sábado, 25 de março de 2023

 Isaura Garcia gravou em 1959, Meditação de Tom Jobim e Newton Mendonça, apesar de ser casada com Walter Wanderley que produziu o seu disco e participou do terceiro disco de João Gilberto de 1961, não há nada parecido com o estilo da Bossa Nova, Isaurinha era chamada de Sempre Personalíssima, ela gostava de ter uma marca sua, seu sotaque paulistano ela fazia questão de manter, era uma cantora passional, movida a emoção. Filha de Manuel Garcia, português, e Amelia Pancetti, ítalo-brasileira. Era sobrinha do célebre pintor paulista Giuseppe Pancetti. Ela gravou um disco com Nelson Gonçalves.


Linda e Dircinha Batista, Isaura Garcia, Elizete Cardoso, Leny Andrade, Vicente Celestino e Orlando Silva, cantavam com voz impostada, influência do canto lírico europeu.


Maysa cantava com a voz mais colocada e encorpada, utilizava vibrato, Carmen Miranda possuia voz 

colocada,  e o r com pronúncia italiana 



Caymmi, Elis, Jair, Nara, Elza, Cyro e Magro. Donga está atrás de Caymmi. Homenagem no Itamaraty de Magalhães Pinto. Tom Jobim estava presente e Gilberto Gil também. Samba canção, Bossa Nova e Sambalanço.


Nara Leão gravou com Zé Keti, Cartola e Nelson Cavaquinho.

Elis Regina gravou Adoniran Barbosa.


W Wanderley antecipou a Bossa Nova com Isaurinha ou não 


Isaura Garcia gravou em 1959, Meditação de Tom Jobim e Newton Mendonça, apesar de ser casada com Walter Wanderley que produziu o seu disco e participou do terceiro disco de João Gilberto de 1961, não há nada parecido com o estilo da Bossa Nova, Isaurinha era chamada de Sempre Personalíssima, ela gostava de ter uma marca sua, seu sotaque paulistano ela fazia questão de manter, era uma cantora passional, movida a emoção. Filha de Manuel Garcia, português, e Amelia Pancetti, ítalo-brasileira. Era sobrinha do célebre pintor paulista Giuseppe Pancetti. Ela gravou um disco com Nelson Gonçalves.

Estilo 

Linda e Dircinha Batista, Isaura Garcia, Elizete Cardoso, Leny Andrade, Vicente Celestino e Orlando Silva, cantavam com voz impostada, influência do canto lírico europeu.


Maysa cantava com a voz mais colocada e encorpada, utilizava vibrato, Carmen Miranda possuia voz 

colocada,  e o r com pronúncia italiana


A fotógrafa da MPB 

Marisa Álvares Lima faleceu em 16 de Março de 2022, aos 87 anos. Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso e Caetano Veloso lamentaram a morte da amiga e fotógrafa que cobriu a carreira de muita gente. Foi a fotógrafa do Tropicalismo. Na foto, ela aparece entre Roberto Menescal e Tom Jobim, à sua frente, está Vinícius de Moraes, foto dos anos 60. Nessa época, Marisa era repórter da revista O Cruzeiro. Cobria o grupo de Gal e Bethânia na praia de Ipanema com Wally Salomão. Amiga do cineasta Glauber Rocha, Lúcia Veríssimo, Gilberto Gil, Jorge Ben, Zezé Motta, Erasmo Carlos, Almicar de Castro, Hélio Oiticica e Lygia Clark. Jornalista e escritora. Suas fotos aparecem nas capas de discos, como a Gal Costa da capa do álbum Caras e Bocas, de 1977 e Mel de Bethânia de 79. 

Poetinha e a Lírica da Bossa Nova 


Poemas

Sonetos

Vinícius

João Cabral

Paulo Mendes Campos

Manuel Bandeira

Drummond

Augusto Frederico Smith  


 

Versatilidade 


 Há muito de trovador medieval francês em Tom Jobim e Chico. Tom é um compositor de valsas maravilhosas também. Serestas. Modinhas.


A música é um exemplo de uso da harmonia tonal rica –  o primeiro acorde, Cm(7M),   depois, dois acordes maiores com a quinta aumentada na harmonia de Luiza recursos antigos que remontam à Bach, como a passagem entre a tonalidade menor e sua homônima maior um recurso utilizado por muitos compositores, como os Beatles




 O modo de cantar 


popular foi se modificando ao longo dos anos.


Conforme o gosto do público e o desenvolvimento de novas técnicas 


Harmonia de Gerswhin e Debussy


Sopro de Radames Gnatalli e Koellreutter 




Há muito de trovador medieval francês em Tom Jobim e Chico. Tom é um compositor de valsas maravilhosas também. Serestas. Modinhas.

A música é um bom exemplo de uso de uma harmonia tonal rica – logo chamam a atenção o primeiro acorde, Cm(7M), e,  depois, dois acordes maiores com a quinta aumentada na harmonia de Luiza encontramos recursos antigos que remontam à Bach, como a passagem entre a tonalidade menor e sua homônima maior. Nao inusitado, se trata de um recurso utilizado por muitos compositores, entre os quais os Beatles


 O modo de cantar 

popular foi se modificando ao longo dos anos.

Conforme o gosto do público e o desenvolvimento de novas técnicas 

Harmonia de Gerswhin e Debussy

Sopro de Radames Gnatalli e Koellreutter 




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