sexta-feira, 8 de setembro de 2023

 João Gilberto, Johnny Alf, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Newton Mendonça e todos os membros do movimento desejavam renovar a música brasileira em vários aspectos. Não há como atribuir a uma pessoa isoladamente a criação de um movimento. João Gilberto consagrou um estilo apenas que o mundo aplaudiu, ele achou que as músicas de Jobim, Lyra e Menescal deviam ser cantadas assim mas a Bossa Nova é muito mais ampla e complexa do que isso. O que atraiu o público americano foram as melodias de Tom Jobim na interpretação de Stan Getz. Jobim e Vinícius ganharam o Oscar e a Palma de Ouro com Orfeu em 1959. Em 1960 Stan Getz começou a divulgar as músicas de Tom Jobim com Newton Mendonça e Vinícius de Moraes.



Em 62 fizeram o show no Carnegie Hall. Donato, Tião, Milton, Tom Jobim, Astrud e João Gilberto gravaram nos EUA. 

Todos os grandes nomes do Jazz gravaram Tom Jobim. Os maiores músicos do planeta aplaudiram suas canções

 Johnny Alf, João Gilberto, Tom Jobim, Newton Mendonça, Billy Blanco atuaram na noite e conviveram com Dick Farney e Lúcio Alves. Dick Farney viveu nos EUA nos anos 40 e 50 e conheceu as novas tendências na voz de Sinatra e Bing Crosby.


 Você tem Baden Powell com uma proposta de violão completamente diferente. Tamba Trio, Zimbo Trio. Enfim o movimento foi de uma riqueza impressionante. Tom Jobim trouxe sua formação erudita, Debussy, Ravel, Villa Lobos, Chopin.



João Gilberto disse, uma vez, que ele sempre cantou samba-canção, o samba quase falado de Noel, e começaram a chamar de Bossa Nova. O primeiro sucesso de Jobim foi Tereza da Praia, em 54, nesse ano ele fez a Sinfonia do Rio com Billy Blanco. Em 56 Sylvia Telles gravou Foi a Noite de Jobim e Newton Mendonça, já no estilo moderno 



 O samba atravessou um processo de evolução ao longo do século XX

Samba maxixe, samba de desfile, samba canção, Bossa Nova



Kern Duke Mercer Carmichael Arlen Hardt

Kern Duke Mercer Carmichael Arlen Hardt

Nenhum comentário:

Postar um comentário