Como lembram pesquisadores como Sérgio Cabral, Nelson Motta e outros, a conexão da música brasileira com a música americana é antiga, Pixinguinha e Custódio Mesquita gravaram fox nos anos 40. Outros famosos compositores gravaram fox nos anos 30 como Noel Rosa. Dick Farney e Cauby Peixoto viveram nos EUA e cantaram e gravaram em inglês. Carmem Miranda e O Bando da Lua atuaram por dez anos nos EUA, levaram o chorinhos ao mundo, Ary Barroso teve músicas usadas como trilha sonora de filmes da Disney. Aquarela do Brasil/Brazil foi a música mais toca nos EUA. Aloysio de Oliveira foi diretor musical da Disney. Dorival Caymmi também atuou nos EUA. Heitor Villa-Lobos fez trilha sonora para o cinema americano, grupo Disney e MGM.
Bing Crosby era o modelo para cantores como Cauby Peixoto e Dick Farney, Frank Sinatra e Nat King Cole também. Fats Elpídio, pianista e compositor, e Severino Araújo da Tabajara foram os primeiros a tocar Jazz no Brasil nos anos 30. Também tocaram Samba-canção e Bossa Nova. Dick Farney e Lúcio Alves influenciaram os jovens músicos da Bossa Nova em relação as tendências da música internacional, Johnny Alf, João Gilberto e Tom Jobim.
A Bossa Nova projetou nossa música no mundo de modo sem precedentes. Ela se tornou estrutural, formando gerações. Todos os grandes nomes do jazz gravaram canções de Tom Jobim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário