quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

 Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Stan Getz gravaram vários sucessos de Tom Jobim e o definiram como um dos maiores compositores da história da música de todos os tempos. Frank Sinatra, certa feita, interrompeu uma apresentação que fazia em NY, foi ao microfone e informou à plateia que se encontrava presente Antônio Carlos Jobim, o maior compositor do mundo. Como diz Ruy Castro, todos os grandes nomes do jazz gravaram Tom Jobim. A música americana identificou na Bossa Nova uma fonte riquíssima para a sua renovação num momento de ascensão do Rock. Tony Bennett, Quincy Jones, Stan Getz, Chet Baker, H. Mann, Bill Evans e inúmeros outros. O jazz nunca mais foi o mesmo depois da Bossa Nova disse Tom Jobim.


Todo mundo ia para o Rio de Janeiro por causa de uma só pessoa: Antonio Carlos Jobim”, disse o produtor Creed Taylor, a Gene Lees.


Por ocasião do II Festival Internacional da Canção,1967, chegaram ao Rio diversos artistas internacionais, como Percy Faith, Sammy Cahn, Kim Hunter e Quincy Jones.


Tom recebeu o grupo em sua casa, com Vinicius, Luiz Bonfá, Marcos Valle e ciceroneou o grupo por diversos locais, como o bar Veloso, onde nasceu Garota de Ipanema e o Clube Costa Brava, no Joá, cuja piscina era frequentada por Astrud Gilberto, Eumir Deodato, Tom e Elis Regina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário