sábado, 15 de abril de 2023

 A Nova Banda foi criada, por Tom Jobim, em 1984, por ocasião de um convite da Orquestra Sinfônica de Viena para uma apresentação de Tom Jobim. Jobim achou que a apresentação ficaria mais bonita com um grupo musical. A criação da Nova Banda foi a melhor iniciativa, em termos de showbusiness, da carreira de Tom Jobim. Foi uma bela iniciativa que deu a devida grandeza cênica à obra de Tom Jobim. Até então, havia uma banda mais limitada e predominava o estilo intimista do piano-bar, dos primórdios da Bossa Nova.

Tom Jobim gostou do desenho da banda com o coro de vozes femininas próximo do piano. Convidou grandes nomes da música com luz própria como Jaques Morelenbaum, Paula Morelenbaum, Danilo Caymmi, Tião Neto, e Paulo Braga. Convidou os filhos, Paulo e Elizabeth, e a esposa, Ana, para poder viajar, sem ficar afastado da família. 

O coro era formado por Elizabeth Jobim, Simone Caymmi e Ana Jobim. Maúcha Adnet, Paula e Jaques Morelenbaum entrariam mais tarde, durante shows no Rio de Janeiro. Gal Costa se apresentou com Tom Jobim e a Nova Banda em Los Angeles, California, em 1987. A Nova Banda participou das gravações dos discos de Tom Jobim de 1984 em diante. Danilo Caymmi e Tom Jobim eram as vozes masculinas do grupo.

Jaques Morelenbaum declarou que Tom Jobim estava muito deprimido com a morte de Vinícius e havia quatro anos não se apresentava em público. A Nova Banda deu novas energias a Tom Jobim. Eles viajaram pelo mundo todo, aplaudidos pela mais diferentes plateias. Foi uma pena que a Nova Banda não tivesse sido criada há mais tempo. A Banda só foi extinta com a morte de Tom Jobim em 1994. Podemos usar a expressão Banda Nova ou Nova Banda, mas os integrantes da Banda dizem que usavam a expressão Nova Banda de modo predominante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário