sexta-feira, 25 de agosto de 2023

 Hungria Letônia Stacey 

A importância do maestro Claus Ogerman (1930- 2016) e sua leitura da obra de Antonio Carlos Jobim (1927-1994).


O maestro alemão soube orquestrar as composições de Jobim com a devida sensibilidade musical, as cordas de forma sublime com a leveza exigida pela Bossa Nova. A música de Tom Jobim encontrou um magistral engenheiro que fez a música de Jobim chegar com beleza nos EUA, foi um encontro de dois gênios.


Ogerman deu a forma ideal às músicas mais relevantes de Jobim sem agredir a arquitetura original das composições. O trabalho de Ogerman com Jobim mostra como é possível conciliar, de modo coberto de êxito, a proposta musical original do autor com elementos do arranjador que mudam ou lhes acrescenta algo, sem ferir sua identidade.


Jobim gravou seis discos com Claus Ogerman, a quem conheceu através de  Creed Taylor. O primeiro album deles foi Antônio Carlos Jobim - The composer of Desafinado plays, com 12 músicas de sua autoria.


O álbum foi gravado nos dias 9 e 10 de maio de 1963 em Nova York com orquestrações de Ogerman e com o selo da Verve. É o primeiro LP de Tom nos Estados Unidos, as principais canções, de maior sucesso: ‘Garota de Ipanema’, ‘Samba de uma nota só’, ‘Chega de saudade’, ‘Desafinado’


Entre 1963 e 1980, Ogerman trabalhou com Tom Jobim nos álbuns The composer of Desafinado plays (1963), A certain Mr. Jobim (1967), Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim (1967), Wave (1967), Matita Perê (1973), Urubu (1976) e Terra Brasilis (1980). Nos álbuns Jobim e Urubu, Ogerman foi também o produtor. Dezessete anos de parceria. 


Ogerman fez também arranjos para discos de Astrud Gilberto e João Donato, The shadow of your smile e The new sound of Brazil, respectivamente. Já havia trabalhado com João Gilberto.


Entre 1959 e 1979, trabalhou com vários músicos, como arranjador e produtor, entre eles  Quincy Jones, Stan Getz, Bill Evans, Wes Montgomery, Cal Tjader, Oscar Peterson, Stanley Turrentine, George Benson, Frank Sinatra, Barbara Streisand, Sammy Davis, Jr


Tom Jobim e a Nova Banda




Astrud Gilberto gravou canções usadas em cerca de 16 filmes e séries de TV nos EUA.


Astrud fez 17 álbuns e 50 participações no cinema.


Aplaudida pelos maiores músicos do planeta.


O núcleo Tom Jobim, Getz, Astrud e João Gilberto foi o centro irradiador da Bossa Nova no mundo, abrindo as portas para todos os músicos do movimento. Stan Getz já tocava músicas de Tom Jobim desde o início dos anos 60, bem antes do show do Carnegie Hall.


Astrud entrou na gravação por acaso, convidada por João. João não falava inglês e Astrud falava um inglês com a graciosidade do sotaque.


Sua voz, sua leveza, seu charme, sensualidade, seu inglês, encantaram o público americano. Era muito agradável e uma música muito bonita, sublime, obra de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Newton Mendonça.


Sensação de algo aconchegante, terno, meigo, a voz que canta ao ouvido e conquista o coração.


Felizmente ela adotou um estilo próprio e não tentou imitar Frank Sinatra.


A Bossa Nova 

A onda que se ergueu no mar

A Bossa Nova conquista o mundo

Os maiores músicos do planeta aplaudem e acolhem 


Astrud Gilberto abriu caminho para que a bossa nova estourasse no mundo todo


Influenciou o pop americano e até o rock, o gênero dominante dos anos 1960.


A gravação ganhou o Grammy de Disco do Ano. É a composição mais gravada da história.


E “The Girl from Ipanema” transformou Astrud Gilberto em cantora profissional. Desde 1959, ela era casada com João Gilberto.


Tom Jobim e Astrud Gilberto inscreveram seus nomes no Hall of Fame dos EUA.


Grandes nomes que fizeram sucesso nos EUA: violonistas Bola Sete e Laurindo Almeida, os tecladistas Walter Wanderley, Sérgio Mendes e Eumir Deodato, e as cantoras Flora Purim e Eliane Elias.


O participante da nossa página João Carlos chamou a nossa atenção para a cantora e atriz Marlene, Victória Bonaiutti de Martino, e sua relação com a obra de Tom Jobim. Sua rival, na preferência dos fã-clubes, como Rainha do Rádio, Emilinha Borba, participou do time de cantores que gravou A Sinfonia do Rio de Tom Jobim e Billy Blanco. Marlene gravou algumas canções de Tom Jobim como Brigas nunca mais, já postamos aqui o video, e O Nosso Amor do Orfeu Negro, lançada por Marlene no carnaval de 60 com grande sucesso. Marlene teve carreira internacional, atuou no Waldorf Astoria, em Nova York, atuou em Paris, no Olympia, a convite de Edith Piaf, e no Copacabana Palace a convite de Caribé da Rocha. Teve música gravada por Dalva de Oliveira. Seu nome artístico era uma homenagem à atriz alemã Marlene Dietrich. Atuou no Cassino da Urca. Participou de programas de rádio como o de Cesar de Alencar na Rádio Nacional. Atuou com Marcos Valle, Milton Nascimento.

Participou do projeto Pixinguinha, com João Bosco, Gonzaguinha, Carlinhos Vergueiro, Antônio Adolfo e Wanda Sá. Morreu com 91 anos, em 2014.

Brigas Nunca Mais é talvez o primeiro vídeo clip da música brasileira com Marlene fazendo uma performance como atriz na execução da canção.

Marlene era a Rainha da Aeronáutica e a Emilinha Borba, da Marinha. Filha de imigrantes italianos, nasceu, em SP, em 1922, e faleceu no Rio de Janeiro, em 2014.








Em 1964 ela se separou de João Gilberto, alguns meses após o lançamento do álbum de João Gilberto e Stan Getz.


Esse filme tratava da questão do papel da mulher e do conservadorismo dos costumes da época que limitava a atuação da mulher.


Astrud fez 17 álbuns e 50 participações no cinema.


Aplaudida pelos maiores músicos do planeta


Esse núcleo Jobim, Getz, Astrud e João Gilberto foi o centro irradiador da Bossa Nova no mundo, abriu as portas para todos os músicos do movimento.


Ela entrou na gravação por acaso, convidada por João.


Sua voz, sua leveza, seu charme, sensualidade, seu inglês, encantaram o público americano. Era muito agradável e uma musica muito bonita, obra de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Newton Mendonça.

Sensação de algo aconchegante, terno, meigo, a voz que canta ao ouvido e conquista o coração.


A Bossa Nova 

A onda que se ergueu no mar


Astrud Gilberto abriu caminho para que a bossa nova estourasse no mundo todo

Influenciou o pop americano e até o rock, o gênero dominante dos anos 1960.


A gravação ganhou o Grammy de Disco do Ano. E a composição mais gravada da história.


E “The Girl from Ipanema” transformou Astrud Gilberto em cantora profissional. Desde 1959, ela era casada com João Gilberto


Grandes nomes que fizeram sucesso nos EUA violonistas Bola Sete e Laurindo Almeida, os tecladistas Walter Wanderley, Sérgio Mendes e Eumir Deodato, Eliane Elias, e as cantoras Flora Purim e Eliane Elias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário