Que pena que o grande Francisco Alves faleceu antes do Tom Jobim gravar seu primeiro disco, seria maravilhoso ver esse grande cantor cantando canções de Tom Jobim. Foi o único dos grandes que não gravou Jobim. Morreu em 1952. Gravou Ary Barroso, Lupicinio, Ismael, Noel, gravou com Radames Gnatalli, Aracy de Almeida, Pixinguinha, Nono, Orestes Barbosa, Carmem Miranda.
Tom Jobim gostaria de ter o Rei da Voz em suas canções.
Cauby Peixoto, Vicente Celestino, Carlos Galhardo, Silvio Caldas, Cyro Monteiro, Dick Farney, Orlando Silva, Mario Reis, e Nelson Gonçalves gravaram Tom Jobim.
Um aspecto importante da Bossa Nova foi a abertura para os compositores cantarem. Antes do advento da Bossa Nova, somente aqueles grandes cantores com suas vozes poderosas podiam cantar. Com a Bossa Nova, os compositores tornaram-se mais conhecidos do grande público. Os cantores faziam sucesso e os compositores ficavam esquecidos. Com a quebra de paradigma da Boss Nova, o estilo intimista permitiu que os compositores interpretassem suas canções. Os cantores clássico criticaram a perda de espaço que isso acarretava para eles, num primeiro momento, mas depois muitos de adaptaram como Cauby Peixoto,. Aracy de Almeida, e outros, o importante foi quando Elis Regina e outras cantoras passaram a cantar com todo o potencial vocal, deixando claro que havia um espaço mais amplo que incluía todos. Mário Reis, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Agostinho dos Santos, Dick Farney gravaram canções de Tom Jobim.
Carlos Galhardo, o Rei da Valsa, com sua bela e poderosa voz, canta Tom Jobim acompanhado de José Menezes. Tributo a Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Galhardo tem uma bela interpretação de Fascinação que também foi gravada por Elis Regina.
O segundo cantor mais gravado do Brasil, atrás apenas de Francisco Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário