Jane Birkin & Serge Gainsbourg
La Decadanse Tradução (1971)
Roberto Carlos
Lulu
Arantes
Gonzaga
Anos 70 80 90
Erga tua mão Mauricio Alexandre Souza Dos Santos Junior
Mas Tom Jobim alcançou, em 54 explodiu seu sucesso Tereza da Praia, e sua Sinfonia do Rio, depois a Sinfonia da Alvorada, venceu a Palma de Ouro e o Oscar com o filme Orfeu Negro, foi aclamado mundialmente, atraiu os músicos Byrd e Stan Getz, e inúmeros outros. Talvez João Gilberto não obtivesse reconhecimento tão grande se não existissem Jobim, Mendonça, Vinícius, Lyra e Menescal e ele tivesse que trabalhar apenas com o cancioneiro existente. Quando João Gilberto foi incompreendido, ele o defendeu. Isso foi muito importante, deu uma força enorme a João Gilberto. Porque Ary Barroso, Caymmi, Zequinha de Abreu já eram conhecidos nos EUA. Carnem Miranda interpretou, Bing Crosby, também. O sucesso de Tom Jobim indepedente da forma como foi interpretado aqui e no exterior. Tem valor intrínseco. Ele fez sucesso com Newton Mendonça, sem Newton Mendonça, com Vinícius e sem Vinícius
Em 1997 várias canções do início da carreira de Tom Jobim foram relançadas no CD "Meus primeiros compassos", do selo Revivendo, em homenagem ao Maestro.
Incerteza com Mauricy Moura.
Ernani Filho em "Pensando em você", "Faz uma semana", com João Stockler e "Engano", com Luiz Bonfá.
A Sinfonia do Rio com Billy Blanco.
Ao todo são 23 canções nas vozes de
Silvinha Telles, Nora Ney, Dick Farney, Angela Maria, Doris Monteiro, Dalva de Oliveira, Roberto Paiva, Claudia Moreno, Elizeth Cardoso, Emilinha Borba, Jorge Goulart, Lucio Alves, Gilberto Milfont, Dora Lopes, Raul de Barros, Gilda de Barros e Bill Farr.
Canções com Dolores Duran, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Alcides e Cavalcanti.
Pensando em Você com escalas de tons inteiros, como em Debussy. Os arranjos de cordas sob influência de Radamés Gnattali e H.J. Kõllreutter.
O Maestro Tom Jobim combina Gershwin, Debussy, Ravel, Bach e Vila Lobos.
Tom Jobim sempre gostou de trabalhar em parcerias com grandes compositores e cantores, tudo em nome do agradecimento da música e de sua arte. Fez obras belíssimas com Billy Blanco, Vinicius, Newton Mendonça, Dolores Duran e também gravações magníficas com grandes cantores. Um gênio que tinha como virtude a simplicidade.
Tom Jobim e a Nova Banda
Nenhum comentário:
Postar um comentário