Pixinguinha e Tom Jobim
As canções populares permitem decompor, analisar, partes como objeto de uma rede social de amplitudes infinitas. O modo como se combinam letra, melodia e arranjo faz surgir questões sobre a classificação dos gêneros. O arranjo musical, suporte sonoro da canção, coloca em tensão a combinação letra e música e deslocar o sentido do conjunto. Algumas das gravações de O morro não tem vez de Tom Jobim e Vinícius de Moraes expressam tensões que tornam uma questão permanente da Bossa Nova.
O desenvolvimento melódico via repetição e transposição de motivos curtos, vem de Chopin, e de Gershwin. De Chopin a harmonia de condução de vozes, com uma nota estacionária e as outras vozes movendo-se paralelamente de um acorde para outro.
A musica impressionista faz transgressão nas linhas melódicas do romantismo, para gerar uma ideia de emoção e sensações. A MI possuía partes que são mais confusas, evita tensões com ferramentas da música tonal romântica e clássica
Para fazer a emoção maior modificavam os timbres dos instrumentos com novas cadencias e harmonias. Instrumentos que tinham timbres alegres e agudos com timbres mais sombrios e graves como clarinetes e flautas, e instrumentos mais leves e oníricos como harpas e os metais tinham seus timbres atenuados
Poesia simbolista
A conexão entre o mundo material e espiritual.
Temas transcendentes
Sinestesia, vocabulário etéreo, paradoxos, pausas, aliterações e musicalidade rítmica
A literatura simbolista foi uma reação às correntes cientificistas
Madrigalismo medieval, renascentista, maternal, secular, pastoril, heróico, folclórico.
Pandeiro e Bossa Nova
Árias Darius Milhaud Jobim maxixe lundu choro Villa Radames Tom modinha Custódio Ary Noel C Gomes impressionismo
Bidu Sayão e Maria Lúcia Godoy também divulgaram a obra de Heitor Villa-Lobos
Haydn, Bach
Empréstimo Modal
Guest
Schachter
Kostka
Payne
Aldwell
Recital de mestrado de Isabela de Figueiredo Santos. 13 de março de 2009, Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil. Dissertação: Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: um estudo interpretativo.
Vozes femininas: Isabela Santos, Clara Guzella, Riane Menezes e Carolina Rennó; Violão e voz: Ricardo Novais, bateria: João Felipe de Paula, Violoncelo: Geter Fernandes
A Nova Banda gravou em português e inglês.
Autores examinados na tese
Waldemar Henrique (1905-1995)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Ronaldo Miranda (1948-)
Antônio Carlos Jobim (1927-1994)
Obras de Jobim
• Sabiá (Tom Jobim/Chico Buarque) Arranjo: Ângelo Fernandes
• Boto (Tom Jobim/Jararaca)
• Soneto da Separação (Tom Jobim/Vinícius de Morais)
• Passarim (Tom Jobim)
Maria Lúcia Godoy, do Madrigal Renascentista, cantora e poetisa, divulgadora da obra de Villa-Lobos escreveu o poema da canção "Entretanto, eu canto", musicado por Waldemar Henrique; também cantaram
Inezita Barroso, Clara Petraglia, Vanja Orico, Jorge Fernandes e Maria d`Apparecida.
O texto sempre conectado à música, era uma diretriz do autor.
Villa Lobos musicou Manuel Bandeira e Catulo da Paixão Cearense. Jobim musicou Manuel Bandeira. Sofreu influência de Guimarães Rosa, Bilac, Mário Palmerio, Drummond, e dos sonetos musicados de Vinícius de Moraes.
A dissertação objetiva sugerir uma interpretação adequada para o canto em
quatro Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: Foi Bôto, Sinhá!, Uirapuru, Nayá e
Japiim segundo a proposta do autor.
Linda e Dircinha Batista, Isaura Garcia, Elizete Cardoso, Leny de
Andrade, Vicente Celestino e Orlando Silva, cantavam com voz impostada, influencia do canto lírico europeu.
Maysa cantava com a voz mais colocada e encorpada, utilizava vibrato , Carmen Miranda possuia voz
colocada, e o r com pronúncia italiana
Carmen Miranda conhecia Waldemar Henrique.
O modo de cantar
popular foi se modificando ao longo dos anos.
Conforme o gosto do público e o desenvolvimento de novas técnicas
Síntese
ACJ fala sobre Custódio Mesquita, Bonfa, Vadico, Sávio e toca algumas músicas de Custódio com a família Caymmi: Nana Caymmi, Danilo Caymmi e Dori Caymmi. Entra Chico Buarque; eles conversam e cantam. Entram Turíbio Santos e Olivia Byington. ACJ canta Ary Barroso. Entra Gal Costa. Dorival Caymmi toca violão e canta. Tom apresenta Carlos Barbosa-Lima e seu disco.
Interpretação clássica do samba-canção estilo tradicional. Belíssimo.
Quem cantava como Bossa Nova era Mário Reis, Dick Farney, Sylvinha, Johnny Alf, Lúcio Alves e João Gilberto.Interpretação clássica do samba-canção estilo tradicional. Belíssimo.
Quem cantava como Bossa Nova era Mário Reis, Dick Farney, Sylvinha, Johnny Alf, Lúcio Alves e João Gilberto.
Hall of Fame
Duke Hart Bacharach Carmichael Cole Porter Gerswhin Berlin Kern Alen Mercer Dorsey Miller Anka
Nenhum comentário:
Postar um comentário