sábado, 7 de dezembro de 2024

 Ele viu o nascimento da música Axé, sertanejo e viu o prazer da música dançante descartável, a música de balada, a Bossa Nova foi o movimento mais importante da música brasileira. Aplaudida e gravada pelos maiores músicos do planeta. Tom Jobim como Villa Lobos, Nazareth era um erudito apaixonado pela música popular.  Sua formação vinha de Villa Lobos, Debussy, Ravel, Chopin, no campo popular de Ary Barroso, Pixinguinha, Caymmi, Noel. Como Gershwin ele uniu o erudito ao popular. Gerswhin admirava Ravel e foi amigo dele. Tom Jobim tem toda uma produção erudita. Ele fez a Sinfonia de Brasília, do Rio, várias canções. A música instrumental de Jobim parece instrumentos encantados que falam. Pura delicadeza. Águas de Março foi apontada como uma das maiores obras da história da música. Maestro Medalha disse que só gênios como Mozart faziam lindas canções com um mínimo de notas. Teve grandes parceiros. Letristas, mas ele também foi um letrista maravilhoso. Sua música foi aplaudida no mundo todo e gravada pelos maiores músicos do planeta. Existe a linha consagrada por João Gilberto e Nara mas também existe a linha clássica do samba canção e o sambalanço cheio de swing. Tom Jobim começou fazendo arranjos e depois orquestração para Dalva de Oliveira, Vicente Celestino, Nora Nei. Ficou famoso com o Oscar de Orfeu do Carnaval peça de Vinícius que foi musicada por ele e Bonfa com Maria 

Tom Jobim ter nascido no Brasil foi como Chopin ter nascido na Mangueira ou Tchaikovsky ter nascido no Cacique de Ramos

A plateia no Carnegie Hall em 62 só tinha gigantes. Sinatra gravou, Ella, Sarah, Duke, Miles enfim os gigantes do jazz. Ganhou o Grammy e entrou para o Hall da Fama em NY ao lado de Cole Porter. A Bossa Nova abriu espaço para inúmeras cantoras e compositores. Tom Jobim nunca criou restrição para sua música, grandes vozes, conjuntos vocais, orquestração sem orquestra. Tom Jobim foi um pioneiro da ecologia. Defendia a Mata Atlântica nos anos 40. Disse que a natureza do Brasil era sua inspiração e não podia se despedir do país e ficar nos EUA. 

Carlinhos Lyra disse que duas semanas antes da sua morte ele estava muito indignado com o nível da música brasileira

Tom Jobim é parte da nossa identidade musical. Ele fez choro, samba, moda, viajou o mundo todo com a Nova Banda criada em 84 quando se apresentou com a Sinfonia de Viena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário