Tom Jobim era muito ligado a Helena Jobim, sua irmã. Foi Helena quem começou a estudar piano com o maestro alemão Hans Joachim Koellreutter, contratado por Nilza, mas Helena não tinha paciência para fazer escala e quem aproveitou as lições do mestre da dodecafonia foi Tom Jobim. Jobim disse que Koellreutter tinha uma visão avançada sobre música que o influenciou muito. Principalmente contra esse tabu que se erguia entre a música erudita e a música popular. Koellreutter formou muita gente importante na música como Guerra Peixe, Edino Krieger, Cláudio Santoro, e Isaac Karabchevsky entre outros. O maestro alemão era amigo de Villa-Lobos.
Helena esteve presente em todos os momentos importantes da vida de Tom Jobim. Ela escreveu uma biografia de Tom Jobim em 1996. Pesquisou a história da família.
Jorge de Oliveira Jobim, pai de Tom Jobim, escritor, poeta e diplomata, declarou num poema que suas únicas alegrias neste mundo eram Tom Jobim e Helena Jobim.
Foi Helena quem criou o apelido Tom, ela não pronunciava direito Antônio e havia uma música típica francesa, Ton Ton vai a guerra, música para fazer criança dormir que Nilza cantava para Tom Jobim dormir. Helena foi uma grande escritora. Sua biografia de Tom Jobim é muito bonita. Tom Jobim gostava muito dela. Helena Jobim morreu em 2015 com 84 anos em Belo Horizonte, Nana Caymmi disse que estava perdendo todas as suas amigas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário