quarta-feira, 28 de junho de 2023

 A versão em inglês criada pelo próprio Tom expressa sua visão sobre o significado da canção sem afastamentos. Demanda um grau mais elevado de vivência no idioma e seu domínio.

O Maestro Jobim fazia arranjos e orquestração e regia a orquestra para cantores famosos.

Tom Jobim e o trabalho cuidadoso da composição.


João Gilberto e Astrud com Jorge Amado 


O Maestro Júlio Medaglia e Nelson Motta disseram que ouviram João Gilberto numa loja de disco cantando nos anos 50 e acharam a coisa mais estranha do mundo. Levaram um choque. Ninguém cantava assim. Uma revolução estava em curso na música. Tom Jobim defendeu João Gilberto perante os críticos e as gravadoras. 


A voz e o violão e a redução da presença da orquestra. A orquestra no violão. O cantor que canta aos ouvidos e conquista o coração. Um canto quase falado. Uma nova leitura da tradição. A síntese voz e violão. A improvisação do jazz. O ritmo do tamborim. A percussão na voz. A clareza da pronúncia. O minimalismo. As variações inesperadas da fala no canto. A leveza. A fluidez da poesia de Jobim e do canto de João Gilberto.


O solo de Stan Getz e o cantor solitário no meio do palco. O jazz continuou sofrendo transformação, swing, bebop, cool, jump blues, R&B, fusion e smooth jazz.


Ele cantava como Orlando Silva. Influenciado  por Dick Farney e Lúcio Alves, promoveu uma inflexão para o intimismo. A linha de Sinatra e Bing Crosby nos EUA.

 

Gravou todos os clássicos do samba-canção. Gravou com Stan Getz nos EUA. Astrud Gilberto também.


Stan Getz, Byrd e C Baker adaptaram a Bossa Nova ao Cool Jazz. 


Pediu para Elizeth Cardoso cantar Chega de Saudade no ritmo da Bossa Nova no álbum Canção do Amor Demais, um marco.


A família pode ter acesso às gravações. As gravações não se incluem no direito de propriedade intelectual imaterial. A reprodução só pode ser feita em vinil não em CD.   Entende o STJ que a obra é propriedade cultural coletiva do povo.


A difusão da Bossa Nova na América 


Stan Getz, Antonio Carlos Jobim, João Gilberto e Astrud Gilberto nos EUA.


Quem difundiu a Bossa Nova nos EUA foram Stan Getz, Charlie Byrd, Chat Baker, Herbie Mann, antes do show no Carnegie Hall. Depois do show de 1962, uma legião de astros do Jazz aderiu à Bossa Nova, Bill Evans,  Quincy Jones, Tony Bennett, Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie, Stan Kenton, Duke Ellington, Count Basie, Oscar Peterson and so on. 


Stan Getz gravou com João Gilberto, Astrud Gilberto e Miucha além de Tom Jobim. 


C. Parker e Dizzy Gillespie foram os criadores do Bebop que sucedeu ao swing jazz das big bands dos anos 30 e 40 que era dançante. 

O Bebop deu origem ao Cool Jazz, músicos influenciados por Lester Young e Coleman Hawkins. O cool jazz era leve e mais romântico do que o bebop, e mantinha a harmonia do bebop.

Os nomes do Cool Jazz foram Claude Thornhill, Gil Evans, Billy Bauer, Warne Marsh e Miles Davis. Miles também adotou o fusion. Dizzy Gillespie e C

Parker criaram o fusion jazz.


Duke Ellington, Count Basie, Oscar Peterson, Henderson, P Matheny, Ron Carter, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, H Mann, H Hancok, Corea, M Davis, Dizzy Gillespie gravaram Tom Jobim. 


Tom Jobim e Nova Banda 


A Bossa Nova, partindo do LP “Chega de Saudade”, o primeiro de João Gilberto, e de sambas antigos do repertório (“Morena Boca de Ouro”, “Rosa Morena”, “Aos Pés da Cruz” e “É Luxo só”), ou seja, simplesmente, ela existe desde que o samba é samba.


Noventa anos de Tom Jobim, 2017, exposição em homenagem a Tom Jobim, aclamado pelos maiores músicos do planeta, gravado por todos os jazzistas de destaque. Nome inscrito no Hall of Fame dos EUA. Classificado por Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Leonard Feather, e Stan Getz como um dos maiores compositores de todos os tempos da história da música. Ganhador de inúmeras premiações como o Grammy. Títulos de Dr Honoris Causa. Título de melhor compositor do ano várias vezes. Premiado com a Palma de Ouro e o Oscar pela trilha sonora de Orfeu Negro. Dora Morelenbaum declarou que Tom Jobim é a maior verdade da música brasileira.


Tessitura

Registro vocal


Jobim no grave e no agudo


José Carreras, Plácido Domingo são tenores e gravaram Tom Jobim.

Lenita Bruno e Olivia Byington são sopranos.

Sinatra, Nelson Gonçalves, e V Celestino barítonos.


E possível escrever a clave de fá na terceira linha. A posição mais frequente é a quarta linha. Com esta configuração, a nota Dó-4 dó central do piano ocupa a primeira linha suplementar superior. A clave de sol começa onde a de fá termina.


Esta clave é utilizada na escrita da mão esquerda dos instrumentos de teclado, instrumentos de registro grave, como o violoncelo, o contrabaixo, o fagote, o trombone e o eufônio em Dó, bem como as vozes mais graves.


A clave de fá, as oitavas mais graves do piano não tem correspondência na pauta da clave de sol


Villa Lobos baseou sua obra em Bach, Debussy e Strasvinski


Arthur Moreira Lima, João Carlos Martins, Arnaldo Cohen

Maria Lúcia Godoy


Museu da Imagem e do Som


A história do Samba


Donga, Sinhô, Peixoto, Vogeler, Porto, Ary Barroso, Aracy Cortes, Ismael Silva, Assis Valente, Pires Vermelho, Orestes Barbosa, Moreira da Silva, Wilson Batista, Ataulfo Alves, João de Barros, João Gilberto, Tom Jobim, Newton Mendonça, Vinícius de Moraes, Lupicinio, Mano Décio, Aracy de Almeida, Custódio Mesquita, Francisco Alves, Carmem Miranda, Silvio Caldas, Noel Rosa, Mário Lago, Pedro de Sá Pereira, Milton de Oliveira, Paulinho da Viola, Orlando Silva, Haroldo Lobo, Haroldo Barbosa.


Desde os anos 20, a música brasileira tem contato com o Fox-canção e o Jazz.



A versão em inglês criada pelo próprio Tom expressa sua visão sobre o significado da canção sem afastamentos. Demanda um grau mais elevado de vivência no idioma e seu domínio.

O Maestro Jobim fazia arranjos e orquestração e regia a orquestra para cantores famosos.

Tom Jobim e o trabalho cuidadoso da composição.


João Gilberto e Astrud com Jorge Amado 


O Maestro Júlio Medaglia e Nelson Motta disseram que ouviram João Gilberto numa loja de disco cantando nos anos 50 e acharam a coisa mais estranha do mundo. Levaram um choque. Ninguém cantava assim. Uma revolução estava em curso na música. Tom Jobim defendeu João Gilberto perante os críticos e as gravadoras. 


A voz e o violão e a redução da presença da orquestra. A orquestra no violão. O cantor que canta aos ouvidos e conquista o coração. Um canto quase falado. Uma nova leitura da tradição. A síntese voz e violão. A improvisação do jazz. O ritmo do tamborim. A percussão na voz. A clareza da pronúncia. O minimalismo. As variações inesperadas da fala no canto. A leveza. A fluidez da poesia de Jobim e do canto de João Gilberto.


O solo de Stan Getz e o cantor solitário no meio do palco. O jazz continuou sofrendo transformação, swing, bebop, cool, jump blues, R&B, fusion e smooth jazz.


Ele cantava como Orlando Silva. Influenciado  por Dick Farney e Lúcio Alves, promoveu uma inflexão para o intimismo. A linha de Sinatra e Bing Crosby nos EUA.

 

Gravou todos os clássicos do samba-canção. Gravou com Stan Getz nos EUA. Astrud Gilberto também.


Stan Getz, Byrd e C Baker adaptaram a Bossa Nova ao Cool Jazz. 


Pediu para Elizeth Cardoso cantar Chega de Saudade no ritmo da Bossa Nova no álbum Canção do Amor Demais, um marco.


A família pode ter acesso às gravações. As gravações não se incluem no direito de propriedade intelectual imaterial. A reprodução só pode ser feita em vinil não em CD.   Entende o STJ que a obra é propriedade cultural coletiva do povo.


A difusão da Bossa Nova na América 


Stan Getz, Antonio Carlos Jobim, João Gilberto e Astrud Gilberto nos EUA.


Quem difundiu a Bossa Nova nos EUA foram Stan Getz, Charlie Byrd, Chat Baker, Herbie Mann, antes do show no Carnegie Hall. Depois do show de 1962, uma legião de astros do Jazz aderiu à Bossa Nova, Bill Evans,  Quincy Jones, Tony Bennett, Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie, Stan Kenton, Duke Ellington, Count Basie, Oscar Peterson and so on. 


Stan Getz gravou com João Gilberto, Astrud Gilberto e Miucha além de Tom Jobim. 


C. Parker e Dizzy Gillespie foram os criadores do Bebop que sucedeu ao swing jazz das big bands dos anos 30 e 40 que era dançante. 

O Bebop deu origem ao Cool Jazz, músicos influenciados por Lester Young e Coleman Hawkins. O cool jazz era leve e mais romântico do que o bebop, e mantinha a harmonia do bebop.

Os nomes do Cool Jazz foram Claude Thornhill, Gil Evans, Billy Bauer, Warne Marsh e Miles Davis. Miles também adotou o fusion. Dizzy Gillespie e C

Parker criaram o fusion jazz.


Duke Ellington, Count Basie, Oscar Peterson, Henderson, P Matheny, Ron Carter, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, H Mann, H Hancok, Corea, M Davis, Dizzy Gillespie gravaram Tom Jobim. 


Tom Jobim e Nova Banda 


A Bossa Nova, partindo do LP “Chega de Saudade”, o primeiro de João Gilberto, e de sambas antigos do repertório (“Morena Boca de Ouro”, “Rosa Morena”, “Aos Pés da Cruz” e “É Luxo só”), ou seja, simplesmente, ela existe desde que o samba é samba.


Noventa anos de Tom Jobim, 2017, exposição em homenagem a Tom Jobim, aclamado pelos maiores músicos do planeta, gravado por todos os jazzistas de destaque. Nome inscrito no Hall of Fame dos EUA. Classificado por Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Leonard Feather, e Stan Getz como um dos maiores compositores de todos os tempos da história da música. Ganhador de inúmeras premiações como o Grammy. Títulos de Dr Honoris Causa. Título de melhor compositor do ano várias vezes. Premiado com a Palma de Ouro e o Oscar pela trilha sonora de Orfeu Negro. Dora Morelenbaum declarou que Tom Jobim é a maior verdade da música brasileira.


Tessitura

Registro vocal


Jobim no grave e no agudo


José Carreras, Plácido Domingo são tenores e gravaram Tom Jobim.

Lenita Bruno e Olivia Byington são sopranos.

Sinatra, Nelson Gonçalves, e V Celestino barítonos.


E possível escrever a clave de fá na terceira linha. A posição mais frequente é a quarta linha. Com esta configuração, a nota Dó-4 dó central do piano ocupa a primeira linha suplementar superior. A clave de sol começa onde a de fá termina.


Esta clave é utilizada na escrita da mão esquerda dos instrumentos de teclado, instrumentos de registro grave, como o violoncelo, o contrabaixo, o fagote, o trombone e o eufônio em Dó, bem como as vozes mais graves.


A clave de fá, as oitavas mais graves do piano não tem correspondência na pauta da clave de sol


Villa Lobos baseou sua obra em Bach, Debussy e Strasvinski


Arthur Moreira Lima, João Carlos Martins, Arnaldo Cohen

Maria Lúcia Godoy


Museu da Imagem e do Som


A história do Samba


Donga, Sinhô, Peixoto, Vogeler, Porto, Ary Barroso, Aracy Cortes, Ismael Silva, Assis Valente, Pires Vermelho, Orestes Barbosa, Moreira da Silva, Wilson Batista, Ataulfo Alves, João de Barros, João Gilberto, Tom Jobim, Newton Mendonça, Vinícius de Moraes, Lupicinio, Mano Décio, Aracy de Almeida, Custódio Mesquita, Francisco Alves, Carmem Miranda, Silvio Caldas, Noel Rosa, Mário Lago, Pedro de Sá Pereira, Milton de Oliveira, Paulinho da Viola, Orlando Silva, Haroldo Lobo, Haroldo Barbosa.


Desde os anos 20, a música brasileira tem contato com o Fox-canção e o Jazz.

Wave com Buddy Rich e seu time

Wave no trombone

William Reichenbach, Bass Trombone

Tommy Dorsey, Frank Sinatra e H. James atuaram con ele.



Osborne

Brozman 

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