terça-feira, 18 de abril de 2023

 A Bossa Nova jamais desejou ser um movimento elitista. Jamais desejou ser admirada apenas pela classe média e a elite. Tom Jobim e Vinícius de Moraes sempre desejaram que sua música fosse admirada por todos, na mesma tradição de Noel Rosa, Ary Barroso, Pixinguinha, e Dorival Caymmi. João Gilberto gravou todos os grandes nomes da música brasileira, além dos citados, Herivelto Martins, Custódio Mesquita, Lupicinio Rodrigues, Ataulfo Alves e muitos outros. A Bossa desejou fazer uma nova leitura da tradição em vários aspectos. A Bossa Nova tampouco desejou remover a alegria do samba ou a paixão nas canções. Desejou introduzir algo novo, a voz que fala aos ouvidos e alcança o coração. Antes, isso era impossível, somente cantores com vozeirão. Os compositores eram desconhecidos.  Poucos eram famosos. Tom Jobim jamais impôs padrões restritivos para suas canções. Podemos ver suas músicas cantadas como samba-canção clássico, sambalanço, jazz e Bossa propriamente. O jazz havia iniciado um processo de fusão com ritmos caribenhos no fim dos anos 40. O jazz possui essa capacidade plástica de se acoplar a ritmos nacionais sem perder suas raízes. A época do Cool Jazz e do Bebop, além do Smooth Jazz. A Bossa Nova ampliou os horizontes da nossa música e a projetou no mundo, de modo sem precedentes.  Aplaudida pelos maiores músicos do planeta. Se ela é considerada de elite musical é porque é de elevada qualidade em vários aspectos (melodia, harmonia, canto, lírica, arranjo, orquestração). Uma elaboração que inovou nas letras, letras mais alegres, mais afirmativas, sem tanto sofrimento como nos antigos boleros, serestas e sambas-canções. Nara Leão gravou Zé Keti, Cartola e Nelson Cavaquinho. Elis Regina gravou Adoniran Barbosa. Tom Jobim iniciou suas atividades de compositor com Newton Mendonça, fazendo samba-canção. Mário Reis, Sylvia Telles, Lúcio Alves e Dick Farney foram os cantores que iniciaram a inflexão no modo de cantar. João Gilberto declarou que não sabe o que é Bossa Nova, pois sempre disse ser um cantor de samba canção, apesar de cantar todo tipo de música.

A mulher também teve uma grande ampliação de possibilidades. Muitas e grandes cantoras apaixonadas como Maysa, Elis Regina, Leny Andrade, Claudette Soares, Gal Costa, Nana Caymmi. Existem muitos clichês e equívocos sobre a Bossa Nova que merecem ser esclarecidos sempre. A Bossa Nova não foi um movimento que passou, não foi um estilo que ficou de lado, a Bossa Nova é a própria origem da música popular brasileira moderna. Tom Jobim fiel à tradição do Modernismo de 22 uniu o erudito e o popular como fez Villa-Lobos.

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