quarta-feira, 21 de junho de 2023

 Vinicius de Moraes, nascido Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, foi poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro.


A memória de Vinicius de Moraes está salvaguardada no MIS em seu Depoimento para a Posteridade, concedido em 12 de junho de 1967, tendo como entrevistadores Ricardo Cravo Albin e Lúcio Rangel. E muito mais, como: fotos, textos, programas e entrevistas!


Poeta essencialmente lírico, que lhe renderia o apelido "Poetinha", atribuído por Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também famoso por ser um grande conquistador.


Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística vinha do fato de ser poeta. No campo musical, o Poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Marino Pinto Soledade A Maria 

📍Para pesquisar sobre o Poetinha, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.


#MISRJ #MuseuDaImagemEDoSom #ViniciusDeMoraes #CulturaEPreservação

Nenhum comentário:

Postar um comentário