No corrente ano, em Maio, teremos o aniversário de 90 anos de Carlos Lyra, grande compositor, patrimônio da música brasileira. Tom Jobim admirava muito a obra de Carlinhos Lyra que foi parceiro de Vinícius e Menescal.
Em Agosto será o aniversário de Edu Lobo, 80 anos, filho do grande Fernando Lobo, parceiro de Tom Jobim, linda produção musical. Momento de grande felicidade para a música brasileira, celebrar esses dois grandes músicos que fizeram a historia da MPB.
Fernando Lobo conheceu Tom Jobim nas boates de Copacabana nos anos 50. Edu Lobo ainda era menino. Fernando Lobo ficou muito feliz com o sucesso internacional da dupla mitológica Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Reconhecimento internacional que começou com a Palma de Ouro e o Oscar para Orfeu Negro e depois pela acolhida no mundo do jazz.
A filha de Carlos Lyra com Kate Lyra, Kay Lyra, é uma grande cantora. Como os filhos de Jobim deram continuidade a obra do pai, ela também seguiu carreira musical.
Pelo curso de violão de Carlos Lyra e Roberto Menescal passaram : Marcos Valle, Edu Lobo, Nara Leão e Wanda Sá, entre outros. Lyra como Jobim e Billy Blanco tambem cursava Arquitetura.
Carlinhos Lyra com Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Boscoli, João Gilberto e Menescal integrou a geração dos criadores da Bossa Nova. Ele também atuou com Bene Nunes.
Edu Lobo fez parceria com Chico Buarque, Bethânia, Dori Caymmi, Marcos Valle, Capinam, e Elis Regina.
Momento de júbilo para a música brasileira!!
O cantor e músico francês Sacha Distel, apaixonado pela Bossa Nova e pelo Jazz, convidou Elis Regina, Baden Powell, Eliana Pitman e Dionne Warwick para seu programa. Aqui uma versão da Bossa Samba, introdução com a canção Imagina de Tom Jobim, Valsa Sentimental (1947), letra de Chico Buarque (Imagina) e Ting Tong de Davis Boyer, 1962.
Estilo Sambalanço.
Elis Regina esteve no programa de Sacha Distel. Ele amava o Jazz e a Bossa Nova. Elis Regina cantou com Sacha Distel as canções Samba de uma nota só e Só danço samba. Ele também gravou Água de beber, Corcovado e Desafinado.
Distel trabalhou com Dizzy Gillespie e Tony Bennett.
Grande divulgador da música brasileira na França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário