sexta-feira, 26 de maio de 2023

 Muitas teses de doutorado e mestrado têm como objeto Tom Jobim, os tópicos são os mais variados. Tais como :


Tom Jobim um modernizador da música, a Sinfonia do Rio. 


Jobim articulando o erudito e o popular. 


Tom Jobim e sua leitura da tradição em Ary Barroso, Noel, Caymmi, Pixinguinha . A exaltação do Brasil da Aquarela do Brasil. A natureza exuberante. 


A tragédia de Orfeu do Carnaval. 

As mazelas sociais.  O projeto de Brasil do futuro.


Tom Jobim lido pelos músicos americanos.

A Bossa Nova e o cool jazz. A música do Brasil no mundo. 


A influência de Villa Lobos em Jobim e a reação de Villa Lobos à obra de Jobim. O modernismo de 22.  O nacionalismo.  


O universo sócio-cultural e as mediações da época na obra de Jobim. O romantismo como corrente cultural poderosa. O impressionismo musical.

A harmonia com a natureza.


A poesia musicada de Vinicius, o simbolismo. Poesia espiritual e erótica.


O samba e a linguagem coloquial. O povo narrando a história e seus dramas.


O existencialismo e a música brasileira.


Tom Jobim admirava muito o folclore, as manifestações culturais da terra, ele gravou com João do Vale, poeta e compositor maranhense, autor de Carcará. 


Orfeu da Conceição / Negro / Carnaval é uma metáfora das mazelas sociais do Brasil. A tragédia em plena alegria exuberante do Carnaval. 


A música Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova e seus acordes dissonantes.  Diziam que a Bossa Nova era para cantores desafinados. Paródia de Tom.


Luisa Nemesio Toller Motta tem um trabalho muito completo enfocando vários aspectos das obras de Jobim. Muito interessante. Melodia, harmonia e temática musical. Repetição. Máxima complexidade. Harmonizar o mundo.  


Letras 

Garota de Ipanema

Autor solitário triste e a graça da menina

 O eu lírico. Transfigura o mundo.

Amor comunhão e projeto individual 


Tom e a natureza. 

Tom com Guimarães Rosa.  


 Monismo. Misticismo. Mito.


João Gilberto e a síntese de múltiplas contribuições. Ritmo, acordes, tonalidade, fraseado, harmonia. A orquestra no violão. Redução da presença da orquestra.

Nova forma ao samba-canção. Intimismo.


Maxixe e a fusão da marcha polca com o lundu africano. 


O Choro e sua matriz 


Estruturas de Bolero, samba-canção, jazz e blues. "Que será " "Puerta" "Dois pra lá dois pra cá " " Wave ".


Instrumentação e manejo elegante de dissonâncias, uma linguagem com um lirismo íntimo. Nova forma de cantar e tocar o samba-canção. Novo ritmo. 


Samba sincopado. 

Melodia sinuosa. Harmonia arrojada. Inesperado. Surpreendente. Caleidoscópio. 

Repete ou não repete a sequência melódica. 

Repete e reduz um tom. Repete aumenta um tom. 


Orquestra no violão. Elíptica. João Gilberto. Contraste com o Violão de Baden Powell. Potência máxima do samba.


Harmonia do piano


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