sexta-feira, 25 de agosto de 2023

 Gal Costa veio da Tropicalia e abraçou o repertório da Bossa Nova e Tom Jobim. A Bossa Nova renovou a harmonia, as letras, o ritmo, a melodia, os arranjos, a orquestração e o canto ou interpretação. Samba sincopado e acordes dissonantes são apenas um aspecto.

Bossa Nova e cool jazz 

Todos os grandes do Jazz gravaram Tom Jobim

Lester Young lírico e inovador na improvisação musical, Pres, diminutivo de President (apelido dado pela amiga Billie Holiday) influenciou Charlie Parker, John Coltrane e Tom Jobim. Hendrik is often considered Jazz’s most important harmonica player since Toots Thielemans 


João Gilberto percebeu que cantando baixo sem vibrato, poderia adiantar ou atrasar o canto em relação ao ritmo, desde que a batida fosse constante, criando  seu próprio tempo. Aquilo que os críticos chamam de goteira 


A mão direita tocava acordes, e não notas, produzindo harmonia e ritmo simultaneamente.  Utilizava técnicas de respiração que lhe permitiam alongar frases melódicas sem perder o fôlego e velocidade, ele criou a incerteza da fala, no canto, um canto quase falado. Os puristas não gostaram da mudança na métrica do samba-canção clássico.


A tendência do canto intimista vinha de Bing Crosby, Sinatra, Dick Farney, Mário Reis, e Lúcio Alves e da própria Sylvia Telles.


João Gilberto trouxe a orquestra para o violão, houve um esvaziamento da orquestra, uma síntese voz violão, desse modo, o seu cantar ficou parecido ou favorável aos solos dos instrumentistas do jazz e, desse modo, Stan Getz, pôde gravar com ele, Astrud e Miucha também. O canto quase falado já estava presente em Noel Rosa, ou seja, já era uma possibilidade do samba-canção. Também havia no samba de gafieira. Acordes dissonantes eram praticados por Vadico e Garoto.

 

Tom Jobim sempre deu apoio a João Gilberto e suas inovações, nem sempre bem aceitas por todos. O críticos diziam sem base factual, que João Gilberto mudou o tempo do samba canção para adequar o samba canção ao Cool Jazz e ao Bebop.


Como se sabe, Bing Crosby gravou Copacabana de Braguinha e Aquarela do Brasil de Ary Barroso, antes da Bossa Nova e Sinatra gravou Aquarela do Brasil fora do esquema da Bossa Nova. Os jazzistas americanos não precisavam de um arranjador brasileiro para fazer isso.


João Gilberto deu uma nova roupagem à tradição e regravou sucessos clássicos de Ary Barroso, Pixinguinha, Dorival Caymmi, Herivelto Martins e Noel Rosa além obviamente do cancioneiro de Tom Jobim com Newton Mendonça, Vinícius de Moraes, Aloysio de Oliveira.


Em julho de 58, Elizete Cardoso lançou o LP Canção do Amor Demais, com músicas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. João Gilberto acompanhava Elizete ao violão nas faixas Chega de Saudade e Outra Vez, sendo essas as primeiras gravações da chamada "batida da bossa nova". Em agosto, João Gilberto lançou um disco de 78 rpm contendo "Chega de Saudade" e "Bim Bom", gravado na Odeon, com apoio de Tom Jobim, Dorival Caymmi e Aloysio de Oliveira. Sua gravação teve arranjos de Tom Jobim, e orquestra e de Milton Banana. Com dois microfones, um para o violão e outro para a voz permitiu o entendimento mais claro da harmonia.


Em 1959, João Gilberto lançou mais um disco 78 rpm, contendo Desafinado, de Tom Jobim e Newton Mendonça, e Hô-bá-lá-lá, composição própria. Em março, lançou o LP Chega de Saudade, sucesso de vendas.


Outro elogio a João Gilberto é sua dicção perfeita e econômica que permite o fácil entendimento da mensagem.


Henri Salvador cantor e compositor francês diz que foi ele quem propôs mudanças no tempo do samba-canção 


O Jazz mainstream da época da Bossa Nova era o Cool Jazz e depois o fusion.


Samba sincopado e acordes dissonantes e a confluência com o Cool Jazz.


Stan Getz, Byrd já tocavam Bossa Nova antes de conhecerem João Gilberto.


João Gilberto admirava de Orlando Silva a C Baker


1962 foi um ano histórico, lançamento de Garota de Ipanema, Samba do Avião, Filme Copacabana Palace e apresentação no Carnegie Hall.

Antes do show no Carnegie Hall, Stan Getz e Byrd, já divulgavam a Bossa Nova nos EUA.


*****

Métrica é a divisão em compassos com tempos fortes e fracos,  descreve o  conceito de medição de unidades rítmicas. Tempo, intertempo.

O ritmo são  pulsações, série de batidas da superfície rítmica da música ao longo do tempo


A Bossa Nova foi o movimento que deu origem a música brasileira moderna


A Bossa Nova é um novo modo de cantar e tocar o samba canção


Todas as antigas canções podem ser interpretadas como Bossa Nova


Letra, harmonia, ritmo, melodia

Nenhum comentário:

Postar um comentário