sábado, 8 de julho de 2023

 Mário Reis

Dick Farney

Alf 

Stan Kenton

Milton

Vadico

W Calmon

Garoto

Salvador

João Gilberto

Tom Jobim com Newton 

Milton Nascimento 


 Na formação erudita de Tom Jobim, os nomes e correntes mais importantes são Heitor Villa Lobos,  o impressionismo musical de Debussy e Ravel, seu primeiro mestre Hans-Joachim Koellreutter, e Radamés Gnatalli, na esfera da música popular, Ary Barroso, Dorival Caymmi e Pixinguinha .Villa Lobos e a fusão do erudito e do popular, como fazia Ernesto Nazareth.   Hans-Joachim Koellreutter foi seu primeiro professor de música, Tom tinha apenas 13 anos. O músico erudito alemão foi contratado pela mãe de Tom Jobim para dar aulas de piano para Helena Jobim e outras crianças do Colégio Brasileiro de Almeida, quando Tom teve seu interesse despertado para a música. Koeullreutter foi amigo de Heitor Villa-Lobos,  e professor de grandes músicos como Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Eunice Katunda, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Edino Krieger. Ele fundou o grupo Musica Viva em 1939, sua filosofia era a do homem integral e a abertura de horizontes da música, sua técnica além das tradicionais europeias,  incorporava diversas influências musicais, incluindo a música japonesa e a indiana, microtonal, e a  tecnologia eletrônica. Ele dizia que o bom mestre sempre deve aprender com os alunos e seus interesses. Hermann Scherchen  acolheu Koeullreutter em Genebra e o introduziu ao atonalismo e  à técnica dodecafônica. O maestro  Koellreutter faleceu em 2005. O mestre alemão formou gerações de músicos brasileiros


Tom Jobim iniciou suas atividades como músico, fazendo arranjos e orquestrações para cantores famosos, depois passou a compor.


Em 1953 saiu a sua primeira canção que foi gravada por Mauricy Moura, Incerteza.  No mesmo ano de 1953, ele produziu Faz uma Semana e Pensando em você, gravação de Ernani Filho, que viria a ser o cantor favorito de Ary Barroso e lider de sua orquestra. Gravação muito elogiada pela crítica do Jornal O Globo.


Em 1954 ele produziu com Billy Blanco a Sinfonia do Rio e também com Billy Blanco, Tom Jobim produziu seu primeiro grande sucesso de público Tereza da Praia, nas vozes de Dick Farney e Lucio Alves. 


Finalmente, nos anos 60, 1962, Tom Jobim iniciou sua atividade como cantor de suas composições. Nesse momento João Gilberto, Sylvia Telles, Astrud Gilberto e Claudette Soares gravavam suas canções.


Como parceiros, grandes nomes, além de Billy Blanco, Newton Mendonça, Vinicius de Moraes, Luiz Bonfá, Dolores Duran, Aloysio de Oliveira, Marino Pinto, Paulo Soledade e Chico Buarque. 


EJ

Tom Jobim e a Nova Banda



Hans-Joachim Koellreutter foi seu primeiro professor de música, Tom tinha apenas 13 anos. O músico erudito alemão foi contratado pela mãe de Tom Jobim para dar aulas de piano para Helena Jobim e outras crianças do Colégio Brasileiro de Almeida, quando Tom teve seu interesse despertado para a música. Koeullreutter foi amigo  de Heitor Villa-Lobos,  e professor de grandes músicos como Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Eunice Katunda, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Edino Krieger. Ele fundou o grupo Musica Viva em 1939, sua filosofia era a do homem integral e a abertura de horizontes da música, sua técnica além das tradicionais europeias,  incorporava diversas influências musicais, incluindo a música japonesa e a indiana, microtonal, e a  tecnologia eletrônica. Ele dizia que o bom mestre sempre deve aprender com os alunos e seus interesses. Hermann Scherchen  acolheu Koeullreutter em Genebra e o introduziu ao atonalismo e  à técnica dodecafônica. O maestro  Koellreutter faleceu em 2005. O mestre alemão formou gerações de músicos brasileiros.



 Na formação erudita de Tom Jobim, os nomes e correntes mais importantes são Heitor Villa Lobos,  o impressionismo musical de Debussy e Ravel, seu primeiro mestre Hans-Joachim Koellreutter, e Radamés Gnatalli, na esfera da música popular, Ary Barroso, Dorival Caymmi e Pixinguinha .Villa Lobos e a fusão do erudito e do popular, como fazia Ernesto Nazareth.   Hans-Joachim Koellreutter foi seu primeiro professor de música, Tom tinha apenas 13 anos. O músico erudito alemão foi contratado pela mãe de Tom Jobim para dar aulas de piano para Helena Jobim e outras crianças do Colégio Brasileiro de Almeida, quando Tom teve seu interesse despertado para a música. Koeullreutter foi amigo de Heitor Villa-Lobos,  e professor de grandes músicos como Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Eunice Katunda, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Edino Krieger. Ele fundou o grupo Musica Viva em 1939, sua filosofia era a do homem integral e a abertura de horizontes da música, sua técnica além das tradicionais europeias,  incorporava diversas influências musicais, incluindo a música japonesa e a indiana, microtonal, e a  tecnologia eletrônica. Ele dizia que o bom mestre sempre deve aprender com os alunos e seus interesses. Hermann Scherchen  acolheu Koeullreutter em Genebra e o introduziu ao atonalismo e  à técnica dodecafônica. O maestro  Koellreutter faleceu em 2005. O mestre alemão formou gerações de músicos brasileiros


Tom Jobim iniciou suas atividades como músico, fazendo arranjos e orquestrações para cantores famosos, depois passou a compor.


Em 1953 saiu a sua primeira canção que foi gravada por Mauricy Moura, Incerteza.  No mesmo ano de 1953, ele produziu Faz uma Semana e Pensando em você, gravação de Ernani Filho, que viria a ser o cantor favorito de Ary Barroso e lider de sua orquestra. Gravação muito elogiada pela crítica do Jornal O Globo.


Em 1954 ele produziu com Billy Blanco a Sinfonia do Rio e também com Billy Blanco, Tom Jobim produziu seu primeiro grande sucesso de público Tereza da Praia, nas vozes de Dick Farney e Lucio Alves. 


Finalmente, nos anos 60, 1962, Tom Jobim iniciou sua atividade como cantor de suas composições. Nesse momento João Gilberto, Sylvia Telles, Astrud Gilberto e Claudette Soares gravavam suas canções.


Como parceiros, grandes nomes, além de Billy Blanco, Newton Mendonça, Vinicius de Moraes, Luiz Bonfá, Dolores Duran, Aloysio de Oliveira, Marino Pinto, Paulo Soledade e Chico Buarque. 


EJ

Tom Jobim e a Nova Banda



Hans-Joachim Koellreutter foi seu primeiro professor de música, Tom tinha apenas 13 anos. O músico erudito alemão foi contratado pela mãe de Tom Jobim para dar aulas de piano para Helena Jobim e outras crianças do Colégio Brasileiro de Almeida, quando Tom teve seu interesse despertado para a música. Koeullreutter foi amigo  de Heitor Villa-Lobos,  e professor de grandes músicos como Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Eunice Katunda, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Edino Krieger. Ele fundou o grupo Musica Viva em 1939, sua filosofia era a do homem integral e a abertura de horizontes da música, sua técnica além das tradicionais europeias,  incorporava diversas influências musicais, incluindo a música japonesa e a indiana, microtonal, e a  tecnologia eletrônica. Ele dizia que o bom mestre sempre deve aprender com os alunos e seus interesses. Hermann Scherchen  acolheu Koeullreutter em Genebra e o introduziu ao atonalismo e  à técnica dodecafônica. O maestro  Koellreutter faleceu em 2005. O mestre alemão formou gerações de músicos brasileiros.



 Paulo sempre foi pródiga em excelentes violonistas. Na linhagem do lendário Américo Giacomino, o Canhoto, vieram nomes com os de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, Paulinho Nogueira, Armandinho, Aymoré e o não menos conhecido e talentoso Antônio Rago. Musical já por ascendência, neto de calabreses e criado no musicalíssimo bairro paulistano do Bexiga, onde guitarras e violões mesclavam-se nas noites de serenatas, cantadas com o sotaque peninsular dos recém-chegados da Itália e de seus filhos e depois netos, o menino Antônio era íntimo de primas e bordões ao entrar na adolescência. Antes dos 15 anos acompanhava "os mais 



Outra importante personalidade da música que tem conexão com a vida de Tom Jobim é Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto. Seus pais eram portugueses. Garoto gravou com Ary Barroso, Dorival Caymmi, Carnem Miranda. Excursionou com Carnem Miranda pelos EUA, nos anos 40, e se apresentou na Casa Branca para o Presidente Roosevelt. Tom Jobim o conheceu na Rádio Nacional e fez uma canção para ele. Garoto influenciou João Gilberto, Baden Powell, Billy Blanco, Dino Sete Cortas, Raphael Rabello e Carlinhos Lyra. Garoto tinha uma visão moderna da música. Admirava Debussy, um nome fundamental na obra de Tom Jobim. Tom Jobim e Luz Bonfá fizeram dois choros para Garoto com o título Garoto. Bene Nunes lançou a canção de Jobim ao piano. Garoto gostava de samba canção, choro, jazz e música erudita.


Tom Jobim lembrava dele como "o músico de olhos tristes" que conheceu na Radio Nacional.


Gente Humilde, Duas Contas, Lamentos do Morro, canções famosas.


Em 1969 Chico Buarque e Vinícius de Moraes fizeram a lírica de Gente Humilde, melodia de Garoto de 1945, Angela Maria, Chico Buarque, e Renato Russo gravaram belíssimas interpretações.


Foi ele quem adotou pela primeira vez os acordes dissonantes com os intervalos de sétima maior, nona e décima terceira, assim como os intervalos aumentados, que a Bossa Nova popularizou. 

Tocava banjo, cavaquinho, bandolin, guitarra elétrica.

 

Garoto pode perfeitamente ser inserido no campo dos precursores da Bossa Nova.


João Gilberto foi categórico: "Garoto é extraordinário e seu violão é o coração do Brasil". Baden Powell certa vez confessou: "O que eu toco é para Garoto"


Ele faleceu com apenas 40 anos em 1955. 


Na foto Garoto, Billy Blanco, Radames Gnatalli e Chiquinho.


A Bossa Nova nasceu de uma vertente do Samba Canção.  Noel Rosa é autor de um samba que dizia: 'o samba, a prontidão e outras bossas, são coisas nossas', 1932. O músico Garoto nos anos 40 integrava um grupo chamado Clube da Bossa, diziam que Cyro Monteiro tinha Bossa. Como precursores da Bossa Nova, os historiadores indicam Lúcio Alves e Dick Farney, além de Mário Reis. Eles influenciaram João Gilberto, Johnny Alf e Tom Jobim no início de suas carteiras.


A palavra Bossa faz parte do jargão dos músicos desde o início dos anos 30. A palavra Nova agregada ao Bossa forma a síntese desse movimento.


Bossa significa inclinação, tendência, talento, jeito, dom. Fulano tem bossa para pintura. Bossa, também, significa ginga, balanço.


A primeira vez que a expressão Bossa Nova foi utilizada foi em 1957, no Grupo Universitário  Hebraica, na rua Fernando Osório, no Flamengo, no Rio de Janeiro, num show de Sylvinha Telles com um grupo bossa nova. 


Moyes Fuks era jornalista, trabalhou na Última Hora e na Editora Bloch. Sua irmã estudava violão com Carlos Lyra e Roberto Menescal, e ele conhecia as canções interpretadas por Nara, Normando, e Feitosa. Fuks ofereceu a Ronaldo Boscoli o auditório da instituição para uma apresentação e redigiu "Hoje, Sylvia Telles e um grupo bossa nova". Ele escolheu essa expressão ao acaso porque não sabia como definir o gênero, visto que não era exatamente o tradicional samba-canção nem jazz. Indicação portanto de uma nova tendência ou uma nova onda.


Participaram do evento além de Sylvinha, Nara Leão, Luiz Eça, Normando, Bebeto, Henrique, João Mário, Carlos Lyra, e Roberto Menescal. O auditório estava lotado. A plateia era composta por jovens dos colégios Mallet Soares, Mello e Souza, da PUC RJ, além dos sócios do Grupo Universitário Hebraico. João Gilberto não pôde comparecer. A canção Rapaz de Bem de Johnny Alf, cantada por Lyra, foi a mais aplaudida.


Sylvinha Telles já havia gravado em 1956, Foi a Noite de Tom Jobim e Newton Mendonça. 


O marco de início da Bossa Nova é o disco Canção do Amor Demais de 1958, com Elizeth Cardoso cantando músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.  Chega de Saudade no estilo Bossa Nova.


João Gilberto lançou o compacto simples com as canções Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e Bim Bom, de sua autoria no mesmo ano e um LP em 1959.

O Amor, o Sorriso e a Flor, em 1960, um LP. Stan Getz gravou com João Gilberto e Astrud Gilberto.


Amor de Gente Moça, de Sylvia Telles, saiu em 1959 com várias canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes 


A palavra Bossa passou a ser usada para se referir a tudo que era moderno, avançado. Até o Presidente Juscelino Kubitschek era chamado de Presidente Bossa Nova.


Em 1956 Tom Jobim e Vinícius de Moraes produziram as canções da peça Orfeu da Conceição. Posteriormente preparam a trilha do filme, que incluiu Luiz Bonfa.


A canção Desafinado de Tom Jobim e Newton Mendonça de 1958 já traz a expressão Bossa Nova para se referir ao gênero musical.


Em agosto de 1959, os estudantes de Direito da PUC organizaram um show com os artistas da Bossa Nova. As atrações seriam Sylvia Telles, Alaíde Costa, e Norma Bengell, que também cantaria . Os demais convidados eram Roberto Menescal, Luiz Carlos Vinhas, Carlos Lyra, Nara Leão, Normando Santos, Chico Feitosa e os irmãos Castro Neves. Ronaldo Bôscoli, o apresentador, prometeu levar Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Billy Blanco e Dolores Duran.

A PUC autorizou a realização do show, sem Norma Bengell, o grupo não aceitou e transferiu o evento para a Faculdade de Arquitetura, na Praia Vermelha.


Várias apresentações foram organizadas depois desse evento.  Escola Naval com Lúcio Alves, Sylvinha Telles, Alaíde Costa e Norma Bengell, no Colégio Santo Inácio, no Franco-Brasileiro, no auditório da Rádio Globo, com Os Cariocas.


Um Encontro histórico no Au Bon Gourmet em Copacabana com Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto, Milton Banana e Os Cariocas, em Agosto de 1962. 


Na Concha Acústica da PUC-Rio em 18 de Outubro de 1962,  um evento reuniu alguns dos nomes mais importantes da Bossa Nova, em prévia do concerto que ocorreria em 21/11/1962 no Carnegie Hall, em Nova York, no qual a Bossa Nova foi apresentada aos norte-americanos. Presentes Bebeto Castilho, Hélcio Milito, Luizinho Eça (Tamba Trio), Roberto Menescal, Dori Caymmi, o Quarteto Oscar Castro Neves, o Quinteto Sérgio Mendes, Vinícius de Morais, Sérgio Ricardo, entre outros. O astro do show foi o flautista americano Herbie Mann. O evento foi registrado pela Voice of America.


Moysés Fuks, João Luiz Albuquerque e Sylvio Túlio Cardoso foram os jornalistas que defenderam a Bossa Nova. Radamés Gnatalli, Léo Peracchi, Rogério Duprat, Julio Medaglia, Guerra Peixe, Lyrio Panicalli, Hermínio Bello de Carvalho, Aloysio de Oliveira, Ary Barroso e Dorival Caymmi também prestigiaram o grupo.




Outra importante personalidade da música que tem conexão com a vida de Tom Jobim é Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto. Seus pais eram portugueses. Garoto gravou com Ary Barroso, Dorival Caymmi, Carnem Miranda. Excursionou com Carnem Miranda pelos EUA, nos anos 40, e se apresentou na Casa Branca para o Presidente Roosevelt. Tom Jobim o conheceu na Rádio Nacional e fez uma canção para ele. Garoto influenciou João Gilberto, Baden Powell, Billy Blanco, Dino Sete Cortas, Raphael Rabello e Carlinhos Lyra. Garoto tinha uma visão moderna da música. Admirava Debussy, um nome fundamental na obra de Tom Jobim. Tom Jobim e Luz Bonfá fizeram dois choros para Garoto com o título Garoto. Bene Nunes lançou a canção de Jobim ao piano. Garoto gostava de samba canção, choro, jazz e música erudita. Nos anos 40 Garoto integrou um grupo musical chamado Clube da Bossa.


Tom Jobim lembrava dele como "o músico de olhos tristes" que conheceu na Radio Nacional.


Gente Humilde, Duas Contas, Lamentos do Morro, canções famosas.


Em 1969 Chico Buarque e Vinícius de Moraes fizeram a lírica de Gente Humilde, melodia de Garoto de 1945, Angela Maria, Chico Buarque, e Renato Russo gravaram belíssimas interpretações.


Foi ele quem adotou pela primeira vez os acordes dissonantes com os intervalos de sétima maior, nona e décima terceira, assim como os intervalos aumentados, que a Bossa Nova popularizou. 

Tocava banjo, cavaquinho, bandolin, guitarra elétrica.

 

Garoto pode perfeitamente ser inserido no campo dos precursores da Bossa Nova.


João Gilberto foi categórico: "Garoto é extraordinário e seu violão é o coração do Brasil". Baden Powell certa vez confessou: "O que eu toco é para Garoto"


Ele faleceu com apenas 40 anos em 1955. 


Na foto Garoto, Billy Blanco, Radames Gnatalli e Chiquinho.

 Paulo Nogueira, Paulo Belinatti, Nestrovsky, e Barbosa Lima também integram essa família de Garoto e Canhoto 



Turíbio Santos e Laurindo




Stone Flowers

Tide

Inútil Paisagem

Adventures



 O Brasil agradece, por toda posteridade, ao magnífico trabalho musical feito por Jobim, sua obra monumental. Todos os grandes da música no mundo aplaudiram sua produção musical. Também atacaram o Villa Lobos, um monstro sagrado!

O que ocorreu foi uma tentativa de impor o samba como um gênero puramente nacional e muito antigo. Tudo isso foi uma construção histórica. Queriam construir a ferro e fogo uma identidade nacional para o Brasil 

Isso ocorreu em vários países da América, ocorreu nós EUA, México, Argentina, Colômbia, Cuba e etc. O samba nasceu do maxixe que nasceu de uma mistura da polca com o lundu, o choro também nasceu de várias contribuições europeias. E tudo isso foi construído no fim do século 19. 

O samba desde sempre possui correntes diversas. A Bossa Nova nasceu de uma vertente do samba canção. Nos EUA houve uma transformação do jazz tradicional com o surgimento do Cool Jazz. Foi nesse momento que houve uma confluência da nossa música com a americana. Mas vários autores famosos gravaram Fox muito antes. Pixinguinha, Custódio Mesquita, Ary Barroso, Noel Rosa, Joubert. Como dizia Aloysio de Olivera: uma música puramente nacional seria a música dos povos tupi guarani com flauta de bambu e nada mais. Depois que os portugueses chegaram aqui , as influências externas não cessaram. Nenhum gênero musical das Américas tinha longa tradição. São criações do fim do século 19 e início do 20. Jazz, samba, choro, maxixe.






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