segunda-feira, 23 de outubro de 2023

 Este ano Nara Leão completaria oitenta anos e neste ano faleceu sua irmã Danuza Leão.  

Duas personalidades da vida cultural do Brasil, avançadas para a época. Nara abriu o apartamento de sua família em Copacabana para a reunião do grupo da Bossa Nova, Danuza foi casada com Antônio Maria, Samuel Wainer e Renato Machado. Nara gravou sucessos de Tom Jobim e fez teatro com crítica social e política com João do Vale. Resgatou a tradição do samba com Cartola, Zé Keti e Nelson Cavaquinho. Nara foi aluna de violão de Menescal e Carlos Lyra. Quando criança Nara teve aulas de violão com Solon Ayala e Patrício Teixeira, ex-integrante do grupo Os Oito Batutas, de Pixinguinha.   Sua morte precoce como a de Elis Regina chocou o mundo da música e o pais todo. 40 anos sem Elis Regina. Nara ganhou o Festival da Canção da Record interpretando A Banda de Chico Buarque em 1966. A estreia profissional se deu na participação, ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, na peça Pobre Menina Rica (1963). Sylvinha Telles, Astrud Gilberto e Nara Leão eram a linha de frente da Bossa Nova na voz feminina.O álbum “O Tom do Vinícius” foi lançado em formato digital, no dia 7, com Eveline Hecker, Camilla Dias e Georgiana de Moraes em uma homenagem a Tom Jobim e Vinícius de Moraes. 


As três cantoras cantam, recitam, e conversam, numa atmosfera semelhante a dos shows que fizeram a história da Bossa Nova.


Canções de diferentes momentos da parceria.


Georgiana atou com o pai Vinicius e Eveline com Tom Jobim.


Canta canta mais

Outra vez 

Só danço samba 

Garota de Ipanema 

Tomara 

Medo de amar 

O morro não tem vez

Sem você 

As Praias desertas 

Mulher sempre mulher 

Lamento no morro

Amor em paz

Teleco teco




Tom Jobim e Vinícius de Moraes.


Tom Jobim trabalhou nas seguintes boates

Drink, Bambu Bar, Arpège, Sacha’s, Monte Carlo, Night and Day, Casablanca, Plaza, Tasca e Alcazar. Muitas vezes revezava com Newton Mendonça


Boates famosas eram também Clube da Chave, Au bon gourmet, a 

Boate Zumzum do P Soledade, Freds do Carlos Machado, a Vogue, Copa, Beguine, Little Club, Baccarat, Casablanca, Acapulco, Montecarlo, Siroco, Mocambo


Aracy de Almeida, Linda Batista, Angela Maria e Inesita cantavam no Vogue. Sacha tbm atuava na casa e Fats Elpídio.


Waldir Calmon atuava no Night and Day Hotel Serrador.


Milton Banana, Alf, Baden Powell, Durval Ferreira, Lyra, Menescal e João Gilberto e a definição do ritmo da Bossa Nova


Claudette começou no bar do Plaza com Tom Jobim, Newton Mendonça, Johnny Alf, Milton Banana e Sylvinha Telles.


***********


O Tom já conhecia o Vinícius antes da apresentação de Lúcio Rangel, mas era superficial. Quando Vadico ficou doente e não pode fazer as canções de Orfeu da Conceição, Lúcio Rangel apresentou o Tom ao Vinícius. Tom já tinha feito sucesso com Tereza da Praia em parceria com Billy Blanco e a Sinfonia do Rio.


Em 1955, na Continental, Dóris Monteiro estreou a parceria Dolores Duran e Tom Jobim com ‘Se é por falta de adeus’. 


Em ‘Quando tu passas por mim’, de Antônio Maria e Vinícius de Morais, Dóris antecipa o encontro do poeta Vinícius de Moraes com o Maestro. 


O disco contendo ‘Eu e meu coração’, de Inaldo Vilarim e Antônio Botelho, dá ao Tom o prêmio de melhor disco de 1955.


Nenhum comentário:

Postar um comentário