Chico Buarque e Donga no programa da Hebe em 1966, 50 anos de "Pelo Telefone". O primeiro samba da história.
Sinhô reivindicou coautoria.
Bing Crosby gravou Copacabana de Braguinha e Ary Barroso, Aquarela do Brasil.
Nat King Cole cantou em português.
Nos anos 50 o Cool Jazz, Bebop de S. Kenton, Stan Getz, Byrd e a convergência com a Bossa Nova e seus acordes dissonantes.
Ary Barroso conheceu Tom Jobim e Billy Blanco numa boate do Rio e falou do talento dos dois para diretores de gravadoras.
Tom Jobim ganhou vários prêmios com a trilha sonora de Orfeu Negro no cinema. Cauby Peixoto e Dick Farney viveram nos EUA e cantaram no rádio, TV e gravaram. Carnem Miranda também. Ary Barroso e Aloysio de Oliveira trabalharam no grupo Disney e eram amigos do Disney. Villa Lobos trabalhou para o cinema americano. Herbie Mann veio ao Brasil e conheceu o pessoal da Bossa Nova. Stan Getz e Byrd divulgaram lá e depois Baker, Tony Bennett e Quincy Jones tomaram contato. Em 62 foi feito um show no Carnegie Hall com quase todos os músicos. Vinícius de Moraes era diplomata e tinha muitas contatos no Brasil e no exterior. Após o show do Carnegie Hall com várias celebridades Tom, Donato, Astrud, João Gilberto foram convidados para gravar lá. Eumir Deodato, Castro Neves e Sérgio Mendes ficaram nos EUA. Sinatra convidou Tom Jobim para gravar em 67 e depois 69. Depois Tom Jobim gravou vários discos lá. Ella Fitzgerald, e todos os grandes nomes do jazz gravaram Tom Jobim.
Lyra e Menescal davam aula de violão. Nara os conheceu assim. Tom Jobim, Johnny Alf, João Gilberto, e Newton Mendonça, tocavam na noite. Tom foi contratado para o rádio e grandes gravadoras e fez arranjos para cantores famosos como Nora Ney, Dalva de Oliveira, Vicente Celestino, Orlando Silva.
Canto clássico do samba-canção ou moderno como Lúcio Alves, Dick Farney e Silvinha, com orquestra, sem orquestra, violão minimalista ou não, coro de vozes ou cantor singular. Bossa Nova, Sambalanço, Jazz, blues, balada, bolero, marcha, valsa. Riqueza, profusão de interpretações da obra de Antonio Carlos Jobim. Sem imposição de regra ou padrão.
Tom Jobim era consultado pelos parceiros para desenvolver frases, refrões e sequências melodicas com a sua genialidade criativa.
Tom Jobim gostava do desafio de fazer música para o cinema e televisão, dizia que o desafio do limite temporal para a criação sobre um tema favorecia a criatividade.
Calmon e Milton Banana e o Samba sincopado Sambalanço.
Vadico e Garoto acordes dissonantes.
Melodia com acordes dissonantes.
A Garota de Ipanema transfigura a realidade, ao seu redor, metáfora da felicidade que passa, efêmera, o eu lírico triste e solitário.
Águas de Março portal do tempo
Looping
Transe
Mantra
Mistifico
Ação, devir infinito, vivendo o ato
Mágica canção
Encantada
Sucessão de imagens, cotidiano, concreto.
A Nova Banda foi a mais importante iniciativa artística da carreira de Tom Jobim em termos de show business. Suas exibições anteriores não tinham o mesmo glamour. A Nova Banda deu a devida grandeza a Tom Jobim no palco. Ele estava abatido com a morte de Vinícius de Moraes e não se apresentava em público. A Nova Banda deu uma nova motivação. Ele gostou do desenho da Banda com a cantoras ao lado do piano. Foi uma pena não ter começado antes, talvez em 78. Estrelas de primeira grandeza na banda. Viajaram o mundo todo, aplaudidos pelas maiores plateias do planeta. Levou nossa música e cultura ao mundo. Ary Barroso, Pixinguinha, Garoto, vários músicos tiveram suas bandas. Tommy Dorsey e Glenn Miller marcaram época. O artista e seu público no encontro ao vivo é o momento mais sublime da arte. Tom Jobim decidiu criar a Nova Banda após um convite para se apresentar com a Orquestra Sinfônica de Viena. Ele achou que ficaria mais grandioso.
Registros históricos
Momentos da vida de Tom Jobim
Anos 60, 80 e 90
Tom Jobim é o maior divulgador da música brasileira no mundo, um aglutinador de forças, galvanizador de tendências musicais.
Hamilton de Holanda
Tom Jobim é o que há de melhor do Brasil no mundo. Onde quer que sua música toque, num dos cantos do planeta, lá ele estará levando a nossa cultura. Tom Jobim é nacional e universal, refinado e popular.
Jorge Amado
A Bossa Nova não veio negar a tradição do samba- canção, não veio trazer um cantar frio e sem emoção, a Bossa Nova não veio excluir as grandes vozes, não veio excluir a orquestra, a Bossa Nova não é jazz, são mentiras que parte da crítica criou. Vários cantores gravaram Bossa Nova com grande voz, apaixonados e com orquestra. A Bossa Nova veio ampliar os horizontes da nossa música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário