Bene Nunes, parceiro de Tom Jobim na noite do Rio de Janeiro, o aconselhou a estudar orquestração e dar um "upgrade" na sua carreira de músico. A formação clássica ele já possuía de seus estudos de piano com Hans Joachim Koellreutter, Lúcia Branco e Tomás Teran.
Na rádio atuou ao lado do maestro Alceo Bocchino e sua orquestra.
Na Sinter, ele trabalhou com Lyrio Panicalli e lançou suas primeiras composições em 1953, na voz de Mauricy Moura e Ernani Filho, Incerteza e Faz uma semana, mergulhou no consagrado manual de Rimsky-Korsakoff.
Ernani Filho era o cantor do regional de Ary Barroso. Tom Jobim e Billy Blanco conheceram Ary Barroso na noite, na boate Clube da Chave em Copacabana. Tom Jobim atuou na boate do Hotel Plaza com Newton Mendonça, Johnny Alf, Milton Banana, Sylvinha Telles e Claudette Soares.
Na Continental fez arranjos e orquestraçoes com Radames Gnatalli. Publicou partituras de diversas canções.
O samba-canção de Tom Jobim ganhou um arranjo sinfônico, com uma densa sessão de cordas, solos de flauta, oboé e trompas, como nas serenatas de Tchaikovsky.
Tom Jobim estudou com Léo Peracchi, os românticos e os modernos.
Admirava Chopin, Ravel e Debussy, e os brasileiros Claudio Santoro, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Guerra Peixe e o próprio Radamés.
Villa Lobos e Mário de Andrade e a preocupação nacionalista que Jobim dá continuidade
Jobim como Gershwin combinou o erudito via impressionanismo musical e o popular.
Tom Jobim com
Alceo Bocchino, Lyrio Panicalli, Radames Gnatalli e Leo Peracchi.
Tom Jobim compôs duas sinfonias
Uma com Billy Blanco e outra com Vinícius de Moraes
A Continental possuía um elenco estelar
Parabéns a Claudette Soares e Alaide Costa, duas divas da canção, figuras históricas, que se apresentaram ontem, no Teatro Rival.
Claudette cantava no bar do Hotel Plaza com Tom Jobim, Johnny Alf, Milton Banana, Newton Mendonça, e Silvinha Telles. Ícones da Bossa Nova.
Em 1959, Alaide Costa, com Sylvia Telles, Billy Blanco, Ronaldo Bôscoli, Carlos Lyra e Roberto Menescal participou do 1o Festival de Samba Session, no Rio de Janeiro. Empolgou o público com ‘Chora Tua Tristeza’, de Oscar Castro-Neves. Gravou Vinícius, Johnny Alf e Tom Jobim.
Claudette gravou com Dick Farney, Doris Monteiro, e Eliana Pittman.
Personalidade historica da Bossa Nova, Claudette, atuou no Plaza com Tom Jobim, Silvinha, Newton Mendonça, e Milton Banana. Substituiu Silvinha Telles que havia casado.
Alaide Costa, também atuando, um patrimônio da música como Ellen de Lima e Leny Andrade, da geração dos pais da Bossa Nova.
Estão conosco Lyra, Menescal, M. Valle, Donato, Normando e Sérgio Mendes.
Braguinha compositor que fez a letra de Carinhoso, atuou com Noel Rosa, Almirante, Henrique Brito, e Alvinho, no grupo Tangarás, foi diretor da gravadora que projetou nomes como Tom Jobim, Billy Blanco, Jamelão, Radamés Gnattali, Dick Farney, Doris Monteiro, Luiz Gonzaga, Tito Madi, Nora Ney, Orquestra Tabajara, Carmélia Alves, Emilinha Borba, Zé Gonzaga, Chiquinho do acordeom, e Aracy de Almeida.
Braguinha fez versão de músicas para desenhos da Disney. Dublou filmes como "Branca de Neve", "Pinóquio", 1940; "Dumbo", 1941 e "Bambi", em 1942.
Balance foi gravado por Carmem Miranda e Gal Costa.
Extinta a Columbia nasceu a gravadora Continental tendo Braguinha como diretor artístico, 1943.
Herivelto Martins, marido de Dalva de Oliveira e pai de Pery Ribeiro, todos eles foram grandes amigos de Tom Jobim. Jobim fazia arranjos e orquestração para Dalva de Oliveira. Pery foi o primeiro a gravar Garota de Ipanema.
Ricardo Cravo Albim, historiador e crítico musical, e a Sala Tom Jobim no Museu da Imagem e do Som
Elizeth Cardoso e Tom Jobim, 1958, Canção do Amor Demais, marco da Bossa Nova.
Tom Jobim, Braguinha e Vinicius no Canecão, 1977
Billy Blanco e Tom Jobim e os dois primeiros sucessos de Tom Jobim, Tereza da Praia e a Sinfonia do Rio com Os Cariocas
Marlene foi um grande sucesso no carnaval com uma canção de Tom Jobim.
Tom Jobim com Dalva de Oliveira.
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