segunda-feira, 17 de abril de 2023

 A mais importante influência de toda a história do Jazz. 


 A Bossa Nova nasceu de um desejo de modernidade um desejo de renovação da nossa música


Os velhos sambas-canções, valsas, boleros e serestas com uma forma antiga de cantar e tocar e com letras tristes e trágicas já não mais encontravam receptividade nas novas gerações.


Versos sobre tristeza, solidão, alcoolismo, ausência de amor sincero e etc.


Nos EUA havia uma nova onda do jazz o Cool Jazz Sinatra e Bing Crosby adotavam uma forma mais intimista de cantar.


Dick Farney viveu e trabalhou nos EUA e trouxe essas orientações e com Lúcio Alves influenciou os jovens músicos como Tom Jobim, Newton Mendonça, Johnny Alf, João Gilberto, Milton Banana e Billy Blanco. Mário Reis, Alf, Sylvia Telles, Dick Farney e Lúcio Alves já cantavam como modernos.


A Bossa Nova nasceu de uma vertente do samba canção, Noel Rosa, um samba quase falado. Acordes dissonantes já eram feitos por Vadico e Garoto. Havia o samba sincopado o samba de salão.


Paralelamente ao movimento da Bossa Nova se desenvolveu o sambalanço que era influenciado pelo samba exaltação, jazz e ritmos caribenhos. Um estilo dançante e alegre.


No debate entre as propostas rítmicas para a Bossa Nova de Roberto Menescal, Carlos Lyra, Baden Powell, João Gilberto, Durval Ferreira e John Alf, prevaleceu a de João Gilberto inspirada na batida do tamborim. 


João Gilberto trouxe um novo tempo para o canto. Retirou a orquestra. Adotou o minimalismo vocal e instrumental. 


Tom Jobim introduziu a erudição de Debussy, Chopin, Villa Lobos combinado com as influências populares vindas de Pixinguinha, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Custódio Mesquita e de Gershwin e Porter.


A produção de Jobim e diversificada. Choro, valsa, seresta, moda, samba...


João Gilberto deu uma nova vestimenta a tradição, gravou todos os clássicos da Velha Guarda, promoveu uma nova leitura da tradição.


A Bossa Nova não foi um movimento que passou, não foi um gênero que ficou de lado, a Bossa Nova é a própria origem da música brasileira moderna


Era uma época de muita confiança e otimismo, havia o Cinema Novo, a arquitetura de Niemeyer, JK, o presidente Bossa Nova, Brasilia, integração do Brasil, desenvolvimento, superação do atraso, 50 anos em 5. Um país inserido no mundo moderno.


A Bossa Nova ampliou os horizontes da nossa música, uniu a tradição ao moderno, projetou a música brasileira no mundo de modo sem precedentes. Uma presença estrutural formando gerações.

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