sábado, 8 de julho de 2023

  Mariozinho foi diretor musical da Rede Globo.


Formou um grupo com Guttemberg Guarabyra, Guto Graça Mello, Fernando Leporace e Gracinha Leporace.


Foi diretor da gravadora Musidisc, EMI-Odeon e Polygram.


Produziu trabalhos de artistas, como Milton Nascimento, Som Imaginário, Lô Borges, Beto Guedes, Ivan Lins, Paulinho da Viola, Simone, Nana Caymmi, Gonzaguinha, Blitz, Gal Costa e o grupo Roupa Nova. 


Mariozinho fez parcerias com Renato Correa, Guto Graça Mello, Tavynho Bonfá, Luiz Cláudio Ramos, Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle, entre outros.


Suas músicas foram gravadas por Grupo Manifesto, Roupa Nova, Elis Regina, Marcos Valle, Pery Ribeiro, Cláudia Telles, Nara Leão, Tavito, A Brazuca, The Fevers, Dóris Monteiro, 14 Bis, entre muitos outros intérpretes.



 Dorival Caymmi, Aloysio de Oliveira, Vinicius de Moraes, Norma Bengell e Tom Jobim na Concha Acústica, em Los Angeles, anos 60.


O Hollywood Bowl é um anfiteatro no bairro de Hollywood Hills, em Los Angeles, Califórnia.


João Luiz Albuquerque, Dorival Caymmi, Aloysio de Oliveira, Walt Disney, Norma Bengell, Vinícius de Moraes e Antonio Carlos Jobim, 1964.


Walt Disney sempre foi um grande amigo da cultura nacional, amigo de Carmem Miranda, Villa Lobos, Ary Barroso, Aloysio de Oliveira, Dick Farney.


Tom Jobim e a Nova Banda.




 A Bossa Nova não é um movimento que passou, não é um gênero que ficou de lado, não é uma música para estrangeiros, a Bossa Nova é a própria origem da música brasileira contemporâneo. Ela veio revolucionar a harmonia, melodia, a lirica, o modo de interpretar. Sem a Bossa Nova a música brasileira demoraria muito para ampliar seus horizontes. Ela deu um novo formato a tradição, conectou o passado com o presente, o erudito com o popular e a música nacional com a internacional. Tom Jobim nunca impôs um padrão interpretativo, cantores de vários estilos com ou sem orquestra gravaram suas canções, Silvio Caldas, Galhardo, Nelson Gonçalves, Mário Reis, Silvinha, Dick Farney, João Gilberto. Cantores apaixonados. As canções de Tom Jobim também gravaram no estilo Sambalanço. Havia uma ampla vontade de renovação da música brasileira em vários aspectos por parte da juventude que não se reconhecia nas tragédias narradas por muitos boleros e sambas-canções. Queriam uma visão mais afirmativa da vida. O Jazz viu na Bossa Nova uma grande oportunidade de renovação!



 Caymmi, Elis, Jair, Nara, Elza, Cyro e Magro. Donga está atrás de Caymmi. Homenagem no Itamaraty de Magalhães Pinto. Tom Jobim estava presente e Gilberto Gil também. Samba canção, Bossa Nova e Sambalanço.


Nara Leão gravou com Zé Keti, Cartola e Nelson Cavaquinho.

Elis Regina gravou Adoniran Barbosa.



 A Bossa Nova não é um movimento que passou, não é um gênero que ficou de lado, não é uma música para estrangeiros, a Bossa Nova é a própria origem da música brasileira contemporâneo. Ela veio revolucionar a harmonia, melodia, a lirica, o modo de interpretar. Sem a Bossa Nova a música brasileira demoraria muito para ampliar seus horizontes. Ela deu um novo formato a tradição, conectou o passado com o presente, o erudito com o popular e a música nacional com a internacional. Tom Jobim nunca impôs um padrão interpretativo, cantores de vários estilos com ou sem orquestra gravaram suas canções, Silvio Caldas, Galhardo, Nelson Gonçalves, Mário Reis, Silvinha, Dick Farney, João Gilberto. Cantores apaixonados. As canções de Tom Jobim também gravaram no estilo Sambalanço. Havia uma ampla vontade de renovação da música brasileira em vários aspectos por parte da juventude que não se reconhecia nas tragédias narradas por muitos boleros e sambas-canções. Queriam uma visão mais afirmativa da vida. O Jazz viu na Bossa Nova uma grande oportunidade de renovação!


Isaura Garcia gravou em 1959, Meditação de Tom Jobim e Newton Mendonça, apesar de ser casada com Walter Wanderley que produziu o seu disco e participou do terceiro disco de João Gilberto de 1961, não há nada parecido com o estilo da Bossa Nova, Isaurinha era chamada de Sempre Personalíssima, ela gostava de ter uma marca sua, seu sotaque paulistano ela fazia questão de manter, era uma cantora passional, movida a emoção. Filha de Manuel Garcia, português, e Amelia Pancetti, ítalo-brasileira. Era sobrinha do célebre pintor paulista Giuseppe Pancetti. Ela gravou um disco com Nelson Gonçalves.


Linda e Dircinha Batista, Isaura Garcia, Elizete Cardoso, Leny Andrade, Vicente Celestino e Orlando Silva, cantavam com voz impostada, influência do canto lírico europeu.


Maysa cantava com a voz mais colocada e encorpada, utilizava vibrato, Carmen Miranda possuia voz 

colocada,  e o r com pronúncia italiana



Nenhum comentário:

Postar um comentário