sábado, 25 de março de 2023

 Pixinguinha e Tom Jobim 

Choro, samba, samba de salão 

Melodia, harmonia e lírica 

As canções populares permitem decompor, analisar, partes como objeto de uma rede social de amplitudes infinitas. O modo como se combinam letra, melodia e arranjo faz surgir questões sobre a classificação dos gêneros. O arranjo musical, suporte sonoro da canção, coloca em tensão a combinação letra e música e deslocar o sentido do conjunto. Algumas das gravações de O morro não tem vez de Tom Jobim e Vinícius de Moraes expressam tensões que tornam uma questão permanente da Bossa Nova.


O desenvolvimento melódico via repetição e transposição de motivos curtos, vem de Chopin, e de Gershwin. De Chopin  a harmonia de condução de vozes, com uma nota estacionária e as outras vozes movendo-se paralelamente de um acorde para outro.


A musica impressionista faz transgressão nas linhas melódicas do romantismo, para gerar uma ideia de emoção e sensações. A MI possuía partes que são mais confusas, evita tensões com ferramentas da música tonal romântica e clássica


Para fazer a emoção maior modificavam os timbres dos instrumentos com novas cadencias e harmonias. Instrumentos que tinham timbres alegres e agudos com timbres mais sombrios e graves como clarinetes e flautas, e instrumentos mais leves e oníricos como harpas e os metais tinham seus timbres atenuados 

Poesia 

Poesia simbolista

Vinícius 


A conexão entre o mundo material e espiritual.


Temas  transcendentes 


Sinestesia, vocabulário etéreo,  paradoxos,  pausas, aliterações e musicalidade rítmica


A literatura simbolista foi uma reação às correntes cientificistas


Vinícius de Moraes teve uma fase espiritual e outra carnal 


Madrigalismo medieval, renascentista, maternal, secular, pastoril, heróico, folclórico.

Cantata


Pandeiro e Bossa Nova ritmo definido 

Samba do Estácio Ataulfo 

Samba Canção 

Árias Darius Milhaud Jobim maxixe lundu choro Villa Radames Tom modinha Custódio Ary Noel C Gomes impressionismo


Bidu Sayão e Maria Lúcia Godoy também divulgaram a obra de Heitor Villa-Lobos 

Erudição 

Haydn, Bach


Empréstimo Modal

Guest

Schachter

Kostka

Payne

Aldwell


Recital de mestrado de Isabela de Figueiredo Santos. 13 de março de 2009, Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil. Dissertação: Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: um estudo interpretativo.


Vozes femininas: Isabela Santos, Clara Guzella, Riane Menezes e Carolina Rennó; Violão e voz: Ricardo Novais, bateria: João Felipe de Paula, Violoncelo: Geter Fernandes 


A Nova Banda gravou em português e inglês.


Autores examinados na tese


Waldemar Henrique (1905-1995)

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

Ronaldo Miranda (1948-)


Antônio Carlos Jobim (1927-1994)

Obras de Jobim

• Sabiá (Tom Jobim/Chico Buarque) Arranjo: Ângelo Fernandes

• Boto (Tom Jobim/Jararaca)

• Soneto da Separação (Tom Jobim/Vinícius de Morais)

• Passarim (Tom Jobim)


Maria Lúcia Godoy, do Madrigal Renascentista, cantora e poetisa, divulgadora da obra de Villa-Lobos escreveu o poema da canção "Entretanto, eu canto", musicado por Waldemar Henrique; também cantaram 

Inezita Barroso, Clara Petraglia, Vanja Orico, Jorge Fernandes e Maria d`Apparecida.

O texto sempre conectado à música, era uma diretriz do autor.


Villa Lobos musicou Manuel Bandeira e Catulo da Paixão Cearense. Jobim musicou Manuel Bandeira. Sofreu influência de Guimarães Rosa, Bilac, Mário Palmerio, Drummond, e dos sonetos musicados de Vinícius de Moraes.


A dissertação objetiva sugerir uma interpretação adequada para o canto em 

quatro Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: Foi Bôto, Sinhá!, Uirapuru, Nayá e

Japiim segundo a proposta do autor.


 Linda e Dircinha Batista, Isaura Garcia, Elizete Cardoso, Leny de 

Andrade, Vicente Celestino e Orlando Silva, cantavam com voz impostada, influencia do canto lírico europeu.


Maysa cantava com a voz mais colocada e encorpada, utilizava vibrato ,  Carmen Miranda possuia voz 

colocada,  e o r com pronúncia italiana 

Carmen Miranda conhecia Waldemar Henrique.


O modo de cantar 

popular foi se modificando ao longo dos anos.

Conforme o gosto do público e o desenvolvimento de novas técnicas


Síntese 

ACJ fala sobre Custódio Mesquita, Bonfa, Vadico, Sávio e toca algumas músicas de Custódio com a família Caymmi: Nana Caymmi, Danilo Caymmi e Dori Caymmi. Entra Chico Buarque; eles conversam e cantam. Entram Turíbio Santos e Olivia Byington. ACJ canta Ary Barroso. Entra Gal Costa. Dorival Caymmi toca violão e canta.  Tom apresenta Carlos Barbosa-Lima e seu disco.


Interpretação clássica do samba-canção estilo tradicional. Belíssimo.

Quem cantava como Bossa Nova era Mário Reis, Dick Farney, Sylvinha, Johnny Alf, Lúcio Alves e João Gilberto.Interpretação clássica do samba-canção estilo tradicional. Belíssimo.

Quem cantava como Bossa Nova era Mário Reis, Dick Farney, Sylvinha, Johnny Alf, Lúcio Alves e João Gilberto. 

Jobim

Hall of Fame

Duke Hart 

Bacharach

 Carmichael Cole Porter Gerswhin Berlin Kern Alen Mercer Dorsey Miller Anka 


Quincy Jones

Tony Bennett 

Vinícius Uruguai 

Tom Jobim com Aloysio de Oliveira

Dolores Duran

Newton Mendonça 

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