Alaide Costa e Johnny Alf. Emílio Santiago combinou o estilo de Dick Farney e o swing de Johnny Alf
Alf ouvia Gershwin, Cole Porter. Inovações melodicas, harmônicas e rítmicas na música brasileira. Alf gostava de Debussy, Chopin, Nat King Cole, Gershwin, Cole Porter. Alf atuou na boate Monte Carlo, com a banda do violonista Fafá Lemos, as boates Mandarim, Drink e Plaza, Clube da Chave e Bottle’s Bar. Tom Jobim, João Gilberto, Dolores Duran, Ary Barroso, também frequentavam
Johnny Alf lançou um LP em 1998, cantando músicas de Noel Rosa. Ele declarou que o criticavam por ter influência do Jazz, mas ele sempre teve a obra de Noel Rosa como uma referência central, precursora da Bossa Nova. Foi amigo e colega da noite de Tom Jobim, João Gilberto, Claudette Soares, Milton Banana, Sylvinha Telles, Luiz Bonfá e Newton Mendonça. Alf declarou que Dick Farney e Nora Ney foram seus padrinhos. Farney viveu nos EUA nos anos 40, amigo de Sinatra, inclusive o fã clube era Sinatra-Farney, Dick cantou na rádio e em hotéis famosos e gravou. Foi contratado por Braguinha para a Continental, Tom Jobim também. O primeiro sucesso de Tom Jobim foi Tereza da Praia, 1954, música composta a pedido para Lúcio Alves e Dick Farney. Billy Blanco foi seu parceiro e também na Sinfonia do Rio.
O samba-canção Copacabana de Braguinha e Alberto Ribeiro, na voz de Dick Farney, foi um grande sucesso. Farney trouxe as diretrizes sobre o canto intimista de Sinatra e Bing Crosby naquele momento. Johnny Alf ouvia Gershwin e Porter.
Em 1952 Alf foi contratado para tocar no restaurante de César de Alencar com Dick Farney e Nora Ney. Depois, ele passou a tocar em boates. Duas canções se destacaram : Céu e mar e Rapaz de bem. Johnny Alf sempre foi modesto. Ele dizia que a Bossa Nova era um movimento complexo e não aceitava o título de criador da Bossa Nova. Declarava que fez uma música nos primórdios que contribuiu para o surgimento da Bossa Nova. Se contribuiu, ele estava realizado. Tom Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto sempre manifestaram sua grande admiração por Johnny Alf. Tom Jobim cantava as músicas de J. Alf e C. Lyra com a Nova Banda. Pixinguinha diz que ele também foi criticado por ter influência do Jazz, nos anos 30. Pixinguinha e Custódio Mesquita gravaram Fox nos anos 40. Vários compositores famosos gravaram Fox-canção. Tudo parece um complexo de inferioridade de segmentos da imprensa em relação aos EUA, querendo forçar uma suposta identidade musical sólida de muitas décadas que nunca existiu. O samba e o jazz sofreram várias transformações no século XX. Sempre houve influencias estrangeiras na música brasileira. A Bossa Nova foi o Brasil influenciando o mundo da música internacional de forma permanente, estrutural, formando gerações de músico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário