Alcyr Pires Vermelho e Ary Barroso .. Foi parceiro em canções com Lamartine Babo, Braguinha, Nazareno de Brito, Pedro Caetano, David Nasser, Ary Barroso, Jair Amorim, Mário Lago, Tito Madi, W Batista, Dorival Caymmi, Walfrido Silva, e muitos outros. Samba exaltação famoso "Canta Brasil" na voz de Gal Costa. O Samba de Uma Nota Só expressa o caráter minimalista proposto pela Bossa Nova. A capacidade de criar o belo a partir do mínimo. Tirar o máximo do mínimo. A letra dizendo o que ocorre na sequência melódica. Há uma convergência de propostas entre o smooth ou o cool jazz e a Bossa Nova.
Desafinado é uma resposta aos críticos da Bossa Nova que diziam que o caráter sincopado e os acordes dissonantes em melodias sinuosas levavam os cantores a desafinar. A verdade é que nunca vimos Tito Madi, Sinatra, Ernani Filho, Nara Leão, Sylvia Telles, Astrud, Agostinho dos Santos, Maysa, Dick Farney, Cyro Monteiro, João Gilberto, Elis Regina e tantos grandes músicos apresentarem qualquer tipo de desafinação. Existe também um caráter metafórico nesse eu-lírico desafinado que se refere ao amor. Essa era a intenção de Tom Jobim e Newton Mendonça. A morte de Newton foi absolutamente chocante e traumatizante diz Helena Jobim, ele esteve com Tom e Helena no dia anterior. Newton não viu o sucesso das canções nos EUA com Stan Getz e C Byrd.
Moacyr, Gata Mansa e Tito Madi
Vinícius
Tom
Soledade
Maria
Os cantores que gravaram algumas canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes nos anos 50 e 60.
Se todos fossem iguais a você
Estrada do Sol
Este seu olhar
Dolores Duran
Silvinha Telles
Ana Lucia
Angela Maria
Elizeth Cardoso
Agnaldo Rayol
Maysa
Almir Ribeiro
Argindo Amaral
Agostinho dos Santos
Norma Suely
Roberto Paiva
Roberto Luna
Yula de Palma
Tito Madi
Lúcio Alves
Bene Nunes
Lana Bittencourt
Maria Helena Raposo
W Calmon
Osny Silva
Dorinha Freitas
Carlos Galhardo
Orlando Silva
Silvio Caldas
Cauby Peixoto
Ernani Filho
Pery Ribeiro
Gregório Barrios
Dick Farney
Rosa Toledo
Lana Bittencourt
Claudette Soares
Carminha Mascarenhas
Leny Andrade
Carnem Costa
Ellen de Lima
Helena de Lima
Alaide Costa
Elza Laranjeira
Elza Soares
Eliana Pittman
Nara Leão
Luciene Franco
Vera Lucia
Rosinha de Valença
Nelly Martins
Luely Figueiro
Sinfonia do Rio
Tom Jobim e Billy Blanco, 1954
Intérpretes: Nora Ney/Lúcio Alves/Os Cariocas/Gilberto Milfont/Emilinha Borba/Dick Farney/Dóris Monteiro/Jorge Goulart/Elizeth Cardoso.
Braguinha compositor que fez a letra de Carinhoso, atuou com Noel Rosa, Almirante, Henrique Brito, e Alvinho, no grupo Tangarás, foi diretor da gravadora que projetou nomes como Tom Jobim, Billy Blanco, Jamelão, Radamés Gnattali, Dick Farney, Doris Monteiro, Luiz Gonzaga, Tito Madi, Nora Ney, Orquestra Tabajara, Carmélia Alves, Emilinha Borba, Zé Gonzaga, Chiquinho do acordeom, e Aracy de Almeida.
Braguinha fez versão de músicas para desenhos da Disney. Dublou filmes como "Branca de Neve", "Pinóquio", 1940; "Dumbo", 1941 e "Bambi", em 1942.
Balance foi gravado por Carmem Miranda e Gal Costa.
Extinta a Columbia nasceu a gravadora Continental tendo Braguinha como diretor artístico, 1943.
Herivelto Martins, marido de Dalva de Oliveira e pai de Pery Ribeiro, todos eles foram grandes amigos de Tom Jobim. Jobim fazia arranjos e orquestração para Dalva de Oliveira. Pery foi o primeiro a gravar Garota de Ipanema.
Ricardo Cravo Albim, historiador e crítico musical, e a Sala Tom Jobim no Museu da Imagem e do Som
Elizeth Cardoso e Tom Jobim, 1958, Canção do Amor Demais, marco da Bossa Nova.
Tom Jobim, Braguinha e Vinicius no Canecão, 1977
Billy Blanco e Tom Jobim e os dois primeiros sucessos de Tom Jobim, Tereza da Praia e a Sinfonia do Rio com Os Cariocas
Marlene foi um grande sucesso no carnaval com uma canção de Tom Jobim.
Tom Jobim com Dalva de Oliveira.
A Bossa Nova foi o mais importante movimento da música brasileira no século XX, disse o Maestro Guerra Peixe. Uma vertente do Samba-canção.
A presença brasileira tornou-se estrutural e influenciou gerações. Antes, a presença internacional brasileira era temporária, mesmo brilhante com Ary Barroso, Caymmi ou Carmem Miranda.
A Bossa Nova articulou o nacional com o internacional, o popular com o erudito e fez uma nova leitura da tradição. João Gilberto gravou todos os clássicos. Gravou Herivelto, Ary, Noel Rosa. Nara Leão gravou Cartola, N. Cavaquinho e Ze Kéti. Elis gravou Adoniran.
Todos os gigantes do jazz gravaram e aplaudiram Tom Jobim. Um erudito apaixonado pelo popular como Ernesto Nazareth e Villa Lobos.
Equívoca-se quem pensa que foi a Bossa Nova quem primeiro articulou a nossa música com a música americana. Custódio Mesquita e Pixinguinha gravaram fox nos anos 40. O primeiro show de jazz no Brasil ocorreu em 38 no Fluminense Football Clube com Fats Elpidio e depois Severino Araújo também adotou o jazz na Tabajara.
Tom Jobim foi um gênio que construiu catedrais de beleza musical. Nunca alguém fez tanto pelo Brasil como ele. Sua formação incluia : Villa Lobos, Debussy, Ravel, Gershwin, Ary Barroso, Pixinguinha e Caymmi.
O jazz veio beber nas fontes da Bossa Nova para se renovar : Quincy Jones , Stan Getz, Tony Bennet, C Byrd.
Ella Fitzgerald, Sinatra e Stan Getz declararam ser Tom Jobim um dos maiores do mundo.
Olha o nível da excelência ! Sarah Vaughan, Oscar Peterson, Henry Mancini, Ogerman, Nelson Riddle, Dizzy Gilespie, Miles Davis, Countie Basie, Oscar Peterson, D. Warwick
Tom Jobim fez a Sinfonia do Rio e de Brasília. Venceu o Grammy com Garota de Ipanema e os intérpretes de suas canções também ganharam inúmeros prêmios.
O Ary Barroso reconheceu o talento de Tom logo no início e Villa Lobos também.
O cantor que viria a ser o lider da orquestra de Ary Barroso, Ernani Filho, foi muito elogiado pelo Globo em 53 com as canções de Tom Jobim Faz uma semana e Pensando em você.
Tom Jobim não fez uma obra alienada em termos sociais e políticos, muito pelo contrário. Sua obra, tendo como referência a metáfora de Orfeu da Conceição, trata das mazelas sociais brasileiras, chama a consciência para a problemática ecológica. Fala de um mundo futuro diferente e melhor, a tensão da luta contra a infelicidade.
Tributo a Tom Jobim
Grandes nomes
Dick Farney e Lucio Alves
Maria Creuza
Wanda Sá
Manolo Otero
Elza Laranjeira
Agostinho dos Santos
Tito Madi e Ligia.
Belas interpretações
A Bossa Nova, de modo algum, retirou a emoção da canção. A Bossa Nova não esfriou a sensibilidade. Cantar em tom intimista e cantar com grande voz para multidões pode ter o mesmo impacto psico-afetivo. Várias cantoras fizeram gravações e apresentações com a emoção a flor da pele. Podemos citar: Maysa, Dolores Duran, Isaurinha Garcia, Leny Andrade, Nana Caymmi, Elis Regina, e tantas lindas vozes femininas e masculinas. A emoção tem várias formas de se manifestar. Existe a emoção em tom passional e a emoção da música cantada ao ouvido que chega ao coração como João Gilberto, Tito Madi e Chico Buarque. Essa riqueza é a grande contribuição da Bossa Nova. A Bossa Nova é pura emoção, lirismo e sensibilidade !! Romântica ao extremo. Delicadeza máxima.
A Nova Banda foi criada por Tom Jobim em 1984 após um convite do maestro Peter Guth para que Tom Jobim tocasse acompanhado da Orquestra Sinfônica de Viena. Uma grande honraria. Tom Jobim convidou Danilo Caymmi, Tião Neto, Paulo Braga, Paulo Jobim, Elizabeth Jobim, Simone Caymmi, Ana Jobim, sua esposa, Maúcha Adnet, Paula e Jaques Morelenbaum. Apresentaram-se pelo mundo todo, sendo aclamados pelas mais diferentes plateias. Em 1994, com a morte de Tom, a Banda foi desfeita. Desde a morte de Vinícius de Moraes, Tom Jobim não se apresentava em público. Tom Jobim gostou do desenho da banda com o coro de vozes femininas ao piano. A Nova Banda deu uma nova vida a Tom Jobim que estava muito abatido com a morte do Poetinha. A Nova Banda foi a melhor iniciativa da carreira de Tom Jobim em termos de showbusiness, iniciativa à altura de sua importância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário