sexta-feira, 28 de julho de 2023

 Querem fazer uma lei proibindo o uso da imagem de pessoas famosas falecidas em publicidades. 


Tudo foi motivado pelo comercial de Maria Rita com sua mãe Elis Regina. Um comercial baseado numa fantasia, num sonho, com o auxílio da tecnologia ou Inteligência Artificial. 


Muita gente adorou, achou emocionante a recriação da história, a mãe viva ao lado da filha adulta, mas outros acharam de mau gosto.


Todo mundo tem plena consciência de que se trata de uma fantasia. O fundamental é que ninguém é iludido quanto ao produto vendido, não há nada antiético. 

Sinceramente, não parece haver nada indigno ou ilegítimo nesse procedimento. Havendo a concordância dos herdeiros e titulares dos direitos autorais e de imagem, não há nada indigno.


Por que a TV, por exemplo, pode passar filmes e novelas antigas ? Produtoras podem fazer filmes sobre a vida de personalidades com amplo apoio comercial e os herdeiros de um artista não podem permitir o uso da imagem ou da obra em anúncios comerciais ? Até políticos usam a imagem de personagens famosos da História como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Carlos Lacerda, Tancredo Neves, João Goulart, Brizola, entre outros


Tom Jobim, por exemplo, atuou ou permitiu o uso de suas canções em alguns comerciais.


Se o autor usa o produto, ou considera merecedor de seu apoio, por que seria algo antiético?


Os espetáculos, os filmes, a TV, e as rádios não recebem apoio comercial necessariamente nas suas produções ?


Parece algo bastante hipócrita a demonização do comercial com pessoas famosas falecidas.


Tom Jobim participou de um comercial ao lado de Vinícius em 1992, tomando cerveja Brahma, cerveja que eles tomavam muito antes de serem famosos. Outro comercial muito criticado foi o da Coca Cola com Águas de Março ao fundo.


Um comercial que comoveu e gerou controvérsias foi o de Nat King Cole cantando ao lado da filha.


O STF decidiu que biografias não podem ser censuradas, ou seja, se alguma falsidade for publicada, a família só pode exigir indenização a posteriori.


Portanto, impedir a arte publicitária de fazer comerciais desse tipo parece algo arbitrário e sem forte fundamentação ética ou jurídica.


Nara Leão, Elis Regina e Clara Nunes faleceram jovens e suas mortes causaram um trauma no país.  E esse trauma gera a vontade de especular sobre como seria a História com elas vivas. 


Gal Costa, Elis Regina e Simone contemporâneas. Colegas. Grandes cantoras.

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