do tom com sétima" acorde da subdominante acrescido da sétima posteriormente a notação musical passou a ser a do jazz

Tem Debussy, tem Ravel, tem Chopin, tem Mozart, tem Villa Lobos, Berlin, Ernesto Nazareth, Gershwin e tem Bach na formação de Tom Jobim

Kostelanetz, Mantovani ou Melachrino.

Kenton
Evans
Tomhill
Ridle
Ogerman

Debussy, Ravel, Fauré, Chabrier

R Gnatalli
Kolreuter
Guerra Peixe
Simonetti
Panicalli
Moacir
Carioca
Peracchi
Lindolfo Maia
José Gaya

Jazz modal
Cool jazz
Bebop
R&B Dixon Albare

Romantico
Impressionista
Simbolista
Existencialismo
Modernista

Maxixe
Habanera
Tango
Choro
Samba Choro
Samba
Samba Canção
Bolero
Mambo
Partido Alto
Jongo
Polca
Mazurca
Scotish
Valsa
Balada

Blues
Jazz
Gospel
Folk

O que importa é fazer música de boa qualidade em melodia, letra e harmonia. No mais as preferenciais são pessoais
La Barca
Que será
Puerta
Besame
Dois pra lá dois para ca

Guarania
Xote
Seresta
Bolero
Religião
R Dominicana
Argentina regional
Forró
Country

Erudito perfeito sem fronteira
Repete SM ou não valor melódico

Ogerman
Urubu
Terra Brasilis
Sinatra
Riddle
G Peixe
Gnatalli

Não é correto dizer que João Gilberto ou Johny Alf foram os pais da Bossa Nova isoladamente.

Sylvia Telles, Mário Reis e Dick Farney nos  anos 50 já cantavam  com a delicadeza e o intimismo da Bossa Nova. Conexão com o jazz já vinha dos anos 30 40. A  Bossa Nova foi um movimento muito mais complexo e amplo de renovação da música. Músicos integrantes do movimento. Tom Jobim, Newton, Billy, Aloysio, Vinicius, Bonfá, Menescal, Lyra, Bôscoli.

Do oceano de batidas possíveis da escola de samba a BN selecionou uma típica da percussão do tamborim.

Sambalanço
Samba Jazz
Carlos Lyra
Durval Ferreira
Ed Lincoln
Orlandivo
Regina Werneck
Sérgio Mendes
M Einhorn

Durval
Lyra
Menescal
Gilberto
Banana
Tamborim

O Silva
N Gonçalves

Sambalanco
Djalma Ferreira
Dóris Monteiro
Waldir Calmon
Miltinho
Exaltação

A métrica define como o ritmo é sentido em batidas fortes e fracas. Os tempos simples e composto determinam se uma nota mais curta (colcheia) é dividida em grupos de dois ou três. O tempo simples agrupa colcheias em grupos de dois. Um 4/4 é um tempo simples duplo.

Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir em grupos os sons de uma composição musical, com base em batidas e pausas.

A valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4.

Divisão da música intervalos iguais compasso andamento

Sincopado
Dissonante

A canção "Eu te amo" (1980), evidenciam tercetos onde predominam versos decassílabos e rimas centradas no esquema aabccb, com acentuação na quinta e na décima sílabas métricas  a preocupação de manter nas sete estrofes o efeito estético sonoro-visual.

Albuquerque e Salles choro 4 e 7 de Villa Lobos. T dos Conjuntos e Riemann.

Tom e Villa Lobos comparação.

Rezende, G. S. S. L., & Santos, R. dos. (2014). "Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim.    

Johny Alf Rapaz de Bem e o jazz.

João Gilberto definiu esse novo estilo de tocar que alterava as harmonias com acordes não convencionais como já realizavam violonistas como Garoto, Vadico, Oscar Bellandi e uma sincopação sobre sambas tradicionais como “Rosa morena” (de Dorival Caymmi), “Morena boca de ouro”, de Ary Barroso, “Aos pés da cruz” (de Marino Pinto e Zé da Zilda) e “É luxo só” (de Ary Barroso e Luís Peixoto).

Vadico, Garoto e Bellandi já faziam acordes dissonantes como Dick Farney, Sylvia Telles e Mario Reis cantavam de forma intimista.

A Batida da Bossa Nova é bem antiga diz Bolão. Edson Machado, Chico, Dom Um, Paulo Moura, Barsoti, Milito, Airto, Sérgio Mendes e Banana.

Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim
Erosão

Lundu, umbigada, jongo, roda, samba partido, quadra, gafieira, canção, exaltação e enredo

Cher, Mariza, Plácido Domingo e Madonna também já produziam suas versões de Garota de Ipanema.   

Sem dúvida. Gente humilde de Vinicius e Garoto. Roberto Carlos com letras religiosas. Gospel e Spiritual perdem.

Olhos verdes, tristeza, quero muito, toda minha  vida.
Mistura raízes espanholas . Têm tradição em: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.
França
Tristezas
, composta em 1885, em Cuba, por PepeSanchez, uma derivação da
trova
da
guaracha
da
habanera
do danzon
uma “mentalidade barroca americana” (GARCIA DE LEÓN) de alegorias, estetização exagerada da vida cotidiana e estreitamento entre culto e popular.    O bolero se expande pelo Caribe via Vera Cruz e chega ao México pela penínsulade Yucatán.

Samuel Araújo bolero 500.

Sambolero e sambalada.

Bossa Nova
A batida já havia.
O samba sincopado já existia.
Os acordes dissonantes já existiam.
O intimismo do canto já havia.
O Jazz já havia.
A melodia, harmonia e letra sofreram  inovação com Jobim.
A erudição inovação com Jobim.

Piano e violão grandes nomes

Tom também fazia arranjos para
Nora Ney, Hianto, Jorge Goulart e Carmelia Alves
Dalva
Vicente
Elizeth
Hianto

Silvinha
V Sa
Menescal

“Meia luz”, em parceria com João Luiz, que foi gravado por João Gilberto, em 1952.  
Há uma tese de historiadores que explica o advento da Bossa Nova c o fim dos cassinos. Fim das Big Bands
BN no espaço reduzido das boates. Festival da Canção e discotecas e casa de show volta do som alto.

Batida
Compasso
Tempo f f
Métrica 2 ou 3
Acorde
Arpejo
Solfejo
Escala
Métrica
Ritmo

O ritmo consiste na estruturação da música em pulsações repetidas e sistematizadas dentro de um compasso. Tais pulsações (ou batidas) possuem uma determinada velocidade (ou tempo)
Melodia harmonia

Toda fórmula de compasso pode ser classificada numa certa métrica. Os termos binário, ternário e quaternário referem-se ao número de tempos.

Benutti Brito Franzon identidade e tradução preservada

Balada e  bolero

O Amor", "A Natureza" e "O Rio de Janeiro". A música segundo Tom Jobim e A Luz de Tom Jobim. N  P Santos.

Harmonia e melodia de Tom

Samba de Roda

Samba

Samba canção

Samba Partido Alto

Pagode

Exaltação Sambalanco

Afro

Protesto

Monstros sagrados como Sílvio Caldas, Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Vicente Celestino, Galhardo, Francisco Alves, Mário Reis, Dick Farney.
Flávia Dantas Dois Faróis.

As canções de Tom Jobim podem ser interpretadas na linha de João Gilberto, Nara Leão, Dick Farney e Sylvia Telles, como também podem ser interpretadas no estilo do Sambalanço ou Samba Bossa, como Elza Soares interpretou, podem ser interpretadas de forma apaixonada como Leny Andrade, Nana Caymmi e Maysa interpretaram ou pode ser lida como jazz ou blues. Essa riqueza é essência das músicas de Tom. Sua beleza suprema.

Riqueza infinita do genial Maestro !
Bonito de toda forma !

Instrumental
Sinfônico
Coro de vozes
Grandes vozes
Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Galhardo
Como bolero tb
Fado

Elis Regina apaixonada

Valsa
Choro
Moda
Lirismo

Maravilhosa obra !

A Bossa Nova abriu um horizonte para a música popular e fez surgir a Música Popular Brasileira. Elis, Milton, Gal, Tito Madi, e tanta gente boa.

Elis Regina e Jair Rodrigues

Zimbo Trio e Loy tradição raiz e moderno
Minimalismo e grande voz eclético
Napolitano
A Campos
Sambalanço
política complexa moderno classe Média afasta e reveste samba e além samba

Conservador esotico Villa Lobos

Intimismo EUA
Noel
Jazz Cool

Maravilhoso❤.     Sambalanço

Donato, Deodato, Orlandivo,
Djalma Ferreira, Ed Lincoln, Celso Murilo, Inezita Barroso, Dolores Duran, Elza Soares, J R Kelly, Waldir Calmon, Miltinho e Isaurinha Garcia. A Bossa Nova que samba. A Bossa Nova que dança.

Arpejo solfejo

Extensão da voz
Ella Fitzgerald

Khuen
Sinfonia do Rio
Radames
moderna harmonia

Tapajós
Zé Renato
Bosco

Tom Clube da Esquina

Crooners

Poema musicado
Samba de breque
Sambalanço e Exaltação
Samba jazz
Síncopado
Dissonância
Intimista cantores
Cool Jazz Kenton
Fox
Ritmo
Métrica
Orquestra
Opereta
Alvorada e Gnatalli
Bolero
Balada
Choro
Samba canção
Harmonia
Batida
Blues
Noel
Mário Reis
Sylvia
João
Crosby
Sinatra
Durval , Menescal , Alf , Banana e Lyra
Melodia repete

Origem do choro
Tango polca lundu abaneira xote

Samba não Samba
Percussão
Tamborim
Clareza no samba
J Gilberto
Recorte

Milton Banana, Alf, Baden Powell, Durval Ferreira, Lyra, Menescal e João Gilberto e a definição do ritmo da Bossa Nova

Harmonia jazz acordes variações dissonância síncopado arranjo escala

Sinfonia do Rio Modernismo

Bossa Nova

Lady
Night
Puerta
Dois

Villa
Debussy
Alf

Cole
Lorenzo Mamma
Ted Dameron

Sinatra
Neal
Anka
Bacharach Lounge Berlim Gerswhin Ravel
Dionísio Samba
Cole

Tinhorão

Bossa Nova
As teses
Samba Jazz
Raul de Sousa
Bebop Cool jazz Charleston

Pode ser Noel, Salvador, Moreira da Silva, a poesia musicada de Vinícius, Dick, Hianto, Alf, Newton, Tom, Silvinha, João, Banana, Mário Reis, Cool Jazz....

Harmonia, melodia, lírica de Tom Jobim

Caminhos incríveis da melodia

Madrigal

Erudito e popular
Tradição e modernidade o novo
Nacional e internacional
Samba e não samba

Bolero Balada

Universal nacional

Samba Sambalanço

Romântico Impressionismo Simbolismo Modernismo
Identidade nacional Continente

Música regional folclore

Tango bolero caribe jazz
Choro Maxixe Samba Samba canção
México Argentina Cuba Colômbia
EUA

Be bop

Vinícius de Moraes teve uma fase espiritual e carnal em sua poesia, elementos românticos, simbolismo e do modernismo. Tom teve elementos românticos, impressionistas e modernos em sua música. Mas não é da escola romântica.

Wave
Luiza
Como blues
garota nota
lenta
dissonância
Chico métrica da poesia
harmonia melodia
repete sobe desce
Harmonia e novo efeito

Explicar o que o autor diz de sua sociedade e cultura para outra sociedade e cultura.

Traduzir e preservar a poesia, a pronuncia e o sentido.   As versões das canções de Jobim para o inglês não afetaram a identidade nacional das mesmas, o modo como os tradutores e cantores estrangeiros receberam e interpretaram a melodia e a lirica de Jobim e seus parceiros não descaracterizou o elemento nacional. Obviamente, no encontro cultural, foi preciso buscar aproximações, muitas vezes, para o bom entendimento por parte de quem vive em outra sociedade e cultura. Contudo, a poética se manteve. No campo semântico buscaram palavras que expressassem o sentido pretendido pelos compositores, sem prejuízo da prosódia em outro idioma. A beleza melódica não foi prejudicada. Essa é a conclusão que estudos acadêmicos chegaram na área de Letras e da Música propriamente dita após analisar mais de vinte canções vertidas para o inglês.
Tradutores : Ray Gilbert, Norman Gimbel e Gene Lees

Tensões dialéticas
Político e não político
Passado e futuro
Samba e não samba
Erudito e popular
Nacional e internacional

Cage e João ritmo métrica intervalo indeterminada

A diferença na música está no ritmo. É o ritmo que define o que é que você está tocando Wilson das Neves.

O samba de breque tem uma característica que é muito marcante. As letras do samba de breque são letras muito bem humoradas, que contam historias, é uma cronica

o samba sincopado síncope permitia que os artistas brincassem com a letra de uma música durante seu andamento e encaixassem letras que se achava que iam caber. "A síncope é o deslocamento do tempo forte", acrescenta Das Neves. O ritmo sincopado é visto também no samba de gafieira, mas com acompanhamento orquestral

O
tempo de João é utópico experiência deslizante do vagar, um movimento de alegria contida mas genuína, sem mais saudades — diferente do tempo, do ritmo do trabalho que vai delinear a experiência samba dos anos 1930 e 1940

Épico orquestral Ary
Valsa choro xote polca
Sinho Donga samba
Villa exótico conservador Catulo Callado Anacleto
Heitor
Música nova Rio Sinfonia
Ary tensões
Aquarela
Identidade
Abertura Night Day
Fox
Intuitivo Villa-Lobos
Samba sem letra
Sincopado letra
Aracy Cortes
F Alves
Dissonância
Impressionismo
Opostos Bossa tensões
Política
Samba
Tradição
Nacional
Ciata Tia
Carinhoso polca
Bolero cantoras
Balada
Apropriar apagar mudar poesia pronuncia EUA
Maxixe
Jazz Dick M Reis Silvinha Lúcio Bing
Ismael desfile enredo
Breque choro samba
Blues Wave
Garota Jazz
Tom romântico escola
Sambalanço umbigada
Jongo Caxambú
Jobim Aquarela
Indeterminada fala canto João

Satier
Mozart
Chopin

Choro Maxixe Samba
Sambalanço

Jazz modal

Tom Jobim não era um compositor meio erudito e meio popular, nem um autor popular interessado pelo aspecto erudito, tampouco, Ernesto Nazareth, ambos eram plenamente eruditos, eruditos apaixonados pelo popular.

São compositores nos quais a qualidade da elaboração musical é tão alta que a fronteira entre o erudito e popular se apaga.

Tom Jobim nunca quis ser um músico ouvido apenas pela elite social, ele fazia música para todos. Com Leo Peracchi, Panicalli, Bocchino, Radamés Gnatalli, H. J. Koellreutter e Villa-Lobos, Tom Jobim aprendeu que a fronteira é tênue ou não existe.

A influência de eruditos atravessa toda a sua obra, não apenas as sinfonias, melodias para instrumental e orquestração, tanto nos aspectos melodicos como harmônicos. Debussy, Ravel, Chopin, Bach, Villa Lobos e Gershwin se fazem presente.

Com a professora Lúcia Branco, Jobim tocava todos os clássicos, bem como com Tomás Teran, pianista espanhol concertista e amigo de Villa-Lobos. Foi ela que o incentivou a desenvolver seu potencial de compositor.

Lucia Branco foi professora de gigantes como Jaques Klein, Arthur Moreira Lima, Nelson Freire  e Luizinho Eça.

Hans Joachim Koellreutter era o expoente máximo do dodecafonismo de Arnold Schoenberg. Claudio Santoro, Guerra Peixe e Isaac Karabtchevsky também foram alunos de Koellreutter. 

Quando Tom Jobim era um jovem músico em formação, a fronteira entre o erudito e o popular era rígida. Os dois mundos não se comunicavam de modo frequente. Tom Jobim gostava de ouvir e tocar Ravel, Chopin, Bach, Beethoven entre outros. Debussy e Villa Lobos foram as influências mais fortes.

Tom declarou que em Chega de Saudade usou uma sucessão de acordes “que é a coisa mais clássica do mundo” e que a Bossa Nova tem “influências profundas de Villa-Lobos”. Na harmonia, a influência de Debussy e Ravel nos acordes expandidos e Gershwin em Chansong.

Passarim, Chovendo na Roseira, Sabiá, Insensatez, Valsa Sentimental, Canta Mais, Falando de Amor, Samba de uma Nota Só, Urubu, Terra Brasilis, Matita Perê, Luiza, são, portanto, inúmeras as comprovações da formação erudita de Jobim.

Críticas do impressionismo e romantismo
Instrumental sopro Radames

Darius Ele conheceu a música brasileira desde o começo do século até 1974. Foi uma testemunha ocular da História. Complexidade ritimica,  estilo sincopado e harmonia tonal.

Debussy Gerswhin harmonia

Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Salema Jones, Carmen McRae, Diana Krall, Lorez Alexandria, Karrin Allyson, Stacey Kent, Dianne Reeves, Barbara Casini, Donne Warwick.
Nat, Bing, Cole, Peguy, Doris, Duke, Oscar, Bill Evans, H Mann, Miles, Dizzy, Countie, Dorsey, Kenton, Louis, Corea, Pat, Carter, Brunbeck, Sax, Stan. 



Pixinguinha e Tom Jobim

As canções populares permitem decompor, analisar, partes como objeto de uma rede social de amplitudes infinitas. O modo como se combinam letra, melodia e arranjo faz surgir questões sobre a classificação dos gêneros. O arranjo musical, suporte sonoro da canção, coloca em tensão a combinação letra e música e deslocar o sentido do conjunto. Algumas das gravações de O morro não tem vez de Tom Jobim e Vinícius de Moraes expressam tensões que tornam uma questão permanente da Bossa Nova.


O desenvolvimento melódico via repetição e transposição de motivos curtos, vem de Chopin, e de Gershwin. De Chopin  a harmonia de condução de vozes, com uma nota estacionária e as outras vozes movendo-se paralelamente de um acorde para outro.


A musica impressionista faz transgressão nas linhas melódicas do romantismo, para gerar uma ideia de emoção e sensações. A MI possuía partes que são mais confusas, evita tensões com ferramentas da música tonal romântica e clássica


Para fazer a emoção maior modificavam os timbres dos instrumentos com novas cadencias e harmonias. Instrumentos que tinham timbres alegres e agudos com timbres mais sombrios e graves como clarinetes e flautas, e instrumentos mais leves e oníricos como harpas e os metais tinham seus timbres atenuados 


Poesia simbolista


A conexão entre o mundo material e espiritual.


Temas  transcendentes 


Sinestesia, vocabulário etéreo,  paradoxos,  pausas, aliterações e musicalidade rítmica


A literatura simbolista foi uma reação às correntes cientificistas


Madrigalismo medieval, renascentista, maternal, secular, pastoril, heróico, folclórico.


Pandeiro e Bossa Nova 


Árias Darius Milhaud Jobim maxixe lundu choro Villa Radames Tom modinha Custódio Ary Noel C Gomes impressionismo


Bidu Sayão e Maria Lúcia Godoy também divulgaram a obra de Heitor Villa-Lobos 


Haydn, Bach


Empréstimo Modal

Guest

Schachter

Kostka

Payne

Aldwell


Recital de mestrado de Isabela de Figueiredo Santos. 13 de março de 2009, Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil. Dissertação: Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: um estudo interpretativo.


Vozes femininas: Isabela Santos, Clara Guzella, Riane Menezes e Carolina Rennó; Violão e voz: Ricardo Novais, bateria: João Felipe de Paula, Violoncelo: Geter Fernandes 


A Nova Banda gravou em português e inglês.


Autores examinados na tese


Waldemar Henrique (1905-1995)

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

Ronaldo Miranda (1948-)


Antônio Carlos Jobim (1927-1994)

Obras de Jobim

• Sabiá (Tom Jobim/Chico Buarque) Arranjo: Ângelo Fernandes

• Boto (Tom Jobim/Jararaca)

• Soneto da Separação (Tom Jobim/Vinícius de Morais)

• Passarim (Tom Jobim)


Maria Lúcia Godoy, do Madrigal Renascentista, cantora e poetisa, divulgadora da obra de Villa-Lobos escreveu o poema da canção "Entretanto, eu canto", musicado por Waldemar Henrique; também cantaram 

Inezita Barroso, Clara Petraglia, Vanja Orico, Jorge Fernandes e Maria d`Apparecida.

O texto sempre conectado à música, era uma diretriz do autor.


Villa Lobos musicou Manuel Bandeira e Catulo da Paixão Cearense. Jobim musicou Manuel Bandeira. Sofreu influência de Guimarães Rosa, Bilac, Mário Palmerio, Drummond, e dos sonetos musicados de Vinícius de Moraes.


A dissertação objetiva sugerir uma interpretação adequada para o canto em 

quatro Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: Foi Bôto, Sinhá!, Uirapuru, Nayá e

Japiim segundo a proposta do autor.


 Linda e Dircinha Batista, Isaura Garcia, Elizete Cardoso, Leny de 

Andrade, Vicente Celestino e Orlando Silva, cantavam com voz impostada, influencia do canto lírico europeu.


Maysa cantava com a voz mais colocada e encorpada, utilizava vibrato ,  Carmen Miranda possuia voz 

colocada,  e o r com pronúncia italiana 

Carmen Miranda conhecia Waldemar Henrique.


O modo de cantar 

popular foi se modificando ao longo dos anos.

Conforme o gosto do público e o desenvolvimento de novas técnicas


Síntese 

ACJ fala sobre Custódio Mesquita, Bonfa, Vadico, Sávio e toca algumas músicas de Custódio com a família Caymmi: Nana Caymmi, Danilo Caymmi e Dori Caymmi. Entra Chico Buarque; eles conversam e cantam. Entram Turíbio Santos e Olivia Byington. ACJ canta Ary Barroso. Entra Gal Costa. Dorival Caymmi toca violão e canta.  Tom apresenta Carlos Barbosa-Lima e seu disco.


Interpretação clássica do samba-canção estilo tradicional. Belíssimo.

Quem cantava como Bossa Nova era Mário Reis, Dick Farney, Sylvinha, Johnny Alf, Lúcio Alves e João Gilberto.Interpretação clássica do samba-canção estilo tradicional. Belíssimo.

Quem cantava como Bossa Nova era Mário Reis, Dick Farney, Sylvinha, Johnny Alf, Lúcio Alves e João Gilberto. 


Hall of Fame

Duke Hart Bacharach Carmichael Cole Porter Gerswhin Berlin Kern Alen Mercer Dorsey Miller Anka


Tom Jobim e Elizeth Cardoso


Tom Jobim e Sérgio Mendes.

O Sambalanço foi uma corrente que se desenvolveu em paralelo com a Bossa Nova, nos anos 50 e 60. Se no âmbito da Bossa Nova, no debate entre Menescal, Carlos Lyra, Durval Ferreira, Johnny Alf, Baden Powell e João Gilberto, prevaleceu a proposta de João Gilberto, o ritmo do tamborim, o minimalismo, no Sambalanço, herdeiro do samba-exaltação, jazz e ritmos latinos, predominou um ritmo mais quente, exuberante e dançante. Seus representantes foram Miltinho, Orlandivo, Ed Lincoln, João Roberto Kelly, Aracy de Almeida, Elza Soares, Waldir Calmon, Sérgio Mendes, Djalma Ferreira, Silvio Cesar, Tenório Jr, Célia Reis, Celso Murilo, Helton Menezes, Luiz Antônio, Lana Bittencourt e Wilson Simonal. Claudette Soares, Eliana Pittman e Doris Monteiro continuam na linha do Sambalanço. É muito interessante ouvir as canções de Tom Jobim no Sambalanço. Tito Madi e Feitosa também gravaram Sambalanço.


A dialética da Bossa Nova, alegria e melancolia, sofisticação e popular, sem elitismo social, vida com prazer e sem projeto de poder, promessa de felicidade, samba e não samba, parte do samba e volta ao samba. Samba estilizado, minimalismo, abertura de espaço, samba cantado, redução dos ritmos.


Erudito e popular

Tradição e modernidade o novo

Nacional e internacional


A musica impressionista fazia transgressão nas linhas melódicas do romantismo, para trazer uma ideia de emoção e sensações possuía partes que são mais confusas, evita tensões com ferramentas da música tonal romântica e clássica


Para fazer a emoção maior modificavam os timbres dos instrumentos orquestrados e com novas cadencias e harmonias. Instrumentos que tinham timbres alegres e agudos com timbres mais sombrios e graves como clarinetes e flautas, e instrumentos com timbres mais leves e oníricos como harpas e os metais tinham seus timbres atenuados 


Resumo sobre o simbolismo


Buscava a conexão entre o mundo material e espiritual.

Temas  transcendentes e metafísicas.

Sinestesia, vocabulário etéreo,  paradoxos,  pausas, aliterações e musicalidade rítmica


Baudelaire, Mallarmé, Verlaine, Rimbaud.

Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos “pós-simbolista” ou “pré-moderno”


A literatura simbolista foi uma reação às correntes cientificistas e positivistas


Modernismo ruptura continuidade importância cromatismo sintetizador


 Há muito de trovador medieval francês em Tom Jobim e Chico. Tom é um compositor de valsas maravilhosas também.

música é um bom exemplo de uso de uma harmonia tonal rica – logo chamam a atenção o primeiro acorde, Cm(7M), e,  depois, dois acordes maiores com a quinta aumentada na harmonia de Luiza encontramos recursos antigos que remontam à Bach, como a passagem entre a tonalidade menor e sua homônima maior. Nao inusitado, se trata de um recurso utilizado por muitos compositores, entre os quais os Beatles 


Recital de mestrado de Isabela de Figueiredo Santos. 13 de março de 2009, Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil. Dissertação: Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: um estudo interpretativo.


Vozes femininas: Isabela Santos, Clara Guzella, Riane Menezes e Carolina Rennó; Violão e voz: Ricardo Novais, bateria: João Felipe de Paula, Violoncelo: Geter Fernandes 


A Nova Banda gravou em português e inglês.


Autores examinados na tese


Waldemar Henrique (1905-1995)

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

Ronaldo Miranda (1948-)


Antônio Carlos Jobim (1927-1994)

Obras de Jobim

• Sabiá (Tom Jobim/Chico Buarque) Arranjo: Ângelo Fernandes

• Boto (Tom Jobim/Jararaca)

• Soneto da Separação (Tom Jobim/Vinícius de Morais)

• Passarim (Tom Jobim)


Maria Lúcia Godoy, do Madrigal Renascentista, cantora e poetisa, divulgadora da obra de Villa-Lobos escreveu o poema da canção "Entretanto, eu canto", musicado por Waldemar Henrique; também cantaram 

Inezita Barroso, Clara Petraglia, Vanja Orico, Jorge Fernandes e Maria d`Apparecida.

O texto sempre conectado à música, era uma diretriz do autor.


Villa Lobos musicou Manuel Bandeira e Catulo da Paixão Cearense. Jobim musicou Manuel Bandeira. Sofreu influência de Guimarães Rosa, Bilac, Mário Palmerio, Fernando Pessoa, Drummond, e dos sonetos musicados de Vinícius de Moraes.


A dissertação objetiva sugerir uma interpretação adequada para o canto em 

quatro Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: Foi Bôto, Sinhá!, Uirapuru, Nayá e

Japiim segundo a proposta do autor.


 Linda e Dircinha Batista, Isaura Garcia, Elizete Cardoso, Leny de 

Andrade, Vicente Celestino e Orlando Silva, cantavam com voz impostada, influencia do canto lírico europeu. Usavam adornos 

portamentos, trilo, cadência, floreio, grupetos e apojaturas


Maysa cantava com a voz mais colocada e encorpada, utilizava vibrato ,  Carmen Miranda possuia voz 

colocada,  e o r com pronúncia italiana 

Carmen Miranda conhecia Waldemar Henrique.


O modo de cantar 

popular foi se modificando ao longo dos anos.

Conforme o gosto do público e o desenvolvimento de novas técnicas 


Tempo mar saudades do Brasil rancho nuvem


Vinicius de Moraes

Gerswhin Debussy Radames Koellreutter

Bene Chico Buarque Milton Hime


Aloysio de Oliveira, Nelson Riddle, Eumir Deodato, Guerra Peixe, Leo Peracchi, Radames Gnatalli, Alceo Bocchino, Santoro, Lyrio Panicalli, Tom Jobim só trabalhou com primeiro time.

Tradução boa

Goteira 

A dialética da Bossa Nova, alegria e melancolia, sofisticação e popular, sem elitismo social, vida com prazer e sem projeto de poder, promessa de felicidade, samba e não samba, parte do samba e volta ao samba. Samba estilizado, minimalismo, abertura de espaço, samba mais fácil de ser cantado, redução dos ritmos, contratempo do samba. Sambalanço e o samba com jazz e ritmos latinos.


Harmonia, melodia e lírica em Jobim.


Bossa Nova radicaliza a proposta do samba canção que se afasta do maxixe. 


Tom Jobim produz choro, moda, samba-canção, valsa, blues, bolero, cool jazz 


Caminhos inacreditáveis da melodia.


As canções populares permitem decompor, analisar, partes como objeto de uma rede social de amplitudes infinitas. O modo como se combinam letra, melodia e arranjo faz surgir questões sobre a classificação dos gêneros. O arranjo musical, suporte sonoro da canção, coloca em tensão a combinação letra e música e deslocar o sentido do conjunto. Algumas das gravações de O morro não tem vez de Tom Jobim e Vinícius de Moraes expressam tensões que tornam uma questão permanente da Bossa Nova.


O desenvolvimento melódico via repetição e transposição de motivos curtos, vem de Chopin, e de Gershwin. De Chopin  a harmonia de condução de vozes, com uma nota estacionária e as outras vozes movendo-se paralelamente de um acorde para outro.


Parece que todas as melodias de Tom Jobim estão fadadas a portar letra, mesmo em peças puramente instrumentais, há uma sensação de que os instrumentos são vozes humanas, expressando alegria, tristeza, angústia, esperança, um canto que humaniza os instrumentos. É algo mágico, encantado.


Impressionismo grave agudo

Sincopado Orquestra baixo piano violão


Santoro, Radames, Guerra Peixe e Stan Getz

Tercetos, versos decassílabos e rimas centradas no esquema aabccb, com acentuação na quinta e na décima sílabas métricas, sete estrofes o efeito estético sonoro-visual, integração completa letra e melodia.


Carlos Gomes, Joaquim Calhado, Patápio Silva, Anacleto de Medeiros, Leopoldo Miguez, Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Nazareth, Edino Krieger, Guarneri, Santoro, Ronaldo Miranda, Levy, J Barroso, Bignone


Chico Tom Villa-Lobos Jobim C Santoro S Abreu lírica verso melodia 


Dissonantes Sincopado Koellreutter 12 35 Jazz Goteira


Night Day Rapaz Lady Bird Desafinado Samba Nota Só Dameron 

Campo identidade Caymmi Rosa Morena Samba Não Samba Acordes Dissonantes Sincopado Arranjo

 drama suave letra melodia 

Harmonia vozes

impressionismo som instrumento Sopro Radames Gnatalli Koellreutter Gerswhin Debussy Político tradução não político impressionismo não 

Goteira acordes marcha Charleston Fox Polca Xote Mazurca Valsa choro breque gafieira ritmo 

modal ordem notas metrica melodia harmonia clássico romântico barroco

 tradução domesticar culturas diálogo

Político não 

Samba choro jazz 

Rosa Gilberto


Tensão tonal 9 11 13 e relação remota dessas com empréstimo modal

Algo subjaz

Repete reduz repete sobe

Repete e harmonia diferente

Diferente e harmonia igual

Dissonantes Sincopado

Quinta alongada

Free swing modal cool Jazz


Os colegas levavam trechos de música para Tom Jobim desenvolver

A Bossa Nova é a origem da MPB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário