terça-feira, 5 de setembro de 2023

  A origem da música e a evolução dos instrumentos. A origem do Jazz, Blues, R&B, Spiritual, Soul, Cool Jazz,  música caribenha, Samba, Choro, as Big Bands.

Laurindo de Almeida, Nestor Amaral, Zé Carioca (Cariocas Boy) ao lado de mestres do Jazz:  Louis Armstrong, Benny Goodman, Golden Gate Quartet, Tommy Dorsey, Lionel Hampton e outros. Laurindo Almeida atuou com Stan Getz, gravou vários sucessos de Tom Jobim. Foi o maior vencedor de Grammys do Brasil. Sinatra começou na orquestra de Tommy Dorsey. O tambor, a flauta, o violão, marimba e as bandas de jazz. O samba nasceu do maxixe que é uma mistura da polca austriaca com o lundu africano, o choro nasceu da combinação da polca, xote escocês, mazurca polonesa, valsa vienense, do minueto e da habanera cubana. 

Apresentação de Danny Kaye, parceiro de Bing Crosby.

Carmem Miranda levou o choro e o samba para os EUA, Ary Barroso levou o samba-canção, Zequinha de Abreu, Waldir Azevedo e as maravilhas do choro. Dick Farney atuou nos EUA nos anos 40. A Bossa Nova foi a grande apoteose do encontro de culturas. Stan Getz e Byrd divulgaram as canções de Tom Jobim, desde o início dos anos 60. Todos os grandes nomes do Jazz gravaram Tom Jobim.

A Song is Born, 1948.




Vinícius e Drummond. Drummond disse que Vinícius de Moraes foi o único poeta da sua geração que viveu como um poeta. Vinícius lia os românticos, os parnasianos, os simbolistas e os modernismos. Influência de

Luís de Camões, Bilac, Castro Alves, Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud, Ezra Pound, Augusto dos Anjos, Augusto Frederico Schmidt, e Manuel Bandeira. Na década de 1930, Vinicius de Moraes fez amizade com os poetas Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Teve uma fase espiritual e um fase erótica carnal.

O casamento da música com a literatura é antigo. A ópera O Guarani de Carlos Gomes foi baseada na obra de José de Alencar. Manuel Bandeira teve vários poemas musicados, inclusive por Tom Jobim e Villa Lobos. Vinícius de Moraes fazia poesia musicada. Influenciado por João Cabral, Paulo Mendes Campos e Augusto Frederico Smith. Villa Lobos incluiu a poesia de Catulo da Paixão Cearense na sua obra. Tom Jobim lia Guimarães Rosa, Olavo Billac, Fernando Pessoa, Drummond, Mário Palmerio. Jorge Amado foi musicado por Caymmi e Jobim. O pai de Tom era diplomata e escritor. Tom Jobim musicou O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo. Tom Jobim e Vinícius de Moraes tornaram-se amigos por ocasião da composição das canções da peça Orfeu da Conceição, adaptação da tragedia grega para a realidade social brasileira.

Esses escritores gostariam que Vinícius de Moraes e Tom Jobim ingressassem na Academia Brasileira de Letras. Felizmente ambos estão realmente imortalizados pela grandeza da obra produzida, reverenciada por sua posteridade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário