Entre março e maio de 1970, nos mesmos estúdios Van Gelder, Tom gravou dois LPs para o novo selo de Creed Taylor, CTI-A&R: Tide e Stone Flower. Salvo por uma sessão, especialmente reservada para Tide, em 16 de março, ambos foram gravados simultaneamente em 23, 24 e 29 de abril e 8, 20 e 22 de maio, com arranjos de Eumir Deodato e alguns brasileiros (Hermeto Pascoal, o baterista João Palma e os percussionistas Airto Moreira e Everaldo Ferreira) misturados aos instrumentistas americanos.
Projetado como um prolongamento de Wave, Tide é a onda (ou a maré) seguinte, a segunda ode jobiniana ao mormaço litorâneo, uma confluência da saudade (do Rio, presente no clássico choro de Pixinguinha, "Carinhoso", ondulado pela flauta baixa de Joe Farrell, e numa cinematográfica interpretação de "Garota de Ipanema") com a curtição de ritmos latinos (como o bolero e o beguine) e jazzísticos ("Tema Jazz"). Até um samba-rock ("Rockanalia") coube no repertório. Disco de retomadas, a começar por seu tema principal (uma série de improvisos em cima de "Wave", usando a mesma harmonia), nele Tom reuniu momentos de duas recentes contribuições para o cinema: as variações, densamente dramáticas, melancólicas e até roqueiras, em torno de "Garota de Ipanema", feitas para o homônimo filme de Leon Hirszman, e três composições para o filme Os aventureiros (o beguine "Caribe", o bolero "Sue Ann", que servia de Leitmotiv para a personagem interpretada por Candice Bergen, e o samba bossa novista "Remember".
Com sólida seção rítmica comandada pelo baixo de Ron Carter e a flauta de Joe Farrell pré-gravada, servindo de base para quase todas as faixas, sua grande novidade é a performance de Tom pilotando um piano elétrico, no samba "Takatanga". O único piano acústico disponível no estúdio fora danificado por uma dose de uísque involuntariamente despejada sobre suas cordas, e não houve outro jeito senão apelar para o elétrico. Nas demais faixas, Tom ocupa-se do violão e do piano acústico, às vezes dos dois ao mesmo tempo, sobrepostos pelo engenheiro de som. Também são destaques no disco a flauta insolente e vibrátil de Hermeto Pascoal (em "Tema Jazz"), o trombone de Urbie Green (sobretudo em "Takatanga") e o sax-alto de Jerry Dodgion (em "Garota de Ipanema").
Nenhum comentário:
Postar um comentário