terça-feira, 22 de agosto de 2023

 Em 1955 houve uma tragédia com mortes na mais famosa e badalada boate ou night clube carioca, a boite Vogue. Um incêndio destruiu a casa noturna. Grandes artistas se apresentavam e frequentavam a boite. Elizeth Cardoso, Ernani Filho, Fats Elpidio, Vinicius de Moraes, Dick Farney, Lucio Alves, Dorival Caymmi, Aracy de Almeida, Carmem Miranda, Ary Barroso, Jorge Goulart, Linda Batista, Isaura Garcia, Maria, Herivelto Martins, Nara Leão, Dolores Duran, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Sílvio Caldas, Nora Ney, Lana Bittencourt, Emilinha, Dóris Monteiro, Milfont, e muitos outros. O society marcava presença com Lily de Carvalho, Beke Klabin, Tony Mayrink Veiga, Block, Otto Lara, Jorge Guinle, irmãos de Getúlio, Didu de Sousa Campos, L Catão, Jacinto de Thormes. Podia ter sido uma devastação para a cultura nacional. 


Ficava na avenida Princesa Isabel, em Copacabana/Leme, onde hoje é o canteiro central, perto da praia. O edifício foi demolido e ampliaram a avenida. O proprietário era o barão von Stuckart


Tom Jobim declarou que em outra boate, em que trabalhava, houve uma briga entre clientes e um deles sacou uma arma e atirou, a bala furou a casaca do garçom e passou raspando pela sua barriga, fazendo um furo na parede que ficou pingando. Tom Jobim estava ao piano. Ele deu essa declaração no Programa Roda Viva da TV Cultura em 1993. Fica a reflexão sobre como os acasos e acidentes do cotidiano podem afetar a história com grande repercussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário