quinta-feira, 17 de agosto de 2023

  Chico Buarque e Donga no programa da Hebe em 1966, 50 anos de "Pelo Telefone". O primeiro samba da história.

Sinhô reivindicou coautoria.

Bing Crosby gravou Copacabana de Braguinha e Ary Barroso, Aquarela do Brasil.

Nat King Cole cantou em português.

Nos anos 50 o Cool Jazz, Bebop de S. Kenton, Stan Getz, Byrd e a convergência com a Bossa Nova e seus acordes dissonantes.


Ary Barroso conheceu Tom Jobim e Billy Blanco numa boate do Rio e falou do talento dos dois para diretores de gravadoras.

Tom Jobim ganhou vários prêmios com a trilha sonora de Orfeu Negro no cinema. Cauby Peixoto e Dick Farney viveram nos EUA e cantaram no rádio, TV e gravaram. Carnem Miranda também. Ary Barroso e Aloysio de Oliveira trabalharam no grupo Disney e eram amigos do Disney. Villa Lobos trabalhou para o cinema americano. Herbie Mann veio ao Brasil e conheceu o pessoal da Bossa Nova. Stan Getz e Byrd divulgaram lá e depois Baker, Tony Bennett e Quincy Jones tomaram contato. Em 62 foi feito um show no Carnegie Hall com quase todos os músicos. Vinícius de Moraes era diplomata e tinha muitas contatos no Brasil e no exterior. Após o show do Carnegie Hall com várias celebridades Tom, Donato, Astrud, João Gilberto foram convidados para gravar lá. Eumir Deodato, Castro Neves e Sérgio Mendes ficaram nos EUA. Sinatra convidou Tom Jobim para gravar em 67 e depois 69. Depois Tom Jobim gravou vários discos lá. Ella Fitzgerald, e todos os grandes nomes do jazz gravaram Tom Jobim.


Lyra e Menescal davam aula de violão. Nara os conheceu assim. Tom Jobim, Johnny Alf, João Gilberto, e Newton Mendonça, tocavam na noite. Tom foi contratado para o rádio e grandes gravadoras e fez arranjos para cantores famosos como Nora Ney, Dalva de Oliveira, Vicente Celestino, Orlando Silva.


Canto clássico do samba-canção ou moderno como Lúcio Alves, Dick Farney e Silvinha, com orquestra, sem orquestra, violão minimalista ou não, coro de vozes ou cantor singular. Bossa Nova, Sambalanço, Jazz, blues, balada, bolero, marcha, valsa. Riqueza, profusão de interpretações da obra de Antonio Carlos Jobim. Sem imposição de regra ou padrão.


Tom Jobim era consultado pelos parceiros para desenvolver frases, refrões e sequências melodicas com a sua genialidade criativa.


Tom Jobim gostava do desafio de fazer música para o cinema e televisão, dizia que o desafio do limite temporal para a criação sobre um tema favorecia a criatividade.


Calmon e Milton Banana e o Samba sincopado Sambalanço.

Vadico e Garoto acordes dissonantes.

Melodia com acordes dissonantes.


A Garota de Ipanema transfigura a realidade, ao seu redor, metáfora da felicidade que passa, efêmera, o eu lírico triste e solitário. 


Águas de Março portal do tempo

Looping

Transe

Mantra 

Mistifico

Ação, devir infinito, vivendo o ato

Mágica canção 

Encantada

Sucessão de imagens, cotidiano, concreto.


A Nova Banda foi a mais importante iniciativa artística da carreira de Tom Jobim em termos de show business. Suas exibições anteriores não tinham o mesmo glamour. A Nova Banda deu a devida grandeza a Tom Jobim no palco. Ele estava abatido com a morte de Vinícius de Moraes e não se apresentava em público. A Nova Banda deu uma nova motivação. Ele gostou do desenho da Banda com a cantoras ao lado do piano. Foi uma pena não ter começado antes, talvez em 78. Estrelas de primeira grandeza na banda. Viajaram o mundo todo, aplaudidos pelas maiores plateias do planeta. Levou nossa música e cultura ao mundo. Ary Barroso, Pixinguinha, Garoto, vários músicos tiveram suas bandas. Tommy Dorsey e Glenn Miller marcaram época. O artista e seu público no encontro ao vivo é o momento mais sublime da arte. Tom Jobim decidiu criar a Nova Banda após um convite para se apresentar com a Orquestra Sinfônica de Viena. Ele achou que ficaria mais grandioso.


Registros históricos

Momentos da vida de Tom Jobim 

Anos 60, 80 e 90


Tom Jobim é o maior divulgador da música brasileira no mundo, um aglutinador de forças, galvanizador de tendências musicais. 


Hamilton de Holanda


Tom Jobim é o que há de melhor do Brasil no mundo. Onde quer que sua música toque, num dos cantos do planeta, lá ele estará levando a nossa cultura. Tom Jobim é nacional e universal, refinado e popular.


Jorge Amado




A Bossa Nova não veio negar a tradição do samba- canção, não veio trazer um cantar frio e sem emoção, a Bossa Nova não veio excluir as grandes vozes, não veio excluir a orquestra, a Bossa Nova não é jazz, são mentiras que parte da crítica criou. Vários cantores gravaram Bossa Nova com grande voz, apaixonados e com orquestra. A Bossa Nova veio ampliar os horizontes da nossa música.

 Ontem foi o dia da Bossa Nova, a Bossa Nova foi aplaudida por grandes personalidades nacionais da música e também no exterior. Contudo, no seu início, gerou críticas e resistências que foram se diluindo ao longo do tempo. Herivelto Martins, por exemplo, não gostava da Bossa Nova, ele achava que vinha tirar protagonismo da Velha Guarda, afastar a tradição. Porém, quando João Gilberto gravou todos os sucessos de seu repertório, Herivelto Martins ficou encantado. Tom Jobim, Newton Mendonça, Johnny Alf, Roberto Menescal, e Carlos Lyra, queriam renovar a música brasileira em diversos aspectos (melodia, harmonia, letra, orquestração, arranjo, canto), mas, jamais, quiseram negar a importância da tradição. João Gilberto gravou todos os sucessos clássicos do samba, obras de Ary Barroso, Noel Rosa, Lupicinio Rodrigues e tantos outros. Tom Jobim sempre afirmou sua admiração por Dorival Caymmi, Pixinguinha, Noel, Custódio Mesquita e Ary Barroso. A Bossa Nova nasceu de uma ramificação do samba-canção. Veio expressar nova visão de mundo dos jovens, em relação à vida pessoal e à sociedade. A Bossa Nova portanto, articulou a tradição com o futuro, deu uma nova vestimenta à tradição e veio ampliar os horizontes da nossa música. Promoveu um diálogo entre culturas, povos e tradições. Com Tom Jobim, a fronteira entre o erudito e o popular se desfaz, tal a qualidade de sua produção. A Bossa Nova foi o movimento que deu origem ao que passou a ser conhecido como Música Popular Brasileira com sua imensa riqueza. Nossa música foi projetada no mundo, de forma inédita, estrutural, influenciando gerações de músicos. Ela não impos um modelo único, ela se abriu a pluralidade de expressões musicais. Você tem João Gilberto e seu violão e tem Baden Powell com uma proposta diferente, Nara Leão e Elis Regina, Elza Soares e Maysa. Foi uma era de ouro que o mundo reconheceu e até hoje aplaude.



Tom Jobim e a Nova Banda

Nenhum comentário:

Postar um comentário