Recital de mestrado de Isabela de Figueiredo Santos. 13 de março de 2009, Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil. Dissertação: Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: um estudo interpretativo.
Vozes femininas: Isabela Santos, Clara Guzella, Riane Menezes e Carolina Rennó; Violão e voz: Ricardo Novais, bateria: João Felipe de Paula, Violoncelo: Geter Fernandes
A Nova Banda gravou em português e inglês.
Autores examinados na tese
Waldemar Henrique (1905-1995)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Ronaldo Miranda (1948-)
Antônio Carlos Jobim (1927-1994)
Obras de Jobim
• Sabiá (Tom Jobim/Chico Buarque) Arranjo: Ângelo Fernandes
• Boto (Tom Jobim/Jararaca)
• Soneto da Separação (Tom Jobim/Vinícius de Morais)
• Passarim (Tom Jobim)
Maria Lúcia Godoy, do Madrigal Renascentista, cantora e poetisa, divulgadora da obra de Villa-Lobos escreveu o poema da canção "Entretanto, eu canto", musicado por Waldemar Henrique; também cantaram
Inezita Barroso, Clara Petraglia, Vanja Orico, Jorge Fernandes e Maria d`Apparecida.
O texto sempre conectado à música, era uma diretriz do autor.
Villa Lobos musicou Manuel Bandeira e Catulo da Paixão Cearense. Jobim musicou Manuel Bandeira. Sofreu influência de Guimarães Rosa, Bilac, Mário Palmerio, Fernando Pessoa, Drummond, e dos sonetos musicados de Vinícius de Moraes.
A dissertação objetiva sugerir uma interpretação adequada para o canto em
quatro Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique: Foi Bôto, Sinhá!, Uirapuru, Nayá e
Japiim segundo a proposta do autor.
Linda e Dircinha Batista, Isaura Garcia, Elizete Cardoso, Leny de
Andrade, Vicente Celestino e Orlando Silva, cantavam com voz impostada, influencia do canto lírico europeu. Usavam adornos
portamentos, trilo, cadência, floreio, grupetos e apojaturas.
Maysa cantava com a voz mais colocada e encorpada, utilizava vibrato, Carmen Miranda possuia voz
colocada, e o r com pronúncia italiana
Carmen Miranda conhecia Waldemar Henrique.
O modo de cantar
popular foi se modificando ao longo dos anos.
Conforme o gosto do público e o desenvolvimento de novas técnicas.
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