Tom Jobim no instrumental 1, 2, 3. Canções de Tom Jobim e grandes grupos instrumentais. Sucesso.
A Bossa Nova possui uma dimensão de grupos instrumentais da máxima qualidade.
Jobim, além de compor lindas melodias, acrescentava a lírica, pura poesia. Sozinho ou com grandes parceiros numa unidade orgânica.
A declamação de poemas com fundo musical era um hábito de Vinícius de Moraes anterior ao nascimento da Bossa Nova
A Bossa Nova foi o mais importante movimento da música brasileira na segunda metade do século XX.
A presença brasileira tornou -se estrutural e influenciou gerações. Antes a presença internacional brasileira era temporária, mesmo brilhante, com Ary Barroso, Caymmi ou Carmem Miranda .
A Bossa Nova articulou o nacional com o internacional, o popular com o erudito e fez uma nova leitura da tradição. João Gilberto gravou todos os clássicos. Gravou Herivelto, Ary Barroso, Noel Rosa. Nara Leão gravou Cartola, N. Cavaquinho e Ze Kéti. Elis gravou Adoniran.
Todos os gigantes do jazz gravaram e aplaudiram Tom Jobim. Um erudito apaixonado pelo popular como Ernesto Nazareth e Villa Lobos.
Tom Jobim foi um gênio que construiu catedrais de beleza musical. Nunca alguém fez tanto pelo Brasil como ele. Sua formação incluia : Villa Lobos, Debussy, Ravel e, no campo popular, Ary Barroso, Pixinguinha e Caymmi.
A Bossa Nova ampliou os horizontes da música brasileira no mundo.
O jazz veio beber nas fontes da Bossa Nova para se renovar : Quincy Jones , Stan Getz, Tony Bennet, C Byrd.
Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Stan Getz declararam ser Tom Jobim um dos maiores do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário