quarta-feira, 6 de setembro de 2023

 Antonio Carlos Jobim, no hotel Hilton International, em Viena, na Austria, concede entrevista ao correspondente internacional da Rede Globo, Luís Fernando Silva Pinto, na véspera do primeiro concerto com a Orquestra Sinfônica de Viena (ORF-Sinfonietta), realizado no Wiener Konzerthaus.


A Nova Banda foi criada em 1984 por Antonio Carlos Jobim para acompanhá-lo em shows e gravações. A banda surgiu após o maestro Peter Guth convidar Tom Jobim para se apresentar acompanhado da Orquestra Sinfônica de Viena (ORF-Sinfonietta).


Tom chamou Danilo Caymmi, Tião Neto, Paulo Braga e Paulo Jobim e um coro formado por Elizabeth Jobim, Simone Caymmi e Ana Lontra Jobim, posteriormente, Jaques e Paula Morelenbaum também  integrariam o grupo, estava criada a Banda que só se dissolveria com a morte de Tom Jobim em Dezembro de 1994.


Tom Jobim gostou do desenho da banda com o coral de vozes femininas próximo ao piano. A Nova Banda renovou as energias de Tom Jobim que estava muito abatido desde a morte de Vinícius de Moraes em 1980, ele não se apresentava mais em público.


Orquestra Sinfônica de Viena e Tom Jobim com a Nova Banda 

Data: 1984-03-04



Antonio Carlos Jobim e Elis Regina, apresentação do show de lançamento do LP "Elis & Tom", no Teatro Bandeirantes, em São Paulo, 1974.


O maestro Leo Peracchi, convidado por Tom Jobim para dirigir a orquestra, escreveu alguns arranjos ("Olha Maria" e outros), e adaptou arranjos escritos por Claus Ogerman. César Camargo Mariano e seu grupo musical também acompanharam a dupla.


Elis Regina, Elis Regina Carvalho Costa, e Tom Jobim, um encontro épico, um dos maiores sucessos da história da música brasileira.


Fotógrafo: Mario Luiz Thompson


Nenhum comentário:

Postar um comentário