quarta-feira, 13 de setembro de 2023

 O Carnaval é uma festa que vem da Grécia Antiga, da Roma Antiga, culto do deus Dionísio e Baco. Dionísio o pai do teatro e da tragédia grega. Deus do vinho, da sensualidade, da alegria, da desordem e das forças da natureza.


Os orficos cultuavam Dionísio.


A tragédia de Orfeu, uma desgraça no Carnaval, alegria suprema, contradição individual e social, tristeza na alegria máxima. Orfeu era motorista e músico.


Orfeu e Eurídice eram dois amantes, se amavam intensamente, mas a noiva de Orfeu invejava o amor do casal.


Orfeu era filho de Calíope, musa da mitologia grega, e do deus Apolo, herdou do pai uma lira que emitia um som envolvente, todos eram atraídos por sua magia, dos pássaros no céu às árvores.


Tom Jobim é o Orfeu da Bossa Nova.


Vinícius declarou que quando convidou Tom Jobim para compor as canções da peça Orfeu da Conceição não tinha a menor ideia de que estava deflagrando o mais importante movimento da música brasileira no século XX.  Na peça Orfeu da Conceição e no filme.


O Orfeu Negro é o único "Oscar do Brasil" na história da Academia.


Orfeu Negro, Orfeu brasileiro, largou a lira e adotou o violão.


Um herói de favela, em lugar de lira helênica, o violão brasileiro,  e a mesma tragédia do herói grego.


Em 1948,  como Cônsul do Brasil em Los Angeles, Vinícius escreveu o segundo ato, a ida ao inferno, o inferno do Orfeu é no carnaval carioca, em busca de Eurídice, em meio aos ritmos, a luxúria, os mascarados e o povo pobre.


Orfeu é uma história que representa a luta de um homem através da música para servir ao próximo e à sua amada. A peça é uma homenagem ao negro brasileiro, um reconhecimento do seu valor. Um tributo ao povo em geral em meio às suas adversidades.


Orfeu era filho de um músico e de uma lavadeira, apaixona-se por Eurídice. A paixão desperta ciúmes, vingança, e morte. A tristeza mais profunda na alegria do carnaval. Na terça-feira de Carnaval, transtornado, Orfeu desce do morro e vai procurar Eurídice, quando volta, é morto.


“Juntaram-se a Mulher, a Morte, a Lua

Para matar Orfeu, com tanta sorte

Que mataram Orfeu, a alma da rua

Orfeu, o generoso, Orfeu, o forte.

Porém as três não sabem de uma coisa:

Para matar Orfeu não basta a Morte.

Tudo morre que nasce e que viveu

Só não morre no mundo a voz de Orfeu.”


A tragédia do herói Orfeu atualizada no brasileiro comum que sofre um sofrimento profundo em meio à alegria suprema do carnaval, sua voz, contudo,  é imortal e nunca desaparecerá porque é a voz da força do povo e da justiça.


*****


A poesia de Vinícius de Moraes teve uma fase espiritual, influência da sua formação no colégio Santo Inácio dos jesuítas, posteriormente adveio a fase erótica, por assim dizer. Vinícius de Moraes teve várias influências em sua poesia.


A França abraçou a Bossa Nova com Sacha Distel, H Salvador, P Barouh, Moustaki e o Orfeu com roteiro de Camus, além do filme Copacabana Palace com Mylene Demongeot.


Se houver vida inteligente em outro planeta semelhante à nossa, haverá música, é uma necessidade do homem de comunicar sentimentos, sensações, memórias pessoais, familiares, históricas, o homem acrescentando sons agradáveis por várias razões, espirituais, naturais, o canto, expressão de orgulho, união, otimismo, tristeza. Tom Jobim pensava desse modo.

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