sexta-feira, 24 de março de 2023

 Maestro Antônio Carlos Jobim e sua orquestra acompanhando Dalva de Oliveira na sua gravação nos estúdios da Odeon, o maestro Jobim fez arranjo, orquestração e tocou piano 



Francisco José, famoso cantor português, interpretando Eu sei que vou te amar. 


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O Jornal O Globo tece rasgados elogios ao álbum de Tom Jobim com as canções Faz uma semana e Pensando em você, interpretadas por Ernani Filho, cantor, amigo de Ary Barroso e líder de sua orquestra que excursionava pela América Latina. Elogios também a Lyrio Panicalli, maestro responsável pela orquestração. Tom Jobim,  nessa época, era completamente desconhecido do grande público. A fama só viria em 1954, com Tereza da Praia e a Sinfonia do Rio, em parceria com Billy Blanco. Em 1956 Tom Jobim produziria as canções da peça teatral Orfeu da Conceição. Ernani Filho era o melhor amigo de Ary Barroso e seu intérprete favorito. Gravou várias canções de Tom Jobim como Foi a Noite, Só Saudade, Frase perdida, Sucedeu Assim, Luar e Batucada. Importante registrar o avanço tecnológico desse disco para a época, não se tratava mais do antigo 78 RPM. Em 1953 o Mauricy Moura gravou Incerteza do Antonio Carlos Jobim lançada antes de Faz uma semana. Mauricy Moura foi o cantor que gravou a primeira canção de Tom Jobim e Newton Mendonça, Incerteza. Mauricy  gravou mais de 15 discos pela Continental, Sinter, Chantecler, Odeon e Polydor. Essas canções foram relançadas em 1997 no CD Meus Primeiros Compassos. Silvio Caldas era seu padrinho. 




Solidão

 Bebel

 Perdido olhos 

Não sei não

 Acho que não 

Se Noel estivesse aqui

Esperança

Mágoa 

Sylvia

Mário Reis

Vanja Orico 

Esse seu olhar 



Tom Jobim e Elizeth Cardoso

Canção do Amor Demais


Tom Jobim e Sérgio Mendes.

O Sambalanço foi uma corrente que se desenvolveu em paralelo com a Bossa Nova, nos anos 50 e 60. Se no âmbito da Bossa Nova, no debate entre Menescal, Carlos Lyra, Durval Ferreira, Johnny Alf, Baden Powell e João Gilberto, prevaleceu a proposta de João Gilberto, o ritmo do tamborim, o minimalismo, no Sambalanço, herdeiro do samba-exaltação, jazz e ritmos latinos, predominou um ritmo mais quente, exuberante e dançante. Seus representantes foram Miltinho, Orlandivo, Ed Lincoln, João Roberto Kelly, Aracy de Almeida, Elza Soares, Waldir Calmon, Sérgio Mendes, Djalma Ferreira, Silvio Cesar, Tenório Jr, Célia Reis, Celso Murilo, Helton Menezes, Luiz Antônio, Lana Bittencourt e Wilson Simonal. Claudette Soares, Eliana Pittman e Doris Monteiro continuam na linha do Sambalanço. É muito interessante ouvir as canções de Tom Jobim no Sambalanço. Tito Madi e Feitosa também gravaram Sambalanço.


A dialética da Bossa Nova, alegria e melancolia, sofisticação e popular, sem elitismo social, vida com prazer e sem projeto de poder, promessa de felicidade, samba e não samba, parte do samba e volta ao samba. Samba estilizado, minimalismo, abertura de espaço, samba cantado, redução dos ritmos.


Erudito e popular

Tradição e modernidade o novo

Nacional e internacional


A musica impressionista fazia transgressão nas linhas melódicas do romantismo, para trazer uma ideia de emoção e sensações possuía partes que são mais confusas, evita tensões com ferramentas da música tonal romântica e clássica


Para fazer a emoção maior modificavam os timbres dos instrumentos orquestrados e com novas cadencias e harmonias. Instrumentos que tinham timbres alegres e agudos com timbres mais sombrios e graves como clarinetes e flautas, e instrumentos com timbres mais leves e oníricos como harpas e os metais tinham seus timbres atenuados 

Vinícius 

Resumo sobre o simbolismo


Buscava a conexão entre o mundo material e espiritual.

Temas  transcendentes e metafísicas.

Sinestesia, vocabulário etéreo,  paradoxos,  pausas, aliterações e musicalidade rítmica


Baudelaire, Mallarmé, Verlaine, Rimbaud.

Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos “pós-simbolista” ou “pré-moderno”


A literatura simbolista foi uma reação às correntes cientificistas e positivistas


Modernismo ruptura continuidade importância cromatismo sintetizador


 Há muito de trovador medieval francês em Tom Jobim e Chico. Tom é um compositor de valsas maravilhosas também. Seresta

Luiza

música é um bom exemplo de uso de uma harmonia tonal rica – logo chamam a atenção o primeiro acorde, Cm(7M), e,  depois, dois acordes maiores com a quinta aumentada na harmonia de Luiza encontramos recursos antigos que remontam à Bach, como a passagem entre a tonalidade menor e sua homônima maior. Nao inusitado, se trata de um recurso utilizado por muitos compositores, entre os quais os Beatles modo de cantar 

popular foi se modificando ao longo dos anos.

Conforme o gosto do público e o desenvolvimento de novas técnicas


Boto 

Recital de mestrado de Isabela de Figueiredo Santos. 13 de março de 2009, Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil. Dissertação: Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: um estudo interpretativo.


Vozes femininas: Isabela Santos, Clara Guzella, Riane Menezes e Carolina Rennó; Violão e voz: Ricardo Novais, bateria: João Felipe de Paula, Violoncelo: Geter Fernandes 


A Nova Banda gravou em português e inglês.


Autores examinados na tese


Waldemar Henrique (1905-1995)

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

Ronaldo Miranda (1948-)


Antônio Carlos Jobim (1927-1994)

Obras de Jobim

• Sabiá (Tom Jobim/Chico Buarque) Arranjo: Ângelo Fernandes

• Boto (Tom Jobim/Jararaca)

• Soneto da Separação (Tom Jobim/Vinícius de Morais)

• Passarim (Tom Jobim)


Maria Lúcia Godoy, do Madrigal Renascentista, cantora e poetisa, divulgadora da obra de Villa-Lobos escreveu o poema da canção "Entretanto, eu canto", musicado por Waldemar Henrique; também cantaram 

Inezita Barroso, Clara Petraglia, Vanja Orico, Jorge Fernandes e Maria d`Apparecida.

O texto sempre conectado à música, era uma diretriz do autor.


Villa Lobos musicou Manuel Bandeira e Catulo da Paixão Cearense. Jobim musicou Manuel Bandeira. Sofreu influência de Guimarães Rosa, Bilac, Mário Palmerio, Fernando Pessoa, Drummond, e dos sonetos musicados de Vinícius de Moraes.


A dissertação objetiva sugerir uma interpretação adequada para o canto em 

quatro Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: Foi Bôto, Sinhá!, Uirapuru, Nayá e

Japiim segundo a proposta do autor.


 Linda e Dircinha Batista, Isaura Garcia, Elizete Cardoso, Leny de 

Andrade, Vicente Celestino e Orlando Silva, cantavam com voz impostada, influencia do canto lírico europeu. Usavam adornos 

portamentos, trilo, cadência, floreio, grupetos e apojaturas


Maysa cantava com a voz mais colocada e encorpada, utilizava vibrato ,  Carmen Miranda possuia voz 

colocada,  e o r com pronúncia italiana 

Carmen Miranda conhecia Waldemar Henrique.


O modo de cantar 

popular foi se modificando ao longo dos anos.

Conforme o gosto do público e o desenvolvimento de novas técnicas 


Tempo mar saudades do Brasil rancho nuvem


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