A expressão 'Bossa Nova' foi um nome mágico. Uma sacada espirituosa do Moyses Fuks, extremamente feliz .
Qual outra expressão poderia substituir com o mesmo efeito, Bossa Nova ? Nova onda, novo ritmo, nova batida, nova tendência, novo estilo, samba jazz, samba bossa, movimento de renovação, swing, ginga, cool samba ?
A palavra 'bossa' significa habilidade, vocação, jeito, moda, protuberância normal ou anormal em regiões dos organismos de homens e animais.
A Bossa Nova foi, portanto, uma nova maneira de compor e cantar, um novo modo de ler a tradição, uma nova roupagem do nosso patrimônio musical, uma nova vestimenta.
Tom Jobim gostava de enfatizar tanto a riqueza de gêneros do samba, quanto dos ritmos de uma bateria. Esse riqueza do samba propiciou o surgimento da Bossa Nova.
João Gilberto nunca se preocupou em definir a Bossa Nova porque ele sempre se considerou um cantor de samba-canção que explorou as potencialidades vocais e instrumentais dessa ramificação do samba.
Sofisticação harmônica, melodias sinuosas, complexas, letras poéticas, leveza e profundidade.
Um novo horizonte para a música brasileira, uma ampliação das possibilidades de expressões musicais surgidas ao longo do tempo. A voz de uma geração e seus ideais. Um movimento cuja importância histórica é inegável. Projetou a música do Brasil no mundo, uniu o passado ao presente e o popular ao erudito. Apresentou um mundo melhor, uma sociedade melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário