sábado, 21 de outubro de 2023

 O Encontro dos Antonios. 


Antonio Callado, Antonio Candido, Antonio Houaiss e Antonio Carlos Jobim. 


Um diálogo muito rico sobre a cultura brasileira e os problemas atuais do país.


Antonio Callado, romancista e critico literário.

Antonio Candido, escritor e crítico, vencedor do Premio Camões e muitos outros prêmios.

Antonio Houaiss, dicionarista, crítico e filólogo


Eles queriam ver Tom Jobim na Academia Brasileira de Letras, mas Tom saiu da disputa pela vaga de 1994 porque Callado, seu amigo, era candidato. 


Tom Jobim disse que sua filha tinha medo da palavra "imortal" porque só se fala de "imortal" de quem já morreu e ela queria o pai vivo por muito tempo ainda. 


Vinicius dizia que não havia nenhuma diferença da sua poesia na forma de música para sua poesia não musicada.


O Brasil em revista. A descrição da classe dominante brasileira, feita por Antônio Cândido. Ele se formou no regime escravocrata e continuou a ver a forma indigna de tratar os empregados mesmo após a chegada de imigrantes.


Antônio Calado e o espírito aventureiro. Jornalista da BBC, durante a guerra, incursões no Parque do Xingu e viagem ao Vietnã do Norte.


Antônio Cândido relata os primeiros anos da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), uma verdadeira faculdade francesa. Até as discussões eram em francês.


Antônio Houais, dicionarista e mestre em culinária.


Tom Jobim e a defesa da natureza. O início da Bossa Nova. 


O Brasil lido por pessoas que amam a sua terra.




Tom Jobim inciou suas atividades como arranjador. Aprendeu com Radames Gnatalli e Leo Peracchi. Ele fez arranjos para Dalva de Oliveira, Nora Ney, Vicente Celestino, Orlando Silva, Elizeth Cardoso, Hianto de Almeida entre outros grandes nomes.

O arranjo não é um trabalho simples, é preciso que o arranjador conheça e estude muito sobre música. De simples não tem nada. É preciso escolher a canção adequada às características do cantor ou do grupo vocal e instrumental. O arranjador pode transformar uma canção de um gênero para outro. Pode adaptar no arranjo uma nova instrumentação com uma nova estética. É uma criação que  ressalta elementos, ou os transforma.

O compositor apresenta a sua composição a melodia, o arranjador concebe uma variação desse produto sem o descaracterizar.  O objetivo é favorecer a execução da canção pelo cantor ou músico instrumentista. Em 1953 Tom Jobim iniciou sua carreira como compositor, lançou dois discos Incerteza na voz de Mauricy Moura e Faz uma Semana. Faz uma semana e Pensando em você na voz de Ernani Filho, criação de Tom e Newton Mendonça. Orquestração de Lyrio Panicalli. 

Valsa Sentimental foi a composição que motivou Lúcia Branco a estimular o lado compositor de Tom Jobim. Em 1954 Tom Jobim compôs a Sinfonia do Rio com Billy Blanco e também Tereza da Praia seu primeiro grande sucesso popular. Em 1956 foi apresentado a Vinícius de Moraes por Lúcio Rangel e iniciou a parceria de sucesso. Orquestração também foi outra importante aprendizagem com Alceo Bocchino e Radames.


Nenhum comentário:

Postar um comentário