sexta-feira, 8 de setembro de 2023

 A escritora e filósofa portuguesa Anabela Motta Ribeiro descreveu a morte de Astrud Gilberto como a segunda morte de João Gilberto. 


Podemos considerar a segunda morte apenas física, porque em termos culturais e históricos, os dois são imortais.


João Gilberto foi o responsável pela introdução de Astrud Gilberto no mundo da música com a concordância de Stan Getz e Creed Taylor.


São dois gigantes eternos, inesquecíveis!


Tom Jobim acolheu todas as inovações propostas por João Gilberto.


Astrud encantou o mundo com sua delicadeza e graciosidade.


Nome inscrito no Hall of Fame.


João Gilberto estaria completando 92 anos!


Astrud Gilberto sempre foi falada na nossa página. A única no Brasil a fazer postagens frequentes sobre ela e lamentar a ausência dela no noticiário e nas páginas em português. Nos EUA é impressionante o número de admiradores que se manifestam na rede social. Nossa página tem um compromisso de apresentar às novas gerações tudo que está relacionado à vida de Tom Jobim. Buscamos não esquecer de ninguém. Fazemos um trabalho de reconstrução histórica que a mídia tradicional não faz. É uma vergonha que Astrud Gilberto tenha sido posta à margem pela mídia tradicional. Algo indigno e revoltante. Mais ainda tentar identificar alguma responsabilidade dela por isso. Está na hora de aproveitar esse momento para resgatar de forma mais intensa essa história e várias outras. Vários artistas brasileiros que foram acolhidos, fizeram sucesso e se fixaram no exterior. Ela foi grande e merece uma reverência prolongada. Com a internet e as redes sociais vamos compensar essa vergonhosa omissão.


O fato é que um artista que faz sucesso na America e na Europa têm uma agenda sobrecarregada. Então surge o dilema vivido por Tom Jobim, ou seja, sair do seu país e fazer uma carreira internacional ou tentar conciliar as duas dimensões. Tom Jobim trabalhou muito para conciliar. Astrud Gilberto fez o certo, tem que se dedicar a um mercado que a admirou e a acolheu, o mesmo com Castro Neves, Bonfá, Sérgio Mendes, Laurindo Almeida, Bola Sete, Eumir Deodato, na época era difícil ficar voando de lá para cá com frequência. Agostinho dos Santos faleceu num terrível acidente em Orly.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário