domingo, 26 de março de 2023

 Tom Jobim gostava das reuniões da família ao sábado. Eles se reuniam para cantar canções de Pixinguinha, Bororó, Custódio Mesquita, Noel Rosa, Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Ataulfo Alves e outros grandes nomes.


Tom Jobim teve aulas com Hans Joachim Koellreutter  que fugira do nazismo e com a professora Lúcia Branco. Ela introduziu Tom Jobim nos clássicos, Bach, Beethoven, Chopin, Ravel, Debussy e Villa-Lobos.


A família era grande e morava num casarão. No andar de cima, a tia Yolanda com o marido João e os primos. No andar de baixo, Nilza, Celso Frota Pessoa, Tom Jobim, Helena e o avô Azor. Mimi havia falecido em 1931. Azor, seu avô materno, era apaixonado por livros. 


Jorge Jobim, seu pai, era um homem culto, elegante, diplomata, poeta e escritor. 


Tom Jobim e Newton Mendonça se conheceram em Ipanema, ainda meninos.


Ary Barroso disse que dificilmente as pessoas falariam Antônio Carlos Jobim, podendo falar Tom Jobim.


Jorge Jobim dizia em um poema que neste mundo horrível de fel, somente Antônio Carlos e Helena Jobim o levavam para o céu.


Tom Jobim e a Nova Banda 


O ano de 1962 foi um ano da máxima importância para a Bossa Nova. O show no Au Bon Gourmet com Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, e os Cariocas, no Rio de Janeiro, e o show no Carnegie Hall em NY.


Lançamento das canções Garota Ipanema e do Samba do Avião.


Stan Getz, Byrd, Tony Bennet já divulgava a Bossa Nova antes do show nos EUA. Dois anos antes 


O Samba do Avião foi uma música composta para um filme franco-italiano, Copacabana Palace, no qual atrizes estrangeiras famosas vinham ao Brasil conhecer o vencedor da Palma de Ouro de Cannes com o filme Orfeu Negro, Tom Jobim. Três aeromoças e uma princesa.


No show do Carnegie estiveram presentes 

Antonio Carlos Jobim, João Gilberto, Luiz Bonfá, Oscar Castro Neves, Sérgio Mendes, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Chico Feitosa, Milton Banana, Sérgio Ricardo, Normando Santos, Dom Um Romão, Agostinho dos Santos e outros grandes nomes.


Na plateia 3 mil pessoas, grandes nomes do Jazz: Tony Bennett, Dizzy Gillespie, Miles Davis, Gerry Mulligan, Cannonball Adderley, Herbie Mann, o The Modern Jazz Quartet. Alguns recepcionam os brasileiros no aeroporto.


Viajaram pela America do Sul. Antes do show em NY houve uma apresentação na Concha Acústica da PUC.


A mais importante influência de toda a história do Jazz.


Mário Reis, Alf, Julie London, Dick Farney, Sylvia Telles e Lúcio Alves já cantavam como modernos


Vinícius de Moraes, Tom Jobim e João Gilberto 

A mais importante influência de toda a história do Jazz. 


 A Bossa Nova nasceu de um desejo de modernidade um desejo de renovação da nossa música


Os velhos sambas-canções, valsas, boleros e serestas com uma forma antiga de cantar e tocar e com letras tristes e trágicas já não mais encontravam receptividade nas novas gerações.


Versos sobre tristeza, solidão, alcoolismo, ausência de amor sincero e etc.


Nos EUA havia uma nova onda do jazz o Cool Jazz Sinatra e Bing Crosby adotavam uma forma mais intimista de cantar.


Dick Farney viveu e trabalhou nos EUA e trouxe essas orientações e com Lúcio Alves influenciou os jovens músicos como Tom Jobim, Newton Mendonça, Johnny Alf, João Gilberto, Milton Banana e Billy Blanco.


Mário Reis, Alf, Sylvia Telles, Dick Farney e Lúcio Alves já cantavam como modernos.


A Bossa Nova nasceu de uma vertente do samba canção, Noel Rosa, um samba quase falado. Acordes dissonantes já eram feitos por Vadico e Garoto. Havia o samba sincopado o samba de salão.


Paralelamente ao movimento da Bossa Nova se desenvolveu o sambalanço que era influenciado pelo samba exaltação, jazz e ritmos caribenhos. Um estilo dançante e alegre.


No debate entre as propostas rítmicas para a Bossa Nova de Roberto Menescal, Carlos Lyra, Baden Powell, João Gilberto, Durval Ferreira e John Alf, prevaleceu a de João Gilberto inspirada na batida do tamborim. 


João Gilberto trouxe um novo tempo para o canto. Retirou a orquestra. Adotou o minimalismo vocal e instrumental. 


Tom Jobim introduziu a erudição de Debussy, Chopin, Villa Lobos combinado com as influências populares vindas de Pixinguinha, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Custódio Mesquita e de Gershwin e Porter.


A produção de Jobim e diversificada. Choro, valsa, seresta, moda, samba...


João Gilberto deu uma nova vestimenta a tradição, gravou todos os clássicos da Velha Guarda, promoveu uma nova leitura da tradição.


A Bossa Nova não foi um movimento que passou, não foi um gênero que ficou de lado, a Bossa Nova é a própria origem da música brasileira moderna


Era uma época de muita confiança e otimismo, havia o Cinema Novo, a arquitetura de Niemeyer, JK, o presidente Bossa Nova, Brasilia, integração do Brasil, desenvolvimento, superação do atraso, 50 anos em 5. Um país inserido no mundo moderno.


A Bossa Nova ampliou os horizontes da nossa música, uniu a tradição ao moderno, projetou a música brasileira no mundo de modo sem precedentes. Uma presença estrutural formando gerações.



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