segunda-feira, 3 de julho de 2023

  Muita gente tem curiosidade de saber como se deu o contato da Bossa Nova com a música americana e de Tom Jobim com Sinatra. O contato da música brasileira com a cultura americana começou nos anos 40, quando os EUA buscavam se aproximar dos países do continente para enfrentar os países do Eixo na Segunda Guerra Mundial. Walt Disney veio ao Brasil, Orson Welles veio ao Brasil. Walt Disney era amigo de Ary Barroso, Carmem Miranda, e Aloysio de Oliveira. Ary Barroso e Aloysio trabalharam na Disney. Villa Lobos também trabalhou com Disney. Disney fez um longa sobre o Brasil, Três Caballeros. Carmem Miranda levou nossa música para os EUA. Zequinha de Abreu, Waldir Azevedo fizeram grande sucesso como Ary Barroso e Dorival Caymmi. Dicky Farney morou nos EUA, cantava em inglês, era amigo de Frank Sinatra. Sinatra conhecia Ary Barroso e Carmem Miranda. Havia um fã clube Sinatra-Farney. Cauby Peixoto e Leny Everson atuaram nos EUA e conheceram Elvis Presley nos anos 50. Nat King Cole veio ao Brasil, conheceu Elizeth Cardoso, Ary Barroso, Leo Peracchi, Cauby Peixoto e Aloysio de Oliveira. Louis Armstrong também veio ao Brasil nos anos 50 e conheceu Elza Soares, Pixinguinha, Ataulfo Alves, Lamartine Babo, Dorival Caymmi e Fernando Lobo. Jean Sablon cantor francês gravou Caymmi. Henri Salvador cantor francês viveu no Brasil e atuou no Cassino da Urca, amigo de Caymmi e Jobim. Bing Crosby gravou Aquarela do Brasil de Ary Barroso e Copacabana de Braguinha.

Dizzy Gillespie e Charlie Parker criaram o Fusion Jazz incorporando música caribenha e afro, no começo dos anos 50. Vinícius conhecia Carmem Miranda e Orson Welles..Stan Getz e Byrd divulgaram as músicas de Jobim e Vinícius e Jobim com Mendonça nos EUA a partir de 1960. Tom Jobim e Vinícius de Moraes eram famosos mundialmente com as premiações do filme Orfeu Negro de 59. Quincy Jones e Tony Bennett também vieram buscar inovações para o jazz no Brasil. Então, o Itamaraty resolveu organizar o show do Carnegie Hall em 62 para atender a sede de informações do público da America. Jobim, Lyra, Menescal, João Gilberto, Bonfá, Castro Neves e Sérgio Mendes tornaram-se conhecidos nos EUA. Jobim, Astrud, João Gilberto, Milton Banana, João Donato e Tião Neto foram gravar nos EUA. Aloysio de Oliveira foi para os EUA com Carmem Miranda nos anos 40.


 Na formação erudita de Tom Jobim, os nomes e correntes mais importantes são Heitor Villa Lobos,  o impressionismo musical de Debussy e Ravel, seu primeiro mestre Hans-Joachim Koellreutter, e Radamés Gnatalli, na esfera da música popular, Ary Barroso, Dorival Caymmi e Pixinguinha .Villa Lobos e a fusão do erudito e do popular, como fazia Ernesto Nazareth.   Hans-Joachim Koellreutter foi seu primeiro professor de música, Tom tinha apenas 13 anos. O músico erudito alemão foi contratado pela mãe de Tom Jobim para dar aulas de piano para Helena Jobim e outras crianças do Colégio Brasileiro de Almeida, quando Tom teve seu interesse despertado para a música. Koeullreutter foi amigo de Heitor Villa-Lobos,  e professor de grandes músicos como Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Eunice Katunda, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Edino Krieger. Ele fundou o grupo Musica Viva em 1939, sua filosofia era a do homem integral e a abertura de horizontes da música, sua técnica além das tradicionais europeias,  incorporava diversas influências musicais, incluindo a música japonesa e a indiana, microtonal, e a  tecnologia eletrônica. Ele dizia que o bom mestre sempre deve aprender com os alunos e seus interesses. Hermann Scherchen  acolheu Koeullreutter em Genebra e o introduziu ao atonalismo e  à técnica dodecafônica. O maestro  Koellreutter faleceu em 2005. O mestre alemão formou gerações de músicos brasileiros


Tom Jobim iniciou suas atividades como músico, fazendo arranjos e orquestrações para cantores famosos, depois passou a compor.


Em 1953 saiu a sua primeira canção que foi gravada por Mauricy Moura, Incerteza.  No mesmo ano de 1953, ele produziu Faz uma Semana e Pensando em você, gravação de Ernani Filho, que viria a ser o cantor favorito de Ary Barroso e lider de sua orquestra. Gravação muito elogiada pela crítica do Jornal O Globo.


Em 1954 ele produziu com Billy Blanco a Sinfonia do Rio e também com Billy Blanco, Tom Jobim produziu seu primeiro grande sucesso de público Tereza da Praia, nas vozes de Dick Farney e Lucio Alves. 


Finalmente, nos anos 60, 1962, Tom Jobim iniciou sua atividade como cantor de suas composições. Nesse momento João Gilberto, Sylvia Telles, Astrud Gilberto e Claudette Soares gravavam suas canções.


Como parceiros, grandes nomes, além de Billy Blanco, Newton Mendonça, Vinicius de Moraes, Luiz Bonfá, Dolores Duran, Aloysio de Oliveira, Marino Pinto, Paulo Soledade e Chico Buarque. 


EJ

Tom Jobim e a Nova Banda



Hans-Joachim Koellreutter foi seu primeiro professor de música, Tom tinha apenas 13 anos. O músico erudito alemão foi contratado pela mãe de Tom Jobim para dar aulas de piano para Helena Jobim e outras crianças do Colégio Brasileiro de Almeida, quando Tom teve seu interesse despertado para a música. Koeullreutter foi amigo  de Heitor Villa-Lobos,  e professor de grandes músicos como Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Eunice Katunda, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Edino Krieger. Ele fundou o grupo Musica Viva em 1939, sua filosofia era a do homem integral e a abertura de horizontes da música, sua técnica além das tradicionais europeias,  incorporava diversas influências musicais, incluindo a música japonesa e a indiana, microtonal, e a  tecnologia eletrônica. Ele dizia que o bom mestre sempre deve aprender com os alunos e seus interesses. Hermann Scherchen  acolheu Koeullreutter em Genebra e o introduziu ao atonalismo e  à técnica dodecafônica. O maestro  Koellreutter faleceu em 2005. O mestre alemão formou gerações de músicos brasileiros.



 Na formação erudita de Tom Jobim, os nomes e correntes mais importantes são Heitor Villa Lobos,  o impressionismo musical de Debussy e Ravel, seu primeiro mestre Hans-Joachim Koellreutter, e Radamés Gnatalli, na esfera da música popular, Ary Barroso, Dorival Caymmi e Pixinguinha .Villa Lobos e a fusão do erudito e do popular, como fazia Ernesto Nazareth.   Hans-Joachim Koellreutter foi seu primeiro professor de música, Tom tinha apenas 13 anos. O músico erudito alemão foi contratado pela mãe de Tom Jobim para dar aulas de piano para Helena Jobim e outras crianças do Colégio Brasileiro de Almeida, quando Tom teve seu interesse despertado para a música. Koeullreutter foi amigo de Heitor Villa-Lobos,  e professor de grandes músicos como Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Eunice Katunda, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Edino Krieger. Ele fundou o grupo Musica Viva em 1939, sua filosofia era a do homem integral e a abertura de horizontes da música, sua técnica além das tradicionais europeias,  incorporava diversas influências musicais, incluindo a música japonesa e a indiana, microtonal, e a  tecnologia eletrônica. Ele dizia que o bom mestre sempre deve aprender com os alunos e seus interesses. Hermann Scherchen  acolheu Koeullreutter em Genebra e o introduziu ao atonalismo e  à técnica dodecafônica. O maestro  Koellreutter faleceu em 2005. O mestre alemão formou gerações de músicos brasileiros


Tom Jobim iniciou suas atividades como músico, fazendo arranjos e orquestrações para cantores famosos, depois passou a compor.


Em 1953 saiu a sua primeira canção que foi gravada por Mauricy Moura, Incerteza.  No mesmo ano de 1953, ele produziu Faz uma Semana e Pensando em você, gravação de Ernani Filho, que viria a ser o cantor favorito de Ary Barroso e lider de sua orquestra. Gravação muito elogiada pela crítica do Jornal O Globo.


Em 1954 ele produziu com Billy Blanco a Sinfonia do Rio e também com Billy Blanco, Tom Jobim produziu seu primeiro grande sucesso de público Tereza da Praia, nas vozes de Dick Farney e Lucio Alves. 


Finalmente, nos anos 60, 1962, Tom Jobim iniciou sua atividade como cantor de suas composições. Nesse momento João Gilberto, Sylvia Telles, Astrud Gilberto e Claudette Soares gravavam suas canções.


Como parceiros, grandes nomes, além de Billy Blanco, Newton Mendonça, Vinicius de Moraes, Luiz Bonfá, Dolores Duran, Aloysio de Oliveira, Marino Pinto, Paulo Soledade e Chico Buarque. 


EJ

Tom Jobim e a Nova Banda



Hans-Joachim Koellreutter foi seu primeiro professor de música, Tom tinha apenas 13 anos. O músico erudito alemão foi contratado pela mãe de Tom Jobim para dar aulas de piano para Helena Jobim e outras crianças do Colégio Brasileiro de Almeida, quando Tom teve seu interesse despertado para a música. Koeullreutter foi amigo  de Heitor Villa-Lobos,  e professor de grandes músicos como Claudio Santoro, Camargo Guarnieri, Guerra Peixe, Eunice Katunda, Diogo Pacheco, Júlio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Edino Krieger. Ele fundou o grupo Musica Viva em 1939, sua filosofia era a do homem integral e a abertura de horizontes da música, sua técnica além das tradicionais europeias,  incorporava diversas influências musicais, incluindo a música japonesa e a indiana, microtonal, e a  tecnologia eletrônica. Ele dizia que o bom mestre sempre deve aprender com os alunos e seus interesses. Hermann Scherchen  acolheu Koeullreutter em Genebra e o introduziu ao atonalismo e  à técnica dodecafônica. O maestro  Koellreutter faleceu em 2005. O mestre alemão formou gerações de músicos brasileiros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário