Muitas teses de doutorado e mestrado têm como objeto Tom Jobim, os tópicos são os mais variados. Tais como :
Tom Jobim um modernizador da música, a Sinfonia do Rio.
Jobim articulando o erudito e o popular.
Tom Jobim e sua leitura da tradição em Ary Barroso, Noel, Caymmi, Pixinguinha . A exaltação do Brasil da Aquarela do Brasil. A natureza exuberante.
A tragédia de Orfeu do Carnaval.
As mazelas sociais. O projeto de Brasil do futuro.
Tom Jobim lido pelos músicos americanos.
A Bossa Nova e o cool jazz. A música do Brasil no mundo.
A influência de Villa Lobos em Jobim e a reação de Villa Lobos à obra de Jobim. O modernismo de 22. O nacionalismo.
O universo sócio-cultural e as mediações da época na obra de Jobim. O romantismo como corrente cultural poderosa. O impressionismo musical.
A harmonia com a natureza.
A poesia musicada de Vinicius, o simbolismo. Poesia espiritual e erótica.
O samba e a linguagem coloquial. O povo narrando a história e seus dramas.
O existencialismo e a música brasileira.
Tom Jobim admirava muito o folclore, as manifestações culturais da terra, ele gravou com João do Vale, poeta e compositor maranhense, autor de Carcará.
Orfeu da Conceição / Negro / Carnaval é uma metáfora das mazelas sociais do Brasil. A tragédia em plena alegria exuberante do Carnaval.
A música Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova e seus acordes dissonantes. Diziam que a Bossa Nova era para cantores desafinados. Paródia de Tom.
Luisa Nemesio Toller Motta tem um trabalho muito completo enfocando vários aspectos das obras de Jobim. Muito interessante. Melodia, harmonia e temática musical. Repetição. Máxima complexidade. Harmonizar o mundo.
Letras
Garota de Ipanema
Autor solitário triste e a graça da menina
O eu lírico. Transfigura o mundo.
Amor comunhão e projeto individual
Tom e a natureza.
Tom com Guimarães Rosa.
Monismo. Misticismo. Mito.
João Gilberto e a síntese de múltiplas contribuições. Ritmo, acordes, tonalidade, fraseado, harmonia. A orquestra no violão. Redução da presença da orquestra.
Nova forma ao samba-canção. Intimismo.
Maxixe e a fusão da marcha polca com o lundu africano.
O Choro e sua matriz
Estruturas de Bolero, samba-canção, jazz e blues. "Que será " "Puerta" "Dois pra lá dois pra cá " " Wave ".
Instrumentação e manejo elegante de dissonâncias, uma linguagem com um lirismo íntimo. Nova forma de cantar e tocar o samba-canção. Novo ritmo.
Samba sincopado.
Melodia sinuosa. Harmonia arrojada. Inesperado. Surpreendente. Caleidoscópio.
Repete ou não repete a sequência melódica.
Repete e reduz um tom. Repete aumenta um tom.
Orquestra no violão. Elíptica. João Gilberto. Contraste com o Violão de Baden Powell. Potência máxima do samba.
Harmonia do piano
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