Em 1964 ela se separou de João Gilberto, alguns meses após o lançamento do álbum de João Gilberto e Stan Getz.
Esse filme tratava da questão do papel da mulher e do conservadorismo dos costumes da época que limitava a atuação da mulher.
Astrud fez 17 álbuns e 50 participações no cinema.
Aplaudida pelos maiores músicos do planeta
Esse núcleo Jobim, Getz, Astrud e João Gilberto foi o centro irradiador da Bossa Nova no mundo, abriu as portas para todos os músicos do movimento.
Ela entrou na gravação por acaso, convidada por João.
Sua voz, sua leveza, seu charme, sensualidade, seu inglês, encantaram o público americano. Era muito agradável e uma musica muito bonita, obra de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Newton Mendonça.
Sensação de algo aconchegante, terno, meigo, a voz que canta ao ouvido e conquista o coração.
A Bossa Nova
A onda que se ergueu no mar
Astrud Gilberto abriu caminho para que a bossa nova estourasse no mundo todo
Influenciou o pop americano e até o rock, o gênero dominante dos anos 1960.
A gravação ganhou o Grammy de Disco do Ano. E a composição mais gravada da história.
E “The Girl from Ipanema” transformou Astrud Gilberto em cantora profissional. Desde 1959, ela era casada com João Gilberto
Grandes nomes que fizeram sucesso nos EUA violonistas Bola Sete e Laurindo Almeida, os tecladistas Walter Wanderley, Sérgio Mendes e Eumir Deodato, Eliane Elias, e as cantoras Flora Purim e Eliane Elias.
Stan Getz queria contratar uma cantora americana famosa para gravar as canções de Tom Jobim com João Gilberto. João Gilberto deu a ideia de incluir Astrud Gilberto na gravação. Ela gravou, Stan Getz gostou do resultado, Creed Taylor aprovou. Stan Getz queria uma voz feminina fazendo par com João Gilberto, João cantava só em português. Foi, portanto, quase ao acaso que Astrud estreou no cenário internacional. O trunfo de Astrud foi falar inglês e seu charme na pronuncia e no canto. Ela foi original e não tentou imitar ninguém do universo musical dos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário