Laurindo Almeida foi indicado 11 vezes ao Grammy Internacional e venceu 6. O maior ganhador de Grammys da música brasileira. Atuou na rádio e fez parcerias com Garoto, Villa-Lobos, Pixinguinha, Radames Gnatalli, Carmem Miranda, Stan Getz, e Stan Kenton. Atuou em alguns filmes de Hollywood.
Natural do interior de SP transferiu-se para o Rio de Janeiro e começou na Rádio Mayrink Veiga com Cesar Ladeira.
Odeon Columbia EMI Continental
Lançado por Orlando Silva, Carinhoso recebeu mais de cem gravações a partir de então, tais como Dalva de Oliveira, Isaura Garcia, Ângela Maria, Gilberto Alves, Elis Regina, João Bosco, Elza Soares e outros.
Na década de 1940, passou a fazer dublagens para produções cinematográficas realizadas por Walt Disney.
Os parceiros mais constantes foram: Alberto Ribeiro, médico homeopata e grande amigo, Alcyr Pires Vermelho, Antônio Almeida e Jota Júnior.
Em 1984 foi homenageado sendo o enredo da Estação Primeira de Mangueira dando o título de supercampeã a agremiação.
Faleceu aos 99 anos em 24 de dezembro de 2006, vítima de falência múltipla dos órgãos provocada por infecção generalizada e está sepultado no Cemitério de São João Batista (Rio de Janeiro), na cidade do Rio de Janeiro.
Foi casado, de 1938 até a sua morte, com a professora primária, Astréa Braga (nascida Rabelo Cantolino), que era bisneta de Victor Dumas e prima do ator André Villon. Da união nasceu uma filha, Maria Cecília de Araújo Goés (nascida Braga), três netos e seis bisnetos. [3] [4]
Nenhum comentário:
Postar um comentário