Na formação erudita de Tom Jobim, os nomes e correntes mais importantes são Heitor Villa Lobos, o impressionismo musical de Debussy e Ravel, seu primeiro mestre Hans-Joachim Koellreutter, e Radamés Gnatalli, na esfera da música popular, Ary Barroso, Dorival Caymmi e Pixinguinha .Villa Lobos e a fusão do erudito e do popular, como fazia Ernesto Nazareth. Hans-Joachim Koellreutter foi seu primeiro professor de música, Tom tinha apenas 13 anos. O músico erudito alemão foi contratado pela mãe de Tom Jobim para dar aulas de piano para Helena Jobim e outras crianças do Colégio Brasileiro de Almeida, quando Tom teve seu interesse despertado para a música. Koeullreutter foi amigo de Heitor Villa-Lobos, e professor de grandes músicos como Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Eunice Katunda, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Edino Krieger. Ele fundou o grupo Musica Viva em 1939, sua filosofia era a do homem integral e a abertura de horizontes da música, sua técnica além das tradicionais europeias, incorporava diversas influências musicais, incluindo a música japonesa e a indiana, microtonal, e a tecnologia eletrônica. Ele dizia que o bom mestre sempre deve aprender com os alunos e seus interesses. Hermann Scherchen acolheu Koeullreutter em Genebra e o introduziu ao atonalismo e à técnica dodecafônica. O maestro Koellreutter faleceu em 2005. O mestre alemão formou gerações de músicos brasileiros
Tom Jobim iniciou suas atividades como músico, fazendo arranjos e orquestrações para cantores famosos, depois passou a compor.
Em 1953 saiu a sua primeira canção que foi gravada por Mauricy Moura, Incerteza. No mesmo ano de 1953, ele produziu Faz uma Semana e Pensando em você, gravação de Ernani Filho, que viria a ser o cantor favorito de Ary Barroso e lider de sua orquestra. Gravação muito elogiada pela crítica do Jornal O Globo.
Em 1954 ele produziu com Billy Blanco a Sinfonia do Rio e também com Billy Blanco, Tom Jobim produziu seu primeiro grande sucesso de público Tereza da Praia, nas vozes de Dick Farney e Lucio Alves.
Finalmente, nos anos 60, 1962, Tom Jobim iniciou sua atividade como cantor de suas composições. Nesse momento João Gilberto, Sylvia Telles, Astrud Gilberto e Claudette Soares gravavam suas canções.
Como parceiros, grandes nomes, além de Billy Blanco, Newton Mendonça, Vinicius de Moraes, Luiz Bonfá, Dolores Duran, Aloysio de Oliveira, Marino Pinto, Paulo Soledade e Chico Buarque.
EJ
Tom Jobim e a Nova Banda
Hans-Joachim Koellreutter foi seu primeiro professor de música, Tom tinha apenas 13 anos. O músico erudito alemão foi contratado pela mãe de Tom Jobim para dar aulas de piano para Helena Jobim e outras crianças do Colégio Brasileiro de Almeida, quando Tom teve seu interesse despertado para a música. Koeullreutter foi amigo de Heitor Villa-Lobos, e professor de grandes músicos como Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Eunice Katunda, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Edino Krieger. Ele fundou o grupo Musica Viva em 1939, sua filosofia era a do homem integral e a abertura de horizontes da música, sua técnica além das tradicionais europeias, incorporava diversas influências musicais, incluindo a música japonesa e a indiana, microtonal, e a tecnologia eletrônica. Ele dizia que o bom mestre sempre deve aprender com os alunos e seus interesses. Hermann Scherchen acolheu Koeullreutter em Genebra e o introduziu ao atonalismo e à técnica dodecafônica. O maestro Koellreutter faleceu em 2005. O mestre alemão formou gerações de músicos brasileiros.
Na formação erudita de Tom Jobim, os nomes e correntes mais importantes são Heitor Villa Lobos, o impressionismo musical de Debussy e Ravel, seu primeiro mestre Hans-Joachim Koellreutter, e Radamés Gnatalli, na esfera da música popular, Ary Barroso, Dorival Caymmi e Pixinguinha .Villa Lobos e a fusão do erudito e do popular, como fazia Ernesto Nazareth. Hans-Joachim Koellreutter foi seu primeiro professor de música, Tom tinha apenas 13 anos. O músico erudito alemão foi contratado pela mãe de Tom Jobim para dar aulas de piano para Helena Jobim e outras crianças do Colégio Brasileiro de Almeida, quando Tom teve seu interesse despertado para a música. Koeullreutter foi amigo de Heitor Villa-Lobos, e professor de grandes músicos como Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Eunice Katunda, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Edino Krieger. Ele fundou o grupo Musica Viva em 1939, sua filosofia era a do homem integral e a abertura de horizontes da música, sua técnica além das tradicionais europeias, incorporava diversas influências musicais, incluindo a música japonesa e a indiana, microtonal, e a tecnologia eletrônica. Ele dizia que o bom mestre sempre deve aprender com os alunos e seus interesses. Hermann Scherchen acolheu Koeullreutter em Genebra e o introduziu ao atonalismo e à técnica dodecafônica. O maestro Koellreutter faleceu em 2005. O mestre alemão formou gerações de músicos brasileiros
Tom Jobim iniciou suas atividades como músico, fazendo arranjos e orquestrações para cantores famosos, depois passou a compor.
Em 1953 saiu a sua primeira canção que foi gravada por Mauricy Moura, Incerteza. No mesmo ano de 1953, ele produziu Faz uma Semana e Pensando em você, gravação de Ernani Filho, que viria a ser o cantor favorito de Ary Barroso e lider de sua orquestra. Gravação muito elogiada pela crítica do Jornal O Globo.
Em 1954 ele produziu com Billy Blanco a Sinfonia do Rio e também com Billy Blanco, Tom Jobim produziu seu primeiro grande sucesso de público Tereza da Praia, nas vozes de Dick Farney e Lucio Alves.
Finalmente, nos anos 60, 1962, Tom Jobim iniciou sua atividade como cantor de suas composições. Nesse momento João Gilberto, Sylvia Telles, Astrud Gilberto e Claudette Soares gravavam suas canções.
Como parceiros, grandes nomes, além de Billy Blanco, Newton Mendonça, Vinicius de Moraes, Luiz Bonfá, Dolores Duran, Aloysio de Oliveira, Marino Pinto, Paulo Soledade e Chico Buarque.
EJ
Tom Jobim e a Nova Banda
Hans-Joachim Koellreutter foi seu primeiro professor de música, Tom tinha apenas 13 anos. O músico erudito alemão foi contratado pela mãe de Tom Jobim para dar aulas de piano para Helena Jobim e outras crianças do Colégio Brasileiro de Almeida, quando Tom teve seu interesse despertado para a música. Koeullreutter foi amigo de Heitor Villa-Lobos, e professor de grandes músicos como Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Eunice Katunda, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Edino Krieger. Ele fundou o grupo Musica Viva em 1939, sua filosofia era a do homem integral e a abertura de horizontes da música, sua técnica além das tradicionais europeias, incorporava diversas influências musicais, incluindo a música japonesa e a indiana, microtonal, e a tecnologia eletrônica. Ele dizia que o bom mestre sempre deve aprender com os alunos e seus interesses. Hermann Scherchen acolheu Koeullreutter em Genebra e o introduziu ao atonalismo e à técnica dodecafônica. O maestro Koellreutter faleceu em 2005. O mestre alemão formou gerações de músicos brasileiros.
No túnel do tempo 🇧🇷
Tom Jobim ao piano e da esquerda para a direita: Bill Farr, Luiz Delfino, Waldir Viviani (solista, percussionista e quinta voz do grupo "Os Cariocas"), Billy Blanco e "Os Cariocas": Emmanoel Furtado (o Badeco, terceira voz e violão), Jorge Quartarone (o Quartera, quarta voz e percussão), Ismael Neto (arranjador, primeira voz e violão) e Severino Filho (segunda voz e percussão), durante ensaio para a primeira gravação do LP "Sinfonia do Rio de Janeiro: a montanha, o sol, o mar". 1954.
O Brasil agradece, por toda posteridade, ao magnífico trabalho musical feito por Jobim, sua obra monumental. Todos os grandes da música no mundo aplaudiram sua produção musical. Também atacaram o Villa Lobos, um monstro sagrado!
O que ocorreu foi uma tentativa de impor o samba como um gênero puramente nacional e muito antigo. Tudo isso foi uma construção histórica. Queriam construir a ferro e fogo uma identidade nacional para o Brasil
Isso ocorreu em vários países da América, ocorreu nós EUA, México, Argentina, Colômbia, Cuba e etc. O samba nasceu do maxixe que nasceu de uma mistura da polca com o lundu, o choro também nasceu de várias contribuições europeias. E tudo isso foi construído no fim do século 19.
O samba desde sempre possui correntes diversas. A Bossa Nova nasceu de uma vertente do samba canção. Nos EUA houve uma transformação do jazz tradicional com o surgimento do Cool Jazz. Foi nesse momento que houve uma confluência da nossa música com a americana. Mas vários autores famosos gravaram Fox muito antes. Pixinguinha, Custódio Mesquita, Ary Barroso, Noel Rosa, Joubert. Como dizia Aloysio de Olivera: uma música puramente nacional seria a música dos povos tupi guarani com flauta de bambu e nada mais. Depois que os portugueses chegaram aqui , as influências externas não cessaram. Nenhum gênero musical das Américas tinha longa tradição. São criações do fim do século 19 e início do 20. Jazz, samba, choro, maxixe.
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