Porto das Caixas é um filme brasileiro de 1962, dirigido por Paulo Cesar Saraceni, com roteiro baseado em história original de Lúcio Cardoso.
Tom Jobim fez a trilha musical, A Valsa de Porto das Caixas. A trama infelizmente continua bem atual, uma mulher simples do interior abusada e agredida pelo marido resolve se vingar e mata-lo.
Sarraceni fez uma trilogia no cinema com histórias originais de Lúcio Cardoso.
A
Trilogia da Paixão iniciada por Porto das Caixas de 1962 , A Casa Assassinada de 1971 e O Viajante de 1999
A
história é uma adaptação do livro O Carteiro Sempre Bate Duas Vezes, do americano James M. Cain, já havia sido adaptada para o cinema duas vezes: o italiano "Obsessão", de 1943, dirigido por Luchino Visconti, e o americano "O Destino Bate À Sua Porta", de 1949, dirigido por Tay Garnett. A história se passa no município de Itaboraí, Rio de Janeiro, com inspiração no rumoroso "crime da machadinha".
O elenco contou com grandes nomes da TV e do cinema como a atriz argentina Irma Alvarez,
Reginaldo Faria, Paulo Padilha e
Margarida Rey.
Desespero e tragedia.
Melancolia na então pacata Porto das Caixas.
O cenário desolador da trama e o fundo musical de Tom Jobim fazem uma combinação que expressa bem todo horror dessa tragedia. Tristeza profunda.
O maestro também compôs trilhas de filmes como "Adventurers" 1969, “Tempo de Mar”, 1970; "A Casa Assassinada" 1971, “Eu te amo”, 1981; “Gabriela”, 1983
Nenhum comentário:
Postar um comentário