Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Manuel Bandeira, autores admirados por Tom Jobim e que influenciaram sua obra. Manuel Bandeira teve poemas musicados por Jobim e Villa-Lobos.
Modernismo e Villa Lobos, Tom Jobim
Ary Barroso e Villa-Lobos
O Brasil, sua natureza, povo e cultura na música popular e na música erudita
Mario de Andrade, Villa-Lobos e o Modernismo
Villa Lobos conheceu o sucesso de Tom Jobim com a Sinfonia do Rio, o Orfeu Negro e várias canções de sucesso.
Villa-Lobos, sua influência na obra de grandes músicos como; Tom Jobim, Radamés Gnattali, Guerra Peixe, Alberto Nepomuceno, Camargo Guarnieri, José Guerra Vicente, Alceu Bocchino, José Vieira Brandão, e Francisco Mignone..
Villa Lobos foi o maior nome da música erudita brasileira. Wagner, Puccini, Bach na formação de Villa Lobos. Bach e Stravinsky na obra do compositor e sua leitura do folclore brasileiro.
José Vieira Brandão (1911–2002) e Alceo Bocchino (1918–2013) foram colegas de Villa Lobos.
Guiomar Novaes, M. Tagliaferro, Bidú Sayão, Jaques Klein, e Maria Lúcia Godoy divulgaram a obra de Villa-Lobos no mundo
Heitor Villa-Lobos ícone do modernismo de 22
Villa Lobos disse que Cláudio Santoro ouviria falar muito de um rapaz chamado Antônio Carlos Jobim
Jobim e a influência de Villa-Lobos Lobos
Chovendo na Roseira
Canta Mais
Casa Assassinada
Saudade do Brasil
Sabiá
Modinha
Estrada do Sol
Estrada Branca
Olha Maria
Por toda a minha vida
Villa Lobos e Tom Jobim, Modernismo de 22, tradição, inovação, popular erudito, nacional, internacional, cultura popular. Metabolizar o estrangeiro.
******
Tom Jobim é aquariano 25 de Janeiro
Etta James e Alicia Key no mesmo dia
*****
"Há compositores que fazem lindas canções românticas, cheias de lirismo, delicadeza, sensibilidade, mas, no cotidiano, são pessoas amargas, secas, ásperas, Tom Jobim nunca foi frio, áspero, indelicado, sempre viveu o que compôs. Uma graça de pessoa, um grande ser humano!"
Luis Carlos Vinhas
*******
Jobim estudou com Koellreutter, Lúcia Branco e Tomás Teran.
Hans Graff e Frederic Gulda mestres de Viena de Luiz Eça, influência de Gerswhin e Jobim em Eça
Madame Stern e Petrus Verdier e Eça.
Jaques Klein fez dueto com Accardo e Gulda e música com Dorival Caymmi
Entre seus ex-alunos, estão Egberto Gismonti, Clelia Iruzun e Arnaldo Cohen.
Estudou no
Conservatório de Música Alberto Nepomuceno
*******
Carmen Miranda e Ary Barroso nos EUA
Choro, marcha, samba
*******
Música brasileira
Carlos Gomes, Joaquim Callado, Patápio Silva, Anacleto de Medeiros, Leopoldo Miguez, Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Nazareth, Edino Krieger, Guarneri, Santoro e Ronaldo Miranda.
Identidade nacional
********
Tom Jobim
Eça, Paulo Soledade, Antonio Maria, Piazzolla, boleros
Gigantes do Jazz gravaram Jobim
Lester Young, R Carter, H Mann, B Evans, C Byrd, E. Garner, Coltrane, Nat, Miles, Duke Ellington, Count Basie, Oscar Peterson, Dizzy Gillespie, Chick Corea, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Quincy Jones, Stan Getz, Tony Bennett, Nancy Wilson, Henderson, H Hancok, P Metheny, P Lee, Goodman, Sinatra, Winehouse
*****
Ária, cantata
Ária, composição musical escrita para um cantor solista, de uma obra maior, como uma ópera, cantata ou oratório e "canção" quando é uma peça avulsa.
Uma ária pode ser destinada a mais de um cantor: para dois cantores, chama-se duo ou dueto.
No Barroco, esse termo também era usado para designar peças instrumentais, para orquestra ou solista, que constituíam parte de uma suíte.
******
Doris Monteiro, Eliana Pittman, Elza Soares, Claudette Soares, Leny Andrade e Lana Bittencourt adotaram o sambalanço que é uma linha paralela à Bossa Nova que não segue o minimalismo vocal e instrumental.
******
Tom Jobim, Astor Piazzolla
Álbum Encontro Jobim e Piazzolla. Dois eruditos apaixonados pela música popular. Tom incorporou Debussy, Ravel, Bach, Chopin e Piazolla incorporou Bach, Stravinsky e Bartok. Ambos fizeram conexões com o Jazz e o Jazz latino. Burton e Mulligan.
Piazolla prolongou a popularidade do tango entre as novas gerações. Com Julio de Caro, Osvaldo Pugliese, Aníbal Troilo, Horácio Salgán e muitos outros, o tango sempre foi fortemente instrumental.
Assim como Tom Jobim, Piazolla influenciou uma legião de músicos como : Q Jones, Glass, Gismonti e Guarnieri. Seu propósito sempre foi a produção do belo, do sublime. A música que encanta e emociona.
Música brasileira com grandes compositores e a música argentina também como
Le Pera, Villoldo, Troilo,
di Sarli, Donato, Arolas,
Santos Discépolo, Canaro,
Matos Rodríguez, del Carril,
Sosa, Fresedo, Pugliese,
D'Arienzo, Firpo, Lomuto.
Tom Jobim estudou com Koellreutter Lúcia Branco e Tomás Teran
Nelson Freire foi aluno com 12 anos de Lucia Branco.
Moreira Lima com 17.
Tom com 20, 1946/47.
Luizinho Eça estudou na Austria.
Foi aluno de Madame Stern e Gulda
Jaques Klein foi mestre de Arnaldo Cohen
Fez duo com Accardo e Gulda
Aulas na rua General Urquiza no 107, casa de Lúcia Branco.
Koellreutter formou o grupo Música Viva com Guerra Peixe, Cláudio Santoro, Edino Krieger e Isaac Karabchevsky
Jobim estudou com Teran amigo de Villa Lobos. Considerado por Arthur Rubinstein como o melhor pianista espanhol, foi mestre de Arnaldo Estrella, Heitor Alimonda, Ivy Improta e Tom Jobim
*******
Olavo Bilac, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade
Matita Perê (1973) e Urubu (1975) Tom Jobim e a literatura.
Música para poema de Bandeira
Guimarães Rosa conflitos sociais
Drummond e os dramas do cotidiano
Gullar Águas de Março sempre nova
Vinícius símbolismo
******
Garota de Ipanema, Água de beber, Águas de Março, Desafinado, e Samba de Uma Nota Só.
Encontro de gigantes. Naná Vasconcelos, Oscar Castro Neves, Eliane Elias, Flora Purim e David Sanborn.
Flora Purim atuou com Chick Corea e Stanley Clarke. Gravou e atuou com Dizzy Gillespie, Gil Evans, Opa, Stan Getz, George Duke, Mickey Hart of the Grateful Dead, C Santana, Jaco Pastorius, e Airto Moreira. Já foi eleita a melhor cantora de Jazz do ano. Eliane Elias já foi premiada com o Grammy. Começou atuando com Toquinho.
*****
Sinestesia mistura de percepções de diferentes órgãos de sentidos.
Aliteração, repetição de sons consonânticos idênticos
Assonância, por repetição de sons vocálicos
«O ar estava azul, e o mar, tão morno.»
Elipse
«O ar estava azul, e o mar tão morno.»'
Recursos expressivos da Bossa Nova
Tudo na cultura está sempre sofrendo influência e exercendo influência, afirmava Tom Jobim
A música pode mudar o mundo mas depende de quem faz e com qual propósito dizia Tom Jobim
****
Lindo texto de Guilherme Arantes. Melodia, harmonia, simplicidade, complexidade, sofisticação, arrojo, melodias sinuosas, previsível e imprevisível. Riqueza e criatividade impressionantes. Minimalismo vocal ou potências vocais. Instrumental mínimo ou grandes orquestras. Ourives da canção.
Sinfonias magníficas.
Bonita é a base de todas as canções e muitas sublimes, divinas, magníficas, maravilhosas, deslumbrantes.
Entidades musicais que se comunicam com a nossa alma.
Exaltou a mulher, o amor, a natureza, e o Brasil.
Catedrais de beleza musical compostas por Jobim.
Geometria e caleidoscópio de Jobim, dinâmica infinitesimal de poliedros, piramidal
Um arquiteto que construiu catedrais de beleza musical. Tecelão de tapetes persas musicais. O cântico de cores sonoras
Chopin ou Beethoven reencarnaram na Mangueira
Metáfora da importância de Jobim na música brasileira
Debussy ou Tchaikovski no Cacique de Ramos
Erudito e popular unidos
Samba sincopado e acordes dissonantes
Cantora de jazz americana
Madeleine Peyroux: "A bossa nova tem uma qualidade meditativa extremamente importante para a alma"
"A importância da obra de Jobim é equivalente ao tamanho das florestas brasileiras"
Simone
A natureza do Brasil, seu povo e cultura eram a fonte de inspiração de Tom Jobim. Vivendo no Rio de Janeiro, ao mesmo tempo, urbano e com a maior floresta urbana do mundo.
Tom Jobim construiu catedrais de beleza musical.
A Bossa Nova nasceu no pós-guerra. Havia um grande otimismo sobre o futuro do Brasil, seu papel no mundo, Juscelino Kubitschek, 50 anos em 5, Brasília, integração do Brasil, coração do país, Niemeyer, modernidade, futuro, Cinema Novo, democracia, liberdade, progresso econômico e social.
Articulou tradição e modernidade, erudito e popular, nacional e international.
As músicas instrumentais de Tom Jobim parecem vozes humanas. Vozes expressando alegria, medo, tristeza, angustia, saudade.
Tom Jobim não precisa de letra, ele não faz música, faz entidades sonoras que se comunicam com a nossa alma.
Melodia alterada pela harmonia na percepção de quem ouve. Só gênios como Mozart conseguem fazer beleza musical com tão poucas notas ou repetindo sequências melodicas.
Harmonia rica, acordes dissonantes e samba sincopado.
Jobim também fez maravilha musical com grandes sequências melodicas diferenciadas, lindas valsas. Duas sinfonias.
Puro madrigalismo, cantatas da Bossa Nova. A poesia musicada de Vinícius de Moraes, o samba quase falado de Noel Rosa e João Gilberto.
Delicadeza, sublime, cantou a natureza, as belezas do país, amores felizes ou infelizes. Cantou a cultura popular, choro, moda, serestas, samba-canção. Romantismo, impressionismo e simbolismo. Alma fadista. Cultura popular, música folclore, expressões regionais, forró, frevo.
Uma síntese de influências.
Reconhecido pelos maiores músicos do planeta, adotado pelo Cool Jazz e o Blues.
Grande, média ou minina presença orquestral. Beleza imutável.
Gerswhin, Porter, Berlin, Debussy, Ravel, Chopin, Strasvinski, Tchaikovski como inspiração.
Liberdade poética, livre sequência de palavras. Sem pregação. Poesia fluída.
Coral, vozes femininas e masculinas, instrumental e a lírica, sempre excelente. Magistral. Magnifico.
Universo mágico, fantastico, encantado.
O Maravilhoso Mundo de Antonio Carlos Jobim.
Mago Jobim, e seu caleidoscópio, catedrais de beleza musical. A natureza, os amores, o povo e a cultura eram sua fonte de inspiração além da literatura.
******
Tom Jobim e o Maestro Isaac Karabtchevsky.
Ele foi diretor da OSB por 25 anos. Dirigiu instituições ligadas à música em diversos países. Fez apresentações aplaudidas pela crítica internacional na Europa e EUA.
Isaac Karabchevsky executa canções de Tom Jobim desde os anos 60.
*********
Maria Lúcia Godoy foi esposa de Isaac Karabtchevsky. Bidu Sayão considerou Maria Lúcia Godoy "sua única sucessora".
Maria Lúcia Godoy veio do Madrigal Mineiro.
Seu repertório inclui consagrados autores como Edino Krieger, Cláudio Santoro, Ronaldo Miranda, Marlos Nobre, Waldemar Henrique, Hekel Tavares, Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque de Holanda e Wagner Tiso. Poemas de Manuel Bandeira.
**********
Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra que toca o Brasil. Tom Jobim, Ernesto Nazareth, Villa Lobos, Carlos Gomes.
Koellreutter, Villa-Lobos, Tomás Teran, Leo Peracchi, Alceo Bocchino, Lyrio Panicalli, e Radames Gnatalli contribuíram para que Tom Jobim não se prendesse à divisão erudito popular. Koellreutter influenciou muita gente boa em sua escola, como Santoro, Edino Krieger, Isaac Karabchevsky, Guerra Peixe, e Paulo Moura.
******
O impressionanismo foi uma reação aos excessos da Era Romântica, caracterizada pelo uso dramático do sistema das escalas maior e menor, a música impressionista usa dissonâncias com escalas não tão comuns, a escala hexafônica. Os românticos usavam gêneros mais longos de música, como a sinfonia enquanto os impressionistas preferiram formas curtas.
O uso da escala de acordes de 7ª maior e a extensão de estruturas nos acordes com intervalos de 3ª à harmonias de cinco e seis partes. O estilo musical do impressionanismo foi o efeito de planar sobre uma frase melódica. Claude Debussy foi mestre deste efeito. Várias composições utiliza acordes de 11ª e 13º bem abertos e repetitivos, lentamente
O Impressionismo caracteriza-se um lirismo íntimo como os simbolistas preferem o imaginário e fantasioso ao real; uso de efeitos sonoros como o Jeux d'Eau de Maurice Ravel, com floreados representando a água corrente
diferente. Paul Dukas impressionista próximo do final da Era Romântica Ralph Vaughan Williams e Ottorino Respighi foram impressionistas
O Impressionismo também de Manuel de Falla, Frederick Delius, Isaac Albéniz, Camille Saint-Saëns, Francis Poulenc; Bill Evans e do maestro Antônio Carlos Jobim, que utilizou motivos impressionistas, como também estruturas harmônicas similares às de Debussy e Ravel, nas suas músicas populares como nas eruditas como A Sinfonia da Alvorada
Entre os grandes precursores do Impressionismo, Franz Liszt, Richard Wagner, Edvard Grieg e Christian
A
harmonias, o timbre e as combinações de acordes do período impressionista criavam um “borrão sonoro”. Instrumentos que tinham timbres alegres e agudos passaram a ser usados com timbres mais sombrios e graves, como os clarinetes e as flautas. Foram introduzidos novos instrumentos, como harpas e metais, com timbres atenuados.
Motivos e estruturas harmônicas do Impressionismo.
Jobim e a influência de Debussy e Ravel.
Tom Jobim cria uma estrutura melódica mínima, poucas notas, repetida sob diferentes caminhos harmônicos. Para que isso não fique pobre e sem emoção é preciso uma ampliação do uso expressivo dos acordes.
Tradução e identidade nacional
Tom, romantismo harmonia e a natureza
Música moderna
Temas popular, nacional, e a dialética
Nacional e Internacional
Politica bem estar e sem política
Samba e jazz
Gêneros diversos
Sem clichê sem esteriótipos
As canções populares permitem decompor, analisar, partes como objeto de uma rede social de amplitudes infinitas. O modo como se combinam letra, melodia e arranjo faz surgir questões sobre a classificação dos gêneros. O arranjo musical, suporte sonoro da canção, coloca em tensão a combinação letra e música e deslocar o sentido do conjunto. Algumas das gravações de O morro não tem vez de Tom Jobim e Vinícius de Moraes expressam tensões que tornam uma questão permanente da Bossa Nova.
Ogerman maestro e grande parceiro de Tom Jobim, uma aliança de sucesso.
Tom e Eça e o piano clássico, Lúcia Branco e Tomás Teran , Radames.
Piazzolla jazz, tango e música erudita e Jobim
Carlos Barbosa Lima e Sharon Isbin, Jobim
Christina Gregoryans erudita da Armênia
Gerswhin e Ravel
Turíbio Santos e Jobim
Stan Getz, Ella Fitzgerald e Frank Sinatra definiram Tom Jobim como um dos maiores compositores da história da música de todos os tempos.
"Tom Jobim é um dos maiores compositores da história da música! É impressionante a produção musical dele. Tudo da mais alta qualidade.
“Amparo” poderia ter sido composta por Ravel ou Debussy. E tenho certeza de que daqui a muitos e muitos anos, esta peça será comparada a qualquer uma escrita por um dos grandes mestres clássicos da música mundial.
Acho que Tom Jobim nunca fez uma música que não fosse, no mínimo, linda! Tudo é muito bem feito, muito melódico, muito harmônico na obra desse gênio..."
Mauro Senise
Tom Jobim é a maior verdade da música brasileira
Essência de tudo
Dora Morelenbaum
O Jazz nunca mais seria o mesmo depois da Bossa Nova
Tom Jobim
O Maestro Soberano
Compositor que une o céu e a terra.
Samba, carnaval, mundo dionisiaco, e Debussy, Apolo.
Orfeu, tragédia, paganismo, e da Conceição, sacrifício de Cristo. Vinícius poesia espiritual, religiosa, e carnal erótica.
Heitor Villa-Lobos introduziu o choro e o folclore na música erudita. Tom Jobim também uniu o erudito e o popular. Poesia na música, Villa-Lobos, Catulo da Paixão Cearense e Manuel Bandeira, Drummond com Jobim.
Villa Lobos e Manuel Bandeira, ícones do Modernismo de 22
****
A temática ecológica
Matita Perê
Urubu
Terra Brasilis
Passarim
Canções
Borzeguim
Águas de Março
Boto
Correnteza
****
Timidez de Tom Jobim removida por Aloysio de Oliveira, Leo Peracchi e Elis Regina. Vital para um artista dizia o Maestro.
****
Se homens como Villa-Lobos, Ary Barroso, Pixinguinha e Vinícius de Moraes morreram Tom Jobim dizia que se sentia mais conformado com a ideia de morte.
****
A tragédia de Orfeu Negro e a tragédia da morte de Tom Jobim, Sylvia Telles, Maysa, e Elis Regina.
****
Piano clássico de Tom Jobim
Koellreutter, Lúcia Branco e Tomás Teran
Luizinho Eça, Lucia Branco e Conservatório de Viena
Soledade, parceiro de Tom Jobim, Vinícius e Maria
Garoto e Vadico os acordes dissonantes
Bolero, compositores e cantores
Piazzolla, tango, bolero, jazz, música clássica
Gerswhin jazz e Ravel
Improta, Estrela e seu mestre Tomas Teran
Klein e seu aluno A Cohen
****
Tom Jobim adotou outro projeto profissional, adotou uma nova proposta musical, ao invés de se aprofundar e aperfeiçoar na execução dos pianistas clássicos, ser um compositor inspirado nos clássicos.
****
Cole Porter, Gerswhin, Berlin, Bacharach, Jobim
Boleros e cantores famosos.
****
Rubstein conheceu Villa-Lobos
****
O impressionanismo
Tom, Debussy, Maurice Ravel e Gershwin Impressionisticas passagens existem em Frédéric Chopin, Franz Liszt, Richard Wagner, Charles Ives, Béla Bartók, e George Gershwin.
****
Curso de piano de Tom Jobim
Eles tocavam todos os clássicos :
Chopin, Beethoven, Bach, Debussy, Mahler, Mozart, Tchaikovsky, Brahms, Ravel, Schubert, Schumann, Strauss, De Falla, Paganini, Rachmaninov, Stravinsky, Sibelius, Puccini, Verdi, Haydn, Villa Lobos, Handel, Britten, G Faure, Wagner, Griege, and Liszt.
******
Qual o feitiço, qual seria o magnetismo ou qual o segredo do sucesso da Garota de Ipanema que completa 60 anos em 2022 ? Existe algo no imaginário coletivo ou no inconsciente coletivo que faz da Garota de Ipanema uma música eterna como Yesterday ? Uma música fora do tempo ?
O que Tom e Vinicius conseguiram captar ao falar de uma moça que no simples ato de transitar na direção da praia ou do mar, transmite graça e beleza e transfigura tudo ao seu redor, sem ter consciência disso. Por que a tristeza do eu lírico encontra consolo, no mero bailado natural da Garota ? Um poema que deixa de ser sentido e consegue ser expresso em palavras. Essa menina é apenas uma pessoa ou uma metáfora ? O simbolismo da felicidade que passa, mas que é algo efêmero que o poeta eterniza como a chama que, paradoxalmente, é eterna enquanto dura.
Uma imagem que nos leva ao eden, mas não como uma sereia que pode conduzir os navegantes ao infortúnio ou a perda da graça. A antítese da tragédia de Orfeu e sua amada. A magia igual a de Dindi, natureza antropomorfica.
Sempre entre as mais gravadas e executadas.
Tom Jobim sem elitismo social, erudito apaixonado pelo popular
Ourives de jóias musicais. Artesão de maravilhas.
Catedrais de beleza musical. Tecelão de tapetes persas musicais. O cântico de cores sonoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário