terça-feira, 22 de agosto de 2023

  Bireli Sverner Jobim



Quando a melodia não porta letra, cada um de nós é o letrista da canção, conforme nossa subjetividade ou o estado psíquico vivido no momento. Várias composições de Tom Jobim não possuem letra.

A letra circunscreve um conjunto de emoções, experiências, lembranças. Mas a sensibilidade de Tom Jobim é tão grande que suas melodias já emocionam, mesmo sem a letra. As peças puramente instrumentais de Tom Jobim parecem vozes humanas encantadas comunicando suas emoções. Toda melodia de Jobim parece fadada a receber letra.

Braguinha, por exemplo, fez a letra de Carinhoso de Pixinguinha, Vinícius fez a letra do Chorinho Odeon e de Gente Humilde, de Garoto, Chico fez letras para melodias de Tom Jobim. 

Entre 1750 e 1810, a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras. Os instrumentos, de simples acompanhantes, passaram a protagonistas. O microfone também sofreu aperfeiçoamento tecnológico e permitiu aos cantores cantarem em tons variados sem necessidade do tom sempre alto, com todas as potencialidades vocais expostas.





Tom Jobim


"Toda música é reflexo de sua época, das questões do seu tempo"


" Nada na cultura existe isolado. Tudo está sempre sofrendo influência e influenciando"


" A minha produção musical é diversa, faço samba-canção, choro, valsa, e modinha" 


" João Gilberto nunca limitou seu repertório, ele sempre cantou todo tipo de música"


Tom Jobim e a nova leitura da tradição.


Tom Jobim nunca desejou impor um modo de interpretar ou um ritmo ao seu cancioneiro, deixou aberta aos músicos, cantores e instrumentistas, essa possibilidade. Deixou, portanto, que usassem sua criatividade. Isso ajudou muito à rica recepção de sua música no Brasil e no mundo. Sem criar regras e restrições para a execução de suas canções, Tom Jobim abriu as portas para a criatividade dos artistas. A parceria de Tom Jobim e Claus Ogerman foi coroada de êxito. Eles conseguiram conciliar as ideias do arranjador e seus novos elementos com a proposta original do autor e sua identidade musical.



From entering a competition as a bet, Kathleen Ferrier became one of Britain’s foremost singers in the mid-20th century. 


Fiona Clampin takes a look at her life and asks why, since Ferrier's death, have contraltos fallen out of fashion?




 Elis Regina e Jair Rodrigues, gravação ao vivo do programa O Fino da Bossa, Volume 1. Canções de Tom Jobim. Um espetáculo na plena acepção da palavra!

O Fino da Bossa foi exibido pela TV Record São Paulo, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues. Ficou no ar entre 1965 e 1967, teve tanto sucesso que gerou a gravação de três LPs ao vivo pela gravadora Philips: Um deles, Dois na Bossa, foi o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias. Em 1964 o programa teve uma temporada na TV Excelsior Rio com o nome Dois na Bossa.

Quem sugeriu a criação da dupla foi Airton e Lolita Rodrigues no Almoço com as Estrelas



 Jair Rodrigues, Aracy de Almeida e Elis Regina. Encontro de gerações. Aracy de Almeida era conhecida como o Samba em Pessoa, A Dama da Central.

Aracy de Almeida conviveu com grandes cantoras. Dóris Monteiro, Elizeth Cardoso, 

Lana Bittencourt, Elen de Lima, Alaíde Costa, Dirce e Lindinha Batista, Isaurinha Garcia, Carminha Mascarenhas, Ângela Maria, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Maysa, Marisa Gata Mansa. Jamelao  foi um grande intérprete de Lupicínio Rodrigues.



A Bossa Nova, de modo algum, retirou a emoção da canção. A Bossa Nova não esfriou a sensibilidade. Cantar em tom intimista e cantar com grande voz para multidões pode ter o mesmo impacto psico-afetivo. Várias cantoras fizeram gravações e apresentações com a emoção a flor da pele. Podemos citar: Maysa, Dolores Duran, Isaurinha Garcia, Leny Andrade, Nana Caymmi, Elis Regina, e tantas lindas vozes femininas e masculinas. A emoção tem várias formas de se manifestar. Existe a emoção em tom passional e a emoção da música cantada ao ouvido que chega ao coração como João Gilberto, Tito Madi e Chico Buarque. Essa riqueza é a grande contribuição da Bossa Nova. A Bossa Nova é pura emoção, lirismo e sensibilidade !! Romântica ao extremo. Delicadeza máxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário